Classificação por Tipologia
Os eventos podem ser classificados também, quanto a sua tipologia, isto é, seu tipo, sua característica mais marcante. Os mais utilizados segundo BRITTO e FONTES (2002) são:
| Cerimônias | Cerimônias de cunho religioso Cerimônias fúnebres Casamentos Bodas Cerimônias de posse Cerimônias acadêmicas |
| Desfiles | Cívicos De Moda |
| Dias específicos | Variados |
| Encontros de Convivência | Almoço Almoço Network Banquete Brunch Café da manhã Chá bar Chá beneficente Chá da tarde Chá de bebê Chá de cozinha Churrasco Coffee-break Coquetel Encontro Cultural Festival Guest Coffee Happy-hour Jantar Sarau Show |
| Encontros Técnicos e Científicos | Assembléia Aula Inaugural/aula magna Brainstorming Carreata Ciclo de Palestras Colóquio Comício Concentração Conclave Conferência Congresso Convenção Debate Entrevista coletiva Estudo de Caso Fórum Jornada Mesa-redonda Oficina Painel Passeata Semana Seminário Simpósio Vídeo conferência Workshop |
| Eventos Competitivos | Concursos Gincanas Torneios Campeonatos Olimpíadas |
| Excursões | Técnicas De incentivo Educacionais |
| Exposições | Exposição Feira Mostra Road-show Salão Show Case Vernissage |
| Inaugurações | Espaços Físicos Monumentos |
| Lançamentos | De empreendimentos Imobiliários De espaço físico De livro De maquete De pedra fundamental De posse De produto De retratos, bustos e estátuas De serviço |
| Leilões | Variados |
| Programas de Visitas | Famtour Openday |
Esta classificação objetiva levar o profissional a administrar as características básicas de cada evento e a definir sua linha de atuação. É preciso ainda entender, que os tipos de eventos mais comuns podem estar presentes em quase todas as classificações descritas. Por exemplo, os Jogos Olímpicos é um evento desportivo e pode ter algumas destas classificações: Abrangência: Mundial; Dimensão: Macro evento; Data: Fixa (acontece a cada ciclo predefinido – quatro em quatro anos); Tipo de adesão: aberto; Objetivo: Cultural.
Outros exemplos:
- Multiminas: Dimensão: Evento de médio porte; Data: Fixa (ocorre anualmente); Perfil dos participantes: Dirigido (profissionais de turismo, agentes de viagens, estudantes etc.); Objetivo: Comercial.
- Copa do Mundo: Abrangência: Mundial; Dimensão: Macroevento; Data: Fixa (ocorre de quatro em quatro anos); Perfil dos participantes: Geral; Objetivo: Cultural
Para que possa ter mais sucesso trabalhando no segmento de eventos, é imprescindível considerar três variáveis em seu planejamento:
• Definir o público-alvo desejado;
• Identificar a classificação mais adequada a sua empresa e a seus principais produtos e serviços;
• Definir os tipos de eventos que mais se aproximam do perfil dos clientes (atuais ou potenciais).
Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos
O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
IMAGEM CAPA: Imagem Adriana Tenchini
ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.
BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.
CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.
GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.
