Classificação de Eventos – por Tipologia

Classificação por Tipologia

Os eventos podem ser classificados também, quanto a sua tipologia, isto é, seu tipo, sua característica mais marcante. Os mais utilizados segundo BRITTO e FONTES (2002) são:

CerimôniasCerimônias de cunho religioso
Cerimônias fúnebres
Casamentos
Bodas
Cerimônias de posse
Cerimônias acadêmicas
DesfilesCívicos
De Moda
Dias específicosVariados
Encontros de ConvivênciaAlmoço
Almoço Network
Banquete
Brunch
Café da manhã
Chá bar
Chá beneficente
Chá da tarde
Chá de bebê
Chá de cozinha
Churrasco
Coffee-break
Coquetel
Encontro Cultural
Festival
Guest Coffee
Happy-hour
Jantar
Sarau
Show
Encontros Técnicos e CientíficosAssembléia
Aula Inaugural/aula magna
Brainstorming
Carreata
Ciclo de Palestras
Colóquio
Comício
Concentração
Conclave
Conferência
Congresso
Convenção
Debate
Entrevista coletiva
Estudo de Caso
Fórum
Jornada
Mesa-redonda
Oficina
Painel
Passeata
Semana
Seminário
Simpósio
Vídeo conferência
Workshop
Eventos CompetitivosConcursos
Gincanas
Torneios
Campeonatos
Olimpíadas
ExcursõesTécnicas
De incentivo
Educacionais
ExposiçõesExposição
Feira
Mostra
Road-show
Salão
Show Case
Vernissage
InauguraçõesEspaços Físicos
Monumentos
LançamentosDe empreendimentos Imobiliários
De espaço físico
De livro
De maquete
De pedra fundamental
De posse
De produto
De retratos, bustos e estátuas
De serviço
LeilõesVariados
Programas de VisitasFamtour
Openday

Esta classificação objetiva levar o profissional a administrar as características básicas de cada evento e a definir sua linha de atuação. É preciso ainda entender, que os tipos de eventos mais comuns podem estar presentes em quase todas as classificações descritas. Por exemplo, os Jogos Olímpicos é um evento desportivo e pode ter algumas destas classificações: Abrangência: Mundial; Dimensão: Macro evento; Data: Fixa (acontece a cada ciclo predefinido – quatro em quatro anos); Tipo de adesão: aberto; Objetivo: Cultural.

Outros exemplos:

  • Multiminas: Dimensão: Evento de médio porte; Data: Fixa (ocorre anualmente); Perfil dos participantes: Dirigido (profissionais de turismo, agentes de viagens, estudantes etc.); Objetivo: Comercial.
  • Copa do Mundo: Abrangência: Mundial; Dimensão: Macroevento; Data: Fixa (ocorre de quatro em quatro anos); Perfil dos participantes: Geral; Objetivo: Cultural

Para que possa ter mais sucesso trabalhando no segmento de eventos, é imprescindível considerar três variáveis em seu planejamento:
• Definir o público-alvo desejado;
• Identificar a classificação mais adequada a sua empresa e a seus principais produtos e serviços;
• Definir os tipos de eventos que mais se aproximam do perfil dos clientes (atuais ou potenciais).

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


Episódios
mais recentes


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

IMAGEM CAPA: Imagem Adriana Tenchini

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

Deixe um comentário