A História nos Define

“É necessário conhecer o passado para compreender o presente e modificar o futuro.” Karl Marx 

A História nos Define

Elaborei um resumo da história da gastronomia por períodos:

  • Primórdios – Pré-história e Idade Antiga
  • Alimentação Medieval – Idade Média
  • Gastronomia Moderna – Idade Moderna
  • Cozinha Contemporânea – Idade Contemporânea

Primórdios:

A dieta do homem pré-histórico era formada somente por frutos e vegetais, e após a criação das armas, passou também a ser constituída de proteínas, que provinham da carne. O homem para conseguir seu alimento, passou a formar grupos de caça Leia mais.

Os Alimentos na Idade Antiga:

O trigo, o milho, a cevada e o arroz foram os primeiros cereais produzidos pelos povos antigos. O trigo começou a ser cultivado no Egito 3000 anos a.C. e era o alimento básico do homem, além de usados como forma de pagamento aos empregados pelo faraó. Leia mais.

Alimentação Medieval:

A base da alimentação neste período era a mesma da antiguidade dos gregos e romanos: Pão, Vinho e Azeite. Sendo esses três alimentos muito importantes na liturgia cristã. O pão estava sempre presente nas refeições, mas havia uma marcante diferença na aparência Leia mais.

Gastronomia Moderna:

A Idade Moderna foi o período da história em que a Gastronomia mais se desenvolveu graças a dois acontecimentos importantes: As expedições marítimas realizadas principalmente pelos portugueses e espanhóis no início da Idade Moderna Leia Mais.

Cozinha Contemporânea:

Na idade Contemporânea iniciou-se uma migração de culinárias. Napoleão Bonaparte como imperador da França fez com que essa mistura de sabores se intensificasse, pois ele odiava os requintes dos pratos franceses e idolatrava a cozinha italiana. Leia mais.


Os textos sobre gastronomia apresentados neste site são um resumo de partes do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: