Conceitos e Teorias

Esta página é destinada para aqueles que, assim como eu, são amantes da comida boa, seja simples ou sofisticada, caseira ou exótica, brasileira ou internacional… não importa. O que vale é o amor empregado no ato de cozinhar e de comer… Aqui está reservado para os amantes da cozinha, ou melhor, os apreciadores da gastronomia.

Através deste portal postarei um pouco de conhecimento deste vasto universo gastronômico e onde os internautas poderão encontrar sobre vários assuntos, tais como: tipos de cortes, métodos de cocção, técnicas básicas de cozinha, entre outros. E, como não pode faltar, muitas receitas testadas.

Porém, antes de discursar sobre qualquer assunto, é importante saber onde e como tudo começou. Neste sentido, a primeira postagem é um breve resumo da alimentação ao longo dos anos. Em seguida, aos poucos, introduzirei os demais assuntos. Tenho certeza de que terei muita informação importante para compartilhar.

Todo este conteúdo está sendo escrito carinhosamente por mim, Adriana Tenchini, e faz parte do meu novo projeto, um livro: “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Ele ainda está em fase de criação, mas como sou amante do conhecimento e da gastronomia, não consigo esperar e estou postando resumos dos textos.

A História nos Define

Para entendermos a gastronomia contemporânea, é necessário fazer uma viagem no tempo, possibilitando uma visão mais ampla sobre a origem e como o homem se interagia com os alimentos. A alimentação passou por várias etapas ao longo dos anos e desenvolveu-se juntamente com a evolução do homem.


Começando a Aprender

Antes de adentrar na cozinha, é importante saber um pouco sobre o profissional de gastronomia, o mercado gastronômico, os setores de atuação, as tendências contemporâneas…


Entrando na Cozinha


Ao lado dos melhores ingredientes, os utensílios adequados para preparar e cozinhar os alimentos são essenciais para obter sucesso. Embora alguns cozinheiros possam se sair bem apenas com alguns utensílios de uso múltiplo, os equipamentos adequados facilitam o domínio das técnicas e podem ser úteis para fazer uma apresentação autêntica de pratos típicos. Fonte: Le Cordon Bleu[1].


[1] WRIGHT, Jeni; TREUILLE, Eric. [tradução: Eleonora Bottmann e Vera Caputo]. Le Cordon Bleu. Todas as Técnicas Culinárias. 2ª Ed. São Paulo, SP. Editora Marco Zero, 1997.


Métodos de Cocção

Os métodos de cocção são as técnicas utilizadas para o cozimento dos alimentos e imprescindíveis para a produção de pratos de ótima qualidade. Ao executá-los de forma correta, é possível extrair ou concentrar o sabor dos alimentos.

Bases de Cozinha

Bases de cozinha são preparações compostas por ingredientes diferentes e que são utilizados para facilitar a confecção de determinadas produções culinárias. Também servem para melhorar ou modificar o sabor, a cor, o aroma e a textura dos alimentos.

Ingredientes

Do mais simples ao mais exótico. É importante que o cozinheiro conheça profundamente os ingredientes, bem como, o resultado de suas combinações. O ingrediente é o astro de sua preparação, devemos dar o devido valor a cada um deles.


Os textos sobre gastronomia apresentados neste site são um resumo de partes do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Publicitária, Gastrônoma e Escritora

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: