Começando a Aprender

Estamos em um novo ano, 2021. Ano que chega carregado de fé e esperança. E que tal acrescentarmos a este ano também conhecimento? Eu não sei muito, mas o que já aprendi e estou estudando quero repassar a quem interessar. Para os internautas que me acompanharam em 2020 viram que postei teorias sobre gastronomia e algumas receitas. Ambos são resultados de aprendizados nas minhas graduações de “Gastronomia”, de “Cozinha Contemporânea” e de conhecimentos adquiridos extraclasse: livros, apostilas, cursos independentes e sites pertinentes.

Como devem ter visto em minha biografia – “A Gastrônoma” – estou escrevendo uma série de livros, “Diário da Gastronomia: De Tudo… Um Pouco” e através deste portal transmitirei um resumo do conteúdo já criado. No final de 2020 dei início a este trabalho com os textos “A História nos Define” que mostra a evolução da gastronomia através dos tempos. Agora em 2021 continuarei com minha obra, a princípio com os textos “Começando a Aprender”.

Nestas páginas, falarei um pouco sobre o profissional de Gastronomia, o mercado gastronômico, os tipos de serviços, entre outros. Eu sei que vocês – assim como eu no primeiro dia de aula – querem ir direto para a cozinha, aprender os métodos de cocção, os cortes e os preparos dos pratos; mas não se preocupem, falarei também sobre isto. Tudo a seu tempo.

É importante primeiro saber como funciona uma cozinha, quais são os setores de atuação de um profissional e quais as tendências atuais. A partir deste conhecimento o internauta terá uma base sólida para escolher em que campo deseja se profissionalizar quando começar a aprender as técnicas gastronômicas. Ah! E fiquem tranquilos, não faltarão receitas. Em 2021 continuarei postando partes teóricas e partes práticas com pratos saborosos e nutritivos. Então… Mãos à obra:

Introdução à Gastronomia:

Durante toda a história ocorreu a construção de diferentes relações do homem com a sua cultura alimentar. De acordo com os hábitos adquiridos, a produção dos insumos e a capacidade de transformação destes insumos brutos da natureza em energia vital, a gastronomia se desenvolveu e se modificou. Atualmente, a gastronomia contemporânea tem como principal objetivo ir além dos aspectos nutricionais e energéticos da alimentação, oferecendo também afeto, satisfação, prazer. Leia mais.

O Mercado Gastronômico:

A evolução da gastronomia, conforme visto na página A História nos Define”, iniciou-se lentamente e foi ganhando seu espaço no mercado aos poucos. Porém, nos últimos 20 anos, o setor gastronômico cresceu vertiginosamente adquirindo notoriedade e ganhando mais adeptos a cada dia. Com essa projeção, os cuidados com os alimentos precisaram ser redobrados e o mercado, buscando um melhor entendimento dos alimentos e suas características, viu crescer a a cozinha contemporânea. Leia mais.


Os textos sobre gastronomia apresentados neste site são um resumo de partes do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Publicitária, Gastrônoma e Escritora

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: