Classificação de Eventos – Categoria e Público Alvo

Classificação por Categoria e Público Alvo

Classificação quanto a Categoria

Os eventos podem ser divididos em empresariais, sociais e culturais.

São acontecimentos que aperfeiçoam a política de comunicação das empresas e tem como objetivo criar conceitos e reforçar a imagem de produtos, serviços, pessoas e da própria organização por meio da aproximação entre os participantes e, também, aproveitando para atrair a atenção do público e da imprensa sobre a instituição, além de promover vendas e estimular o crescimento da empresa a médio ou longo prazo.

São aqueles realizados no âmbito das famílias ou círculos de amizade, que tem como objetivo a confraternização, o entretenimento e o registro de acontecimentos. Variam de acordo com a cultura, hábitos e religião dos povos, sendo os mais comuns: batizado, aniversário, casamento, bodas e debute, atualmente, festa dos quinze anos. Pode também incluir o serviço à mesa, que tanto pode ser empresarial como social.

Os eventos culturais têm como enfoque a própria cultura – difundir manifestações, estimular a criatividade e expressões populares e artísticas, contribuindo para a promoção, valorização e preservação dos patrimônios culturais e naturais das comunidades.
Quando se fala em eventos culturais, há que se considerar uma grande variedade deles: inaugurações, exposições, estreias de filmes, shows, peças de teatro, entre muitos outros. Muitas vezes, esses eventos ultrapassam o foco cultural em seus objetivos e acabam tendo um forte apelo social e comercial.

Classificação Quanto ao Público Alvo

Público-alvo – todo aquele, pessoa física ou jurídica, que seu evento pretenda atingir.

Ocorrem dentro de determinadas situações, com público-alvo definido que é convocado e/ou convidado a participar. Ex.: Casamentos, aniversários, festas institucionais, reuniões etc. Os eventos fechados podem ter ainda um público dirigido ou um público específico.

  • Evento Fechado com Público Dirigido – restrito ao público que possui afinidade com o tema. Ex.: Salão do Automóvel (produtores, comerciantes, usuários, colecionadores), exposições agropecuárias, feiras de calçados ou de moda etc.
  • Evento Fechado com Público Específico – direcionado a público claramente definido em função do interesse ou envolvimento com a área da atividade em questão. Ex.: congressos da área médica, seminários de educação ou meio ambiente, encontros de filatelia etc.

Propostos a um público, podendo ser divididos em eventos aberto por adesão e eventos aberto em geral.

  • Evento aberto por adesão – é aquele apresentado e sujeito a um determinado segmento de público, que tem a opção de aderir mediante pagamento de taxa de participação e/ou inscrição gratuita. Ex: shows, congressos, feiras, exposições etc.
  • Evento aberto em geral – é aquele que atinge todas as classes de público. Ex: show em praça pública, exposições, feiras etc., desde que tenham entrada franca.

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


Episódios
mais recentes


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

IMAGEM CAPA: Imagem Crystal por Pixabay

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

Deixe um comentário