Tipologia de Eventos – Parte 1

Tipologia de Eventos – Parte 1

Cada uma das classificações descritas nos posts anteriores (Categoria e Público Alvo, Finalidade e Interesse, Localização e Estrutura, por Tipologia) pode agrupar variados tipos de eventos, como, por exemplo, no quesito Cultural, pode ser agrupado um congresso, com painéis, mesas-redondas e conferências voltadas para divulgação do folclore local, uma semana de fotografia dos emigrantes que colonizaram o local, um café da manhã, uma coletiva de imprensa para o lançamento de qualquer um desses eventos, várias oficinas para ensinar técnicas artísticas (pintura, cerâmica, fotografia), entre outros.

A seguir, em ordem alfabética, são enunciadas as características dos principais tipos de eventos no mercado. Neste post estão inseridos as tipologias de A até B. Alguns tipos de eventos mais utilizados explicarei detalhadamente em outros posts.

Evento realizado por ocasião de confraternização, comemorações, consolidação de negócios, homenagens, programas de visitas etc. São realizados em restaurantes, clubes, hotéis, salões e refeitórios de empresas. O jantar é mais formal do que o almoço. Trata-se de refeição oferecida durante o dia (almoço) ou à noite (jantar). Existem inúmeros tipos de cardápios, bem como várias maneiras de servi-lo. Os mais utilizados são o serviço à americana (sistema self-service, ou sistema em que cada participante se serve sozinho da comida que está exposta em bandejas num expositor), e o serviço à francesa (cada prato é servido por garçons a cada participante, que aguarda sentado em seus lugares à mesa). A combinação do tipo de cardápio e forma de serviço é que determina o tempo necessário para a degustação completa – entrada, prato(s) principal(is) e sobremesa(s).

Almoço de negócios no qual discute a pauta durante o aperitivo e utiliza-se o restante do tempo para fechamento do assunto, saboreando o prato principal e a sobremesa. É costume organizá-lo na própria empresa ou em um restaurante, neste caso, ligue para o estabelecimento e reserve os lugares necessários. Procure saber se tem alguma pessoa que seja vegetariano, diabético ou alérgico a lactose e crustáceos. Organize um cardápio com dois tipos de entradas, dois pratos principais e dois tipos de sobremesas. Leve este cardápio para a secretária das empresas que participarão do almoço antecipadamente e peça para cada participante colocar seu nome e marcar um “x” na opção escolhida. Em seguida, encaminhe este cardápio para o restaurante preparar os pratos. Marque com seu cliente o horário exato do início do almoço e repasse para o restaurante. Tudo tem que estar pronto na hora em que chegarem, sirva um drink com álcool ou sem (depende da empresa) e vá direto servindo os pratos. O restaurante só prepara a quantidade exata de cada prato que foi escolhido previamente, então, o ideal é marcar o nome de cada cliente na frente do lugar e o garçom de posse do cardápio coloca os pratos nos lugares respectivos. Quando não tiver lugar marcado, o garçom na hora de servir pergunta para cada cliente qual é o seu prato escolhido. Não tem como mudar de prato depois, porque é feito exatamente o que foi pedido e o tempo é curto, não dá para fazer outro.

Evento que reúne um grupo de pessoas com o objetivo de ouvir o convidado/palestrante durante um almoço. Muito usado no meio cerimonial. Após as várias explanações, os participantes são levados a debater entre si os pontos de suas teses, podendo haver a participação dos assistentes na forma de perguntas orais e escritas. O coordenador ou presidente da mesa é que determina o êxito da mesa-redonda, pois este tem a missão de conduzir os trabalhos de maneira que os verdadeiros objetivos da reunião sejam atingidos.

É uma reunião da qual participam representantes de grupos, estados, países etc., para debaterem assuntos de grande interesse de grupos, de classes profissionais, de países, regiões ou estados. O desenvolvimento dos trabalhos apresentam algumas características, como: grupos colocados em lugares preestabelecidos, as conclusões apresentadas são votadas em plenário e depois transformadas em recomendações da assembleia; somente as delegações oficiais tem direito a voto, mas isso não impede a inscrição de participantes interessados no assunto, que serão somente ouvintes.

É um evento em que a instituição tem mais uma oportunidade de aproximar com seu público-alvo: o aluno. O conferencista deve ser chamado para compor a mesa com “pompas e circunstâncias” e deve ser alguém que tenha domínio pleno sobre o assunto a ser abordado e que, se possível, tenha um nome de destaque na sua área de conhecimento. No final, uma placa de agradecimento pode ser inaugurada para o registro de tão nobre visitante, podendo também, ser servido um coquetel, jantar ou equivalente.

O Banquete é uma refeição (almoço ou jantar) solene ou festiva, reunindo considerável número de convidados. Além de seu porte e cunho formal, destaca-se dos eventos pela sofisticação dos serviços, incluindo desde o cardápio e a decoração do ambiente até detalhes como coberturas, baixelas e talheres. Normalmente usado para comemorar de forma solene e grandiosa as ocasiões especiais da vida social ou política.

Características:

  • Os convidados tem os seus lugares marcados à mesa.
  • Deve haver uma antessala (foyer) com um plano de mesa – esquema de distribuição feita para os lugares, orientando os convidados.
  • É feita em uma única mesa grande, ou em várias mesas grandes.
  • O anfitrião senta-se na cabeceira da mesa principal.
  • Os convidados devem esperar o anfitrião se servir e depois segui-lo (mesmo se estiver errado).
  • O momento para discursos será após a sobremesa, mas se estiverem presente muitas pessoas e muitas mesas, pode-se quebrar o protocolo e fazer o discurso antes.
  • Para o discurso é necessário uma pauta e um mestre de cerimônias e é ele quem faz a pauta. O organizador de eventos deve ajudar o cliente a montar seu convite e neste deve vir qual o tipo de traje que será usado.

Brainstorming (tempestade de ideias, tempestade cerebral) – em português – sessão de criatividade. O objetivo deste evento é encontrar soluções para um determinado problema. É uma técnica de reunião utilizada para estimular a produção e a criatividade. Reúne pessoas que irão emitir seus pensamentos livremente sobre determinado assunto. As ideias propostas inicialmente, ao serem discutidas e analisadas, propiciam o surgimento de outras ou a melhoria destas. Deve-se primeiramente expor todos os problemas, que deve ser feito por um coordenador durante uns 10 a 15 minutos. Em seguida, todos os participantes estão livres para expor as suas ideias, não importando no momento, se são viáveis ou não. Este é o momento de criação. Seleciona-se um membro do grupo para anotar todas as opiniões propostas que serão, em uma segunda etapa, analisadas e discutidas, podendo escolher as que mais se encaixem no perfil do objetivo pretendido. Esse tipo de reunião geralmente é utilizado por agências de publicidade para a criação de campanhas e também por entidades promotoras de eventos para a organização de eventos.

É um evento, muito usado hoje em dia pelos hotéis (principalmente à beira da piscina) aos domingos; trata-se de um café da manhã e almoço. O evento é importado dos Estados Unidos e a origem da palavra brunch vem da junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço). O sucesso do brunch está na forma equilibrada como são servidos doces, salgados, sucos e bebidas alcoólicas leves. Os alimentos para o almoço são comidas leves e já ficam junto com os alimentos do café da manhã. O Brunch é muito bom para eventos de negócios, mas também é conveniente para batizados e casamentos. O horário é de 08h até 12h ou 13h e utiliza-se o serviço à americana.
Pode ser utilizado em: Treinamento workshop, confraternização de família no domingo, réveillon, casamento realizado pela manhã, aniversário (neste caso, pode começar mais tarde, às 09h).

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


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Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


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IMAGEM CAPA: Imagem Crystal por Pixabay

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

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