Classificação de Eventos – Finalidade e Interesse

Classificação por Finalidade e Área de Interesse

Dependendo dos objetivos do evento podemos classificá-lo em institucional ou promocional.

Institucional – Quando a finalidade é desenvolver, manter ou aperfeiçoar a imagem corporativa da empresa, entidade, governo ou pessoa, tornando-a simpática ao mercado ou ao seu público-alvo, em especial. Ex.: Convite a clientes para passar um final de semana em um hotel do litoral, apenas participando de atividades de entretenimento e lazer. Objetivo principal de garantir a satisfação e a fidelidade de clientes com relação à empresa.

Promocional ou Mercadológico – Quando a finalidade do evento for primordialmente comercial, com o objetivo de vendas imediatas, a promoção de produtos ou serviços de empresa, governo, entidade ou pessoa, como apoio ao Marketing, com fins mercadológicos. Ex.: Feiras de varejo, nas quais a empresa procura apresentar e vender, por meio de promoção especial, seus produtos ou serviços ao mercado.

Essa classificação permite ao organizador de eventos definir e captar corretamente o seu público-alvo, real e potencial. Sabe-se que hoje dificilmente um evento é realizado objetivando a geração positiva de imagem. Mesmo quando o evento é institucional, a intenção final, a médio e longo prazo é gerar lucros para a empresa. Na verdade, qualquer evento dito institucional, mesmo que apenas em longo prazo e sem conscientização de quem o organiza, gera ou deverá gerar retorno comercial para a empresa.

Classificação Quanto a Área de Interesse

  • Artístico – relacionados a qualquer espécie de arte, como música, pintura, poesia, literatura e outras.
  • Beneficente – Tratam de programas e ações sociais, divulgados em acontecimentos públicos.
  • Científico – trata de assuntos referentes ás ciências naturais e biológicas, como por exemplo, medicina, botânica, química, biologia e outros.
  • Cívico – trata de assuntos ligados à pátria e à sua história.
  • Cultural – ressalta os aspectos de determinada cultura, para conhecimento geral ou promocional.
  • Desportivo – qualquer tipo de evento no setor esportivo, independente de sua modalidade.
  • Educativo – o objetivo é a educação.
  • Empresarial – Ligados às pesquisas, aos resultados e realizações das empresas e seus associados.
  • Folclórico – trata das manifestações de culturas regionais de um país, abordando lendas, tradições, hábitos e costumes típicos.
  • Governamental – tratam de realizações do governo, quaisquer que sejam a esfera, nível e instância.
  • Informativa – objetiva somente fornecer informações, sem pretensões educativas ou culturais.
  • Lazer – proporcionam entretenimento aos seus participantes.
  • Político – ligados aos assuntos políticos, que sejam a partidos, associações de classe, sindicatos ou outros.
  • Promocional – promove um produto, pessoas, entidade ou governo, que seja promoção de imagem ou apoio ao marketing.
  • Religioso – trata de assuntos religiosos, seja qual for o credo.
  • Turístico – exploram os recursos turísticos de uma região ou país, por meio de viagens de conhecimento de conhecimento ou lazer.

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


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Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


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IMAGEM CAPA: Imagem de Bayley Nargang por Pixabay

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

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