O que é um Evento

O que é um Evento

Elas representam um desafio constante à criatividade e à resistência físico emocional das pessoas, porque quanto mais bem planejada, organizada, bela, mais elas marcam, mais permanecem na recordação. E ambas são eventos.
Quem não se emociona na abertura dos Jogos Olímpicos? Ou na Copa do Mundo? Quem não sente aquele “frio no estômago” com o toque do Hino Nacional? E com a música da banda num desfile? Isto é evento.
Quem não se orgulha quando seu nome é citado para compor uma mesa de honra? E se os seus passos forem acompanhados pelo toque dos clarins? E quando se tem direito a um pronunciamento? Quem não gosta de participar, de expor suas ideias? Isto é possível acontecer nos eventos. Fonte: MEIRELES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos, 1999. p.18

É difícil imaginar um dia em nossas vidas sem eventos, eles tornaram-se parte de nosso cotidiano e podem ocorrer pelos mais variados motivos, como entretenimento, conhecimento, ou ainda, negócios. A expressão “evento”, segundo o dicionário, vem do latim eventu e significa “acontecimento”. A expressão “acontecer”, originada também do latim (constigescer), significa “ser ou constituir fato de importância na vida social ou em outros âmbitos”. Desta maneira, relacionando as duas expressões, evento e acontecimento, define-se evento como instrumento utilizado para reunir pessoas para finalidades diversas (comemorações, festividades, intercâmbio de conhecimentos e experiências, troca de informações etc.).

Portanto, dada a abrangência do termo, evento pode ser uma simples festa de aniversário, uma reunião de negócios ou ainda um amplo congresso técnico científico. Como o conceito de eventos é muito amplo, ressalto a seguir algumas definições de eventos citadas por diversos autores:

“A origem da palavra eventos vem do termo eventual, o mesmo que casual, um acontecimento, que foge à rotina e sempre é programado para reunir um grupo de pessoas.” CAMPOS, WYSE & ARAÚJO (2000)

“Evento é um fenômeno multiplicador de negócios, pelo seu potencial de gerar novos fluxos de visitantes… Há uma distinção marcante para os eventos, é sua capacidade de atração constante, em qualquer época…” ANDRADE (2002)

“Evento é um acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história da relação organização público, em face das necessidades observadas. Caso esse acontecimento não ocorresse, a relação tomaria rumo diferente e, certamente, problemático.” SIMÕES (1995)

“Evento é um componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual o poder expressivo, no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação.” GIÁCOMO (1993)

“Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia.” MEIRELLES (1999)

Ainda segundo MATIAS (2007, p.81-82), temos:

Como Eventos é uma atividade dinâmica, sua conceituação tem sido objeto de modificações, conforme vai evoluindo. Portanto, segundo a experiência de vários especialistas da área, evento significa:

– Ação do profissional mediante pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando atingir seu público-alvo com medidas concretas e resultados projetados;

– Conjunto de atividades profissionais desenvolvidas com o objetivo de alcançar o seu público-alvo pelo lançamento de produtos, apresentação de uma pessoa, empresa ou entidade, visando estabelecer o seu conceito ou recuperar a sua imagem;

– Realização de um ato comemorativo, com finalidade mercadológica ou não, visando apresentar, conquistar ou recuperar o seu público-alvo;

– Soma de ações previamente planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos perante seu público-alvo.

Desta forma, conclui-se que “evento” é motivo de aproximação das pessoas, cria sentimentos, mexe com a emoção, marca presença, promove o diálogo, além de ser um forte recurso da comunicação, pois, ao mesmo tempo, reúne a comunicação escrita, oral e corporal.

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


Episódios
mais recentes


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

IMAGEM CAPA: Imagem de michael mcleod por Pixabay

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

Deixe um comentário