Tipologia de Eventos – Parte 4
Cada uma das classificações descritas nos posts anteriores (Categoria e Público Alvo, Finalidade e Interesse, Localização e Estrutura, por Tipologia) pode agrupar variados tipos de eventos, como, por exemplo, no quesito Cultural, pode ser agrupado um congresso, com painéis, mesas-redondas e conferências voltadas para divulgação do folclore local, uma semana de fotografia dos emigrantes que colonizaram o local, um café da manhã, uma coletiva de imprensa para o lançamento de qualquer um desses eventos, várias oficinas para ensinar técnicas artísticas (pintura, cerâmica, fotografia), entre outros.
A seguir, em ordem alfabética, são enunciadas as características dos principais tipos de eventos no mercado. Neste post estão inseridos as tipologias de I até M. Alguns tipos de eventos mais utilizados explicarei detalhadamente em outros posts.
Inauguração
É uma apresentação ao público-alvo da organização de novas instalações ou de unidade. Faz-se o descerramento de placa e desenlace ou corte de fita inaugural. A placa registra o que está sendo inaugurado. No texto deve conter o nome do que se inaugura, data, nomes de pessoas que implantaram e colaboraram na obra e dos diretores da organização. A placa deve estar coberta com um tecido, disposto na forma de cortina, acrescido de cordão e pingente para facilitar o descerramento. É proibido utilizar a Bandeira Nacional. As fitas poder ser cortadas ou desenlaçadas. Quando em laço, este deve conter uma ou mais pontas, para facilitar e podem ser de qualquer cor. O desenlace é indicado para ambientes abertos. O corte da fita, por meio de tesoura, é usual para cerimônias internas. O evento termina com uma visita às novas instalações.
- Inauguração de Espaço Físico
É a apresentação de um espaço físico que entrará em atividade a um determinado público de interesse. Deve-se escolher a data e hora do evento, preparação dos convites e lista de convidados. Se o evento tiver muitos convidados, providenciar estacionamento e segurança. É realizado com antecedência a contratação de um buffet para o serviço de coquetel. As inaugurações podem ser feitas com placas ou fitas. A fita é ideal para os ambientes internos, devendo ser colocada em um ponto estratégico, e estar a um metro do chão para ser rompida por meio de corte com tesoura ou desamarrada.
- Inauguração de Placas de Registro de Presença
São inauguradas quando há visita de pessoas de grande destaque, dos mais diversos ramos de atividade, que comparecem à organização por motivos variados. O cerimonial é semelhante ao de inauguração de espaço físico.
- Inauguração de Retratos, Bustos e Estátuas
Consiste em homenagear alguém por seu desempenho. É o tipo de homenagem prestada geralmente a pessoas falecidas. Hoje, porém, já se está prestando essa forma de homenagem a pessoas vivas.
Jornada de Trabalho/Encontro Técnico/Oficinas de Trabalho
É uma reunião periódica, de âmbito regional, de determinado grupo de profissionais, objetivando discutir um ou mais assuntos, que, em geral, são objetos de discussão em congressos. Pode-se dizer que é um congresso em miniatura. Tem caráter prático e objetivo, estimulando a troca de experiências e conhecimentos em torno do tema proposto. Pode ocorrer durante vários dias em salas distintas, para a abordagem de temas diferenciados, simultaneamente, com um número médio de pessoas.
Lançamento de Livro
Consiste em apresentar o autor e sua obra ao público de interesse. O lançamento pode ser feito em uma manhã, tarde ou noite de autógrafos. Para os livros infantis, é mais indicado o horário da manhã ou tarde; para os de culinária, as tardes são mais indicadas. Para os demais gêneros, a noite é mais aconselhável. O planejamento inicia-se com a escolha do local, podendo-se optar por escolas, clubes, bibliotecas, bares, espaço da própria editora ou seus distribuidores, as livrarias. O ambiente físico escolhido, devidamente decorado, deve conter: uma mesa para o autor, uma mesa na entrada para a recepção dos convidados (com livro de presença), uma mesa para o vendedor da editora e algumas poltronas espalhadas estrategicamente. Um coquetel completa o evento.
Lançamento de Pedra Fundamental
É o marco inicial de uma construção. Consiste em colocar em uma urna algo que represente o momento vivido pela organização e fique devidamente registrado para as futuras gerações, devendo a referida urna ser aberta por ocasião do jubileu de prata, jubileu de ouro ou qualquer outro momento de grande relevância para a organização.
Lançamento de Produto
Pode ser realizado na própria organização, acompanhado de um café da manhã. Dependendo do impacto que se quer dar e da verba disponível, pode ser realizado em ambientes externos. A decoração do ambiente segue o tipo de produto, e o cardápio depende do público convidado. A presença da imprensa é importante.
Leilão
Venda pública de objetos a quem der maior lance, partindo de um valor pré-determinado. Necessita presença leiloeiro oficial e de público, que será convidado via veículos de comunicação de massa ou dirigida.
Marketing de Incentivos
Mais do que um único tipo de evento, é uma ferramenta de marketing. Composto de instrumentos variados (campanhas, eventos, produtos de premiação), é utilizado por empresas que visam alcançarem objetivos predeterminados por meio da motivação. Por exemplo: aumentar sua participação no mercado ou melhorar a qualidade dos produtos e atendimento.
O marketing de incentivos é utilizado tanto para motivar equipes de vendas e outros funcionários (controle de qualidade, produção, serviços de pós-venda etc.), quanto para estimular distribuidores, agentes, revendedores, parceiros comerciais, assistência técnica etc. Já existem várias campanhas específicas para premiar a lealdade de consumidores finais.
É importante ter em mente que não há nada no marketing de incentivo que não tenha teor motivacional. Destacam-se dois grandes diferenciais: deve gerar entusiasmo e motivação entre os participantes. Por isso, mais do que nunca, cada evento é único, muito especial e com diferencial exclusivo. Além disso, as campanhas de incentivo são de longa duração, geralmente um ano. Durante este intervalo, acontecem vários outros eventos motivacionais. As premiações são escolhidas em função do recall, ou seja, o tempo em que a gratificação recebida permanece viva na memória do ganhador e dos participantes. Os prêmios vão desde a distribuição de produtos até artigos sofisticados. As viagens são as que apresentam maior recall: de 8 a 12 anos.
Entre as razões para o sucesso das campanhas de incentivo podem-se destacar:
- o programa é autossustentável, uma vez que as premiações são concedidas se as metas forem alcançadas;
- Os custos são sempre inferiores a 5% dos ganhos adicionais auferidos;
- Devem ser totalmente inéditas, inovadoras, não repetindo a mesma ideia para os mesmos participantes. Devem despertar curiosidade, interesse e motivação.
- Amplitude do público-alvo: grande parte das campanhas de incentivo é utilizada tanto para motivar equipes de vendas, quanto para estimular distribuidores, agentes, revendedores, departamentos de compra, controle de qualidade, serviços pós-venda e/ou assistência técnica. Até para o consumidor final são desenvolvidas campanhas específicas para premiar sua lealdade;
- São aplicáveis para qualquer atividade econômica e todo tamanho de empresa.
Megaevento
Evento de lazer e turismo em larga escala, como os Jogos Olímpicos ou as feiras mundiais. Geralmente é de curta duração, e seus resultados permanecem por bastante tempo nas cidades que os sediam. Está associado à criação de infraestrutura e comodidades para o evento, frequentemente tendo débitos a longo prazo e sempre requerendo uso programado com bastante antecedência. Um megaevento, se bem-sucedido, projeta nova (ou talvez renovada) e persistente imagem positiva da cidade hóspede por meio da mídia nacional e internacional, particularmente por cobertura de televisão. É frequente haver consequências a longo prazo em termos de turismo, relocação industrial e entrada de investimentos. Como resultado, os governantes e organizadores de eventos tipicamente clamam que megaeventos ajudam a nomear as necessidades econômicas e culturais e direitos dos habitantes locais, embora não vendo de fato se cidadãos foram consultados sobre participarem da sua realização. Esta atividade é considerada uma produção social.
Mesa-Redonda
É um evento promovido geralmente por entidades profissionais em que reúne de quatro a oito pessoas, sentadas em semicírculo, que debatem sobre um assunto controvertido e de interesse relevante. O evento é de curta duração, tendo cada debatedor cerca de dez minutos para a sua apresentação, sendo necessário um moderador para coordenar os trabalhos. Após a apresentação de cada debatedor, o tema é discutido entre eles por cerca de dois minutos cada questão, sendo admitidas perguntas, resposta e réplica. Pode haver ou não participação da plateia por intermédio de perguntas.
Mostra
É semelhante ao conceito de exposição, mas sem objetivo de venda. É uma exibição pública de bens, produtos e peças artísticas, com finalidade de divulgação histórica. Pode ser itinerante ou não.
Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos
O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
IMAGEM CAPA: Imagem de Pexels por Pixabay
ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.
BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.
CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.
GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.
MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.
MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.
