Tipologia de Eventos – Parte 3
Cada uma das classificações descritas nos posts anteriores (Categoria e Público Alvo, Finalidade e Interesse, Localização e Estrutura, por Tipologia) pode agrupar variados tipos de eventos, como, por exemplo, no quesito Cultural, pode ser agrupado um congresso, com painéis, mesas-redondas e conferências voltadas para divulgação do folclore local, uma semana de fotografia dos emigrantes que colonizaram o local, um café da manhã, uma coletiva de imprensa para o lançamento de qualquer um desses eventos, várias oficinas para ensinar técnicas artísticas (pintura, cerâmica, fotografia), entre outros.
A seguir, em ordem alfabética, são enunciadas as características dos principais tipos de eventos no mercado. Neste post estão inseridos as tipologias de D até H. Alguns tipos de eventos mais utilizados explicarei detalhadamente em outros posts.
Debate
Tipo de evento caracterizado pela discussão entre duas ou mais pessoas, cada uma defendendo o seu ponto de vista, geralmente controvertidos e antagônicos. As ideias dos participantes, normalmente são divergentes. Exige a presença de um moderador ou mediador que coordena os trabalhos, estabelecendo as regras do evento. Pode ser aberto ao público ou transmitido por TV. As perguntas podem ser feitas pelo mediador, por um debatedor ou por pessoas especialmente convidadas para este fim, que entendam do assunto e tenham interesse no tema debatido.
Desfile
Evento que tem a finalidade promocional. É a apresentação e lançamento de produtos, geralmente ligados à moda, joias, acessórios, utilizando modelos ou manequins. Deve ter bastante cuidado na escolha dos produtos a serem exibidos, nos manequins, na trilha sonora, na escolha dos convidados e principalmente na divulgação. Satisfazer estes quesitos são as condições básicas para o sucesso do desfile. Se o objetivo for vendas no local, organizar um show-room dos produtos.
Desfiles Cívicos
Eventos em comemoração as datas magnas do país, estado ou do município. Sua organização é definida por meio de normas e regulamentos instituídos pelo cerimonial de cada instituição.
Encontro
Reunião de pessoas de uma categoria para debater sobre temas antagônicos, apresentados por representantes de grupos participantes, necessitando de um coordenador para resumir e apresentar as conclusões dos diversos grupos. As características básicas do encontro são parecidas com as do congresso, porém, com menor público; enquanto o congresso reúne todos os profissionais que tem interesse em determinado segmento (exemplo: um congresso de cardiologia reúne todos os profissionais que trabalham com a cardiologia: cirurgião, terapeuta, nutricionista, clínico, enfermeiro etc), o encontro reúne somente um segmento (exemplo: cardiologia clínica) e com um período menor de duração.
Encontros de Convivência
Reunião de pessoas para um momento de lazer e descontração, integração ou até mesmo negócios, no qual um serviço de buffet atende de acordo com o tipo de encontro, que pode ser café da manhã, coffee break, brunch, almoço social ou network, happy-hour, jantar, banquete, coquetel ou churrasco.
Entrevista Coletiva
É o tipo de evento no qual um especialista ou representante da empresa, entidade ou governo se coloca à disposição para responder sobre determinado assunto de seu conhecimento. Os questionadores são representantes da imprensa. A entrevista é sempre de responsabilidade da Assessoria de imprensa da organização. Se houver somente um questionador, a entrevista será exclusiva. Chamam-se os jornalistas responsáveis por aquele setor. Para que eles saibam o que terá na entrevista e possam se preparar, mandamos um convite com uma base geral de tudo. Na hora do evento entrega-se o press-kit.
Ao montar este press-kit solicitar aos parceiros da empresa para doarem canetas, folders, pastas ou bloquinhos. Pode também anexar fotos ou imagens em DVD dos produtos e/ou serviços da empresa. Esse press-kit é utilizado nas entrevistas ou enviado direto para os jornalistas em seu local de trabalho para divulgação da empresa.
Excursão
É a reunião de um grupo de pessoas, com o objetivo de viagem para conhecimento cultural ou de lazer em lugares diferentes, distantes ou não.
Exposição
Exibição pública de produção artística, industrial, técnica ou científica, de caráter comercial ou não. Visa principalmente a divulgação. Nas grandes exposições, o expositor organizará a sua participação adquirindo o espaço físico, que será transformado em estandes e estará, juntamente com outros expositores, participando de evento. Nas exposições, geralmente individuais, de artistas plásticos, a cessão do espaço físico poderá ser conseguida sem despesas. Convencionou-se chamar vernissage a abertura de exposições de artes plásticas.
Etapas para a implantação de qualquer tipo de exposição (feira, salão, mostra):
- Obtenção de um espaço físico adequado;
- Montagem e decoração de estande. Se houver necessidade contratar pessoal especializado;
- Contratar recepcionistas e instruí-las;
- Produzir material de divulgação;
- Criar condições para oferecer coquetel, fazer shows, demonstrações, apresentação de audiovisuais, e outros conforme a necessidade e o porte do evento;
- Cuidar da divulgação. No estande deve conter material como: folhetos, folders, propectos, brindes criativos e catálogos;
- Incrementar o visual do estande para atrair o público.
Feira
Eventos com caráter comercial e grande porte que reúnem fornecedores, fabricantes, clientes, compradores ou vendedores, usuários ou consumidores etc.
Características:
- Comissão organizadora para definir diretrizes;
- Exposição de produtos em estandes;
- Definição do local adequado observando a relação entre a área de exposição, tamanho do estande, número de expositores, expectativa de público;
- Apoio externo: empresa montadora, ornamentação, programação visual, armazenamento, estacionamento, recepção, serviço de telefonia, luz, som, serviços gerais, segurança, serviço médico e outros.
- Pode ter caráter reservado (feira comercial restrita ou fechada) ou com livre acesso ao público (feira com bilheterias).
As feiras podem ser divididas de acordo com a natureza dos negócios: - Institucionais: normalmente acompanham eventos acadêmicos e de classe, objetivando aproximar o público técnico dos interesses comerciais das empresas expositoras.
- Promocionais: promovem o lançamento e a divulgação de produtos, serviços e tecnologias, normalmente junto ao público final.
- Comerciais: permitem a compra e venda de produtos e serviços nos stands, que possuem estoque e muitos vendedores.
- Mistas: agrupam mais de uma destas classificações acima.
Festas
Tem como referência a comemoração e o congraçamento. É um dos formatos mais importantes entre os eventos sociais. Devido a sua grande abrangência, as festas fazem parte de quase todos os demais tipos de eventos. Podem ser abertas ou fechadas, públicas ou privadas. Tem todo tipo de motivação, como festa de debutantes (15 anos), comemoração de vitórias (políticas, esportivas etc.), de aniversário, algumas vezes sendo caracterizadas por temas.
Festas Populares
São os eventos municipais, regionais ou nacionais. Exemplos: carnaval, bumba-meu-boi no Maranhão, festas juninas, Oktoberfest em Blumenau/Santa Catarina, festa da uva em Caxias do Sul/Rio Grande do Sul, festas das rosas em Barbacena/Minas Gerais, dentre outras.
Festival
É uma festa de variedades, onde ocorrem apresentações variadas sobre o tema principal do evento. Festival de músicas clássicas, eruditas e populares, de dança, de cantos, de massas, de pizzas, entre outros.
Formatura
Ato ou efeito de formar-se. Graduação universitária ou em curso de nível médio. É um evento que implica em aspectos típicos. O anfitrião será sempre o representante da instituição. Os alunos, através de votação elegem um patrono e um paraninfo, professores homenageados e funcionários.
Fórum
Reunião baseada na busca da participação intensa da plateia, preferencialmente numerosa. A ideia é sensibilizar a opinião pública sobre determinados problemas sociais. Um coordenador levanta o tema de interesse geral e busca a opinião da coletividade. Ocorre debate livre até que conclusões possam ser retiradas. As pessoas participam ativamente, não só com perguntas e respostas. De um fórum saem projetos reais.
Funerais
A cerimônias fúnebres dependem da importância social do falecido. São honrarias prestadas durante o velório e ato de sepultamento da personalidade.
Garden Party
A expressão significa literalmente “festa no jardim”. É promovido no início do verão, ao ar livre, com início à tarde, se prolongado até a noite e é realizado junto à piscina ou jardim, com as mesas ao redor de um tablado ou palco. O cenário inclui pista de danças e música adequada ao público-alvo. O cardápio consiste em petiscos. Pode ser também utilizado em desfiles de modas, aniversário etc.
Happy Hour
Reunião de fim de tarde (coquetel/drinque), promovida em bares, restaurantes e hotéis, mas que podem ser oferecidas pela própria organização em seu ambiente físico (curta duração).Tem o objetivo de aproximar e integrar pessoas, propiciando o convívio descontraído, fora da tensão do ambiente de trabalho. Propicia troca de informações profissionais e a discussão informal de tarefas e negócios. O ideal é fazer em um bar. A empresa de eventos liga para o bar, reserva a quantidade de lugares e informa o tempo que ficarão. Acabando o horário estipulado, fecha-se a comanda e a partir dali, cada um paga o seu. O tempo varia 1h a 1h30. Normalmente é de 18h30 até às 20h. Utiliza-se muito em encontros empresariais. Para realizar na própria empresa, reserve um espaço e sirva salgadinhos, cerveja, refrigerantes, água e canapés.
Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos
O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
IMAGEM CAPA: Arquivo Pessoal
ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.
BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.
CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.
GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.
