Classificação – Localização e Estrutura
Classificação por Localização ou Abrangência
Conforme a localização em que ocorrem, podem ser: Locais, municipais, estaduais, nacionais, latino-americanos, internacionais e mundiais. Na prática, há divergências quanto aos critérios adotados pelos donos dos eventos de negócios, especialmente os eventos abertos, para a denominação de seus eventos. Existe um parâmetro acadêmico para esta classificação, que foi definido por ANDRADE (2002), mas nem todos acatam.
Ele considera que o evento mundial deve ter membros de todos os continentes. Só será internacional se tiver “no mínimo 20% dos participantes representando outro continente que não aquele onde se realiza o evento” (ANDRADE, 2002), Os eventos latino-americanos “devem ter 20% de residentes em pelo menos quatro países diferentes do país sede do evento”. O evento de porte brasileiro deve “reunir participantes de todos os estados.”
Classificação por Características Estruturais
| DIMENSÃO | Evento de pequeno porte Evento de médio porte Evento de grande porte Macro evento |
| DATA | Fixa / Móvel / Esporádica |
| PERFIL | Geral / Dirigido / Específico |
| OBJETIVO | Científico e Cultural / Comercial |
Classificação por Dimensão (tamanho, alcance)
Evento de Pequeno Porte – compõem a maioria dos eventos no mundo inteiro, podendo ser de caráter empresarial, público ou privado, mas sempre de um setor ou segmento definido, com presença de até 2500 participantes. Ex.: Celebrações de aniversários de formatura de uma turma de colégio ou universidade, convenções regionais de vendas de uma empresa, eventos particulares como casamento, 15 Anos ou Bodas, inaugurações, pequenos shows.
Evento de Médio Porte – é o grande alvo da maioria das empresas que se dedicam à organização de eventos. Quase sempre são de origem privada e podem atingir um público de até 25.000 participantes. São feiras, exposições, seminários setoriais, congressos e outros encontros que acontecem regularmente em várias regiões do país e utilizam apenas um centro de exposições ou convenções, facilitando a participação da população regional. Ex.: UNILAR (Expominas), SALÃO DO LIVRO DE BH (Serraria Souza Pinto), CASA COR e congressos regionais de medicina ou científicos.
Evento de Grande Porte – geralmente privados, esses eventos envolvem grande público que pode chegar até 100.000 participantes, beneficiando toda a área de turismo e hotelaria local. Normalmente são idealizados por empresas de porte nacional e internacional, para público de interesse geral. Governos dos Estados e Prefeituras fornecem apoio estratégico nas áreas públicas de segurança, transporte e saúde. Ex.: FEIRA NACIONAL DO ARTESANATO do SEBRAE (Expominas), SALÃO ANUAL DO AUTOMÓVEL (SP), CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA DE BH e COMIDA DI BUTECO.
Macro evento – são aqueles cuja magnitude afeta economias inteiras e repercute na mídia global. De modo geral, são raros e quando acontecem, as empresas escolhidas para promovê-los são as maiores do mercado nacional e internacional. O público estimado é acima de 100.000 pessoas. Ex.: COPA DO MUNDO, JOGOS OLÍMPICOS.
Classificação por Data de Realização
Eventos Periódicos – são desenvolvidos com periodicidade definida, e geralmente fixa (mensal, semestral, anual, bienal etc.).
– Eventos com data fixa – data de realização invariável, tais como comemorações cívicas, religiosas e outras. Realizam-se todos os anos no mesmo dia ou com periodicidade determinada. Ex.: Solenidades de 7 de Setembro, festas de santos padroeiros das cidades, Bienal do Livro (a cada 2 anos no Rio, SP ou MG), FIT (a cada 2 anos em BH), COPA DO MUNDO (de 4 em 4 anos), Banda MOLE (último sábado antes dos feriados do Carnaval).
– Eventos com data móvel – eventos que sempre acontecem, mas, com data variável de acordo com os interesses do calendário da cidade ou da entidade promotora. Ex.: Carnaval, Semana Santa, FEIRA DO EMPREENDEDOR DO SEBRAE (Expominas).
Eventos Esporádicos – são aqueles realizados sem periodicidade predefinida e fixa. São executados de acordo com um interesse específico determinado pela empresa, como o lançamento de um novo produto. Ex.: Cerimônias do Vaticano, quando acontece morte ou nomeação de um Papa, funerais de um Presidente quando ainda no cargo (Tancredo Neves).
Eventos de oportunidade – são aqueles que também não tem periodicidade, mas diferem dos eventos esporádicos por serem desenvolvidos de acordo com oportunidades externas de mercado e não surgidos a partir de uma ação interna da empresa. Eventos que procuram tirar proveito de datas comemorativas ou que são realizados aproveitando a presença de uma autoridade (figura de projeção), ou de uma atração internacional, que permanecerá no local por curto espaço de tempo. Ex: Eventos esportivos que acontecem nas escolas e clubes, aproveitando a Copa do Mundo ou as Olimpíadas.
Evento Único – são aqueles que acontecem somente uma vez. Ex: lançamento de livros.
Classificação por Perfil dos Participante
Geral – Evento realizado para clientela não definida, limitada apenas em função da capacidade do local de realização. Em alguns casos, a idade é um fator de restrição. Ex.: desfile de escolas de samba, copa do mundo, encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém.
Dirigido – Evento restrito ao público que possui afinidade com o tema. De modo geral esse público se divide em grupos de interesse diversificado. Ex.: salão do automóvel, exposições agropecuárias, feiras de calçados.
Específico – Evento realizado para público claramente definido em função do interesse, envolvimento ou da identificação com a área de atividade em questão. Ex.: congressos de áreas médicas, seminários de educação.
Classificação por Objetivos
Eventos de Caráter Comercial – O objetivo é comercialização de um ou mais produtos. Ex.: feiras, exposições e salões.
Eventos Científicos e Culturais – Os objetivos desses eventos variam segundo a área de interesse, que pode ser: educacional, política, artística, esportiva etc. Ex.: congressos, seminários, simpósios e convenções.
Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos
O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).
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Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
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Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
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IMAGEM CAPA: Imagem Pixabay
ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.
CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.
GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.
