A História Nos Define

“É necessário conhecer o passado para compreender o presente e modificar o futuro.” Karl Marx 

Elaborei um resumo da história da gastronomia por períodos:

  • Primórdios – Pré-história e Idade Antiga
  • Alimentação Medieval – Idade Média
  • Gastronomia Moderna – Idade Moderna
  • Cozinha Contemporânea – Idade Contemporânea

Primórdios:

A história da alimentação abrange, mais do que a história dos alimentos, de sua produção, distribuição, preparo e consumo. O que se come é tão importante quanto: quando se come, onde se come, como se come e com quem se come. […] Leia mais.

Alimentação Medieval:

A Idade Média ou Medieval é o período da história que se segue à Idade Antiga. Ela vai do século V (476) depois de Cristo, quando o Império Romano do Ocidente foi derrotado, até o século XV (1453), quando o Império Romano do Oriente terminou. (LEAL, 1998, p.29) Leia mais.

Gastronomia Moderna:

A Idade Moderna é o período da história posterior à Idade Média. Ela tem início no século XV, com a queda do Império Romano no Oriente, e vai até o século XVIII, quando ocorreu a Revolução francesa, em 1789. (LEAL, 1998, p.35). Leia Mais.

Cozinha Contemporânea:

A evolução da gastronomia, conforme visto nas postagens anteriores, iniciou-se lentamente e foi ganhando seu espaço no mercado aos poucos. Porém, nos últimos 20 anos, o setor gastronômico cresceu vertiginosamente adquirindo notoriedade e ganhando mais adeptos a cada dia. Com essa projeção, os cuidados com os alimentos precisaram ser redobrados e o mercado, buscando um melhor entendimento dos alimentos e suas características, viu crescer a cozinha contemporânea. Leia mais.


Os textos sobre gastronomia apresentados neste site são um resumo de partes do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Publicitária, Gastrônoma e Escritora

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: