Tipologia de Eventos – Parte 5

Tipologia de Eventos – Parte 5

Cada uma das classificações descritas nos posts anteriores (Categoria e Público Alvo, Finalidade e Interesse, Localização e Estrutura, por Tipologia) pode agrupar variados tipos de eventos, como, por exemplo, no quesito Cultural, pode ser agrupado um congresso, com painéis, mesas-redondas e conferências voltadas para divulgação do folclore local, uma semana de fotografia dos emigrantes que colonizaram o local, um café da manhã, uma coletiva de imprensa para o lançamento de qualquer um desses eventos, várias oficinas para ensinar técnicas artísticas (pintura, cerâmica, fotografia), entre outros.

A seguir, em ordem alfabética, são enunciadas as características dos principais tipos de eventos no mercado. Neste post estão inseridos as tipologias de O até W. Alguns tipos de eventos mais utilizados explicarei detalhadamente em outros posts.

Evento semelhante ao workshop, mais utilizado pela área educacional, porque proporciona a construção do conhecimento, enquanto o workshop destina-se mais à área empresarial, pois visa à demonstração de produtos. Apresentam característica de programa de treinamento técnico ministrado por profissionais.

É uma derivação da visita técnica; são abertas as portas da empresa para que esta seja visitada por um público restrito, normalmente familiares dos funcionários. Dessa maneira, tem como um de seus principais objetivos o de promover a integração empresa funcionário família.

Homenagem a pessoa física ou jurídica em reconhecimento a serviços prestados, com a entrega de título. Etapas a serem observadas:

  • Organizar um planejamento de eventos que vai desde a decoração do ambiente em que ocorrerá a sessão solene e a recepção;
  • Preparar e enviar convites;
  • Confeccionar o diploma (pode ser troféu ou placa). O diploma deve ter o logotipo da instituição que presta a homenagem. Se for a placa, deve constar o nome do homenageado, o motivo da homenagem, a data e nome dos homenageantes;
  • Impressão de material sobre o homenageado.

Tipo de reunião derivado da mesa-redonda. Caracteriza-se por um quadro de apresentações, no qual um orador principal e até quatro painelistas explanam sua visão sobre um tema predeterminado. É necessário a presença de um moderador que coordena os trabalhos, fixando as regras do evento.

Roteiro de atividades:

  • Definição do tema;
  • Escolha do coordenador ou moderados do painel e dos painelistas ou especialista no tema a ser abordado (de quatro a oito pessoas);
  • Definição da metodologia dos trabalhos, especialmente os períodos de exposição dos painelistas;
  • Fixação do tempo para discussão e perguntas dos participantes. O painel é dividido em duas partes distintas:

O painel é dividido em duas partes distintas:

  • Primeira parte: os painelistas apresentam o tema individualmente, obedecendo às regras da conferência, tendo o orador principal maior tempo de explanação, para enfoque geral. Os painelistas abordam posições próprias do assunto abordado.
  • Segunda parte: São seguidas as mesmas regras da mesa redonda, nas quais os painelistas debatem entre si e respondem às perguntas da plateia, que devem ser feitas por escrito.

É a apresentação de um tema preestabelecido a um grupo pequeno, que já possui informações sobre o assunto. Menos formal que a conferência, exige a presença de um coordenador, para a apresentação do palestrante e triagem das perguntas. O local para o pronunciamento é mais livre do que na conferência, pode ser feito da tribuna, na mesa diretora ou circulando entre os participantes, com a utilização de recursos audiovisuais operados pelo próprio palestrante. A duração ideal é de uma hora e meia, com o tempo dividido entre a palestra e perguntas.

Nos eventos que ocorrem entrega de prêmios, o mestre de cerimônia ou pessoa responsável para tal, deve ter em mãos a lista dos homenageados e dos respectivos prêmios com nomes e dados corretos. A premiação se faz do último para o primeiro. Quando for outra pessoa a entregar os prêmios deve estar em posição de fácil acesso. A entrada e saída do agraciado deverão ser instruídas por auxiliares ou recepcionistas.

Consiste em oficializar alguém em uma determinada função para a qual foi eleito ou designado. As posses são reguladas pelo regimento da instituição na qual se deverá proceder a cerimônia.

É quando uma empresa recebe grupos de pessoas seguindo uma programação criteriosamente preparada, com o objetivo de divulgá-la para seu público de interesse, por meio da apresentação de sua área física, filosofia, política e ramo de atividade. É o momento em que a empresa aproxima-se do público, tendo a vantagem do contato direto.

São seus requisitos:

  • Saber quem convidar;
  • Marcar data e divulgar para os funcionários da empresa;
  • Formalizar o convite ao visitante;
  • Preparar folder ou folheto sobre a empresa;
  • Organizar o roteiro;
  • Selecionar recepcionistas e guias;
  • Oferecer transporte;
  • Cuidar da chegada dos convidados;
  • Distribuir roteiro;
  • Entregar crachás;
  • Reunir os visitantes no auditório da empresa;
  • Fazer a apresentação do audiovisual institucional e uma explanação sobre a empresa;
  • Fazer intervalos para descanso;
  • Oferecer lanche ou almoço;
  • Distribuir material de divulgação, amostras, brindes, questionários para avaliação etc.

Trata-se do encontro entre duas ou mais pessoas a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividade. Precisa de planejamento minucioso. São seus requisitos:

  • Convite ou convocação com horário de início e término a todos os participantes;
  • Confirmação de presença;
  • Participantes relacionados ao tema da reunião;
  • Coordenador;
  • Programa preestabelecido;
  • Esquema de participação e pronunciamentos;
  • Infraestrutura logística: local, equipamentos e material de apoio;
  • Infraestrutura de pessoal;
  • Objetividade;
  • Relatório final.
    Reuniões podem acontecer durante congressos, convenções e outros.

É uma reunião que tem por objetivo aproximar empresas para realizar parcerias e negociar seus produtos e serviços, ou concluir uma negociação político-econômica. Os encontros previamente agendados, podendo ter uma duração em geral de até uma hora. Podem ser realizados na própria organização, em hotéis ou em outros locais que ofereçam infraestrutura adequada.

Consiste na demonstração itinerante, montada sobre um ônibus ou carreta, que se desloca para áreas geoeconômicas de determinado país ou estado, com o objetivo de informar e mostrar o potencial de uma organização, governo ou entidade, por meio da apresentação de fotos, gráficos, livros, protótipos de produtos e vídeo, visando conquistar novos clientes, associados ou parceiros e obter o apoio do público.

Um dos mais importantes exemplos de rodeio no Brasil, e talvez o mais famoso, é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Esse tipo de evento caracteriza-se pela realização de competições esportivas com práticas de várias modalidades, como: Montaria em touro; montaria em cavalos; provas cronometradas: laço de bezerro, em duplas, três e dois tambores, bulldogging etc.

Evento para promover e divulgar produtos, visando criar entre os consumidores uma imagem positiva das empresas participantes. O objetivo é a promoção da imagem da empresa e não a comercialização imediata. (Ex: carros)

Reunião de pessoas pertencentes a uma categoria profissional que visam discutir temas de interesse comum durante uma semana. Segue o mesmo esquema do congresso, com palestras, conferências e paineis. É necessária uma comissão organizadora e a produção de anais para distribuir aos participantes.

Surgiu no meio acadêmico, caracteriza-se pela reunião em grupo de pessoas que tem como objetivo a apresentação de um tema específico. Hoje seminário é um evento que se caracteriza pela discussão de um tema proposto, ao qual se estuda todo o aspecto. Os participantes possuem conhecimento prévio do assunto. O propósito é fornecer e somar informações sobre temas já pesquisados. É apresentado como palestras, debate ou mesa redonda em período determinado. O coordenador deve dominar o assunto de um ou mais apresentadores. A duração do seminário é de um dia.

Divide-se em 3 fases:

  • Exposição: uma pessoa previamente escalada realiza uma pesquisa e leva sua contribuição ao grupo;
  • Discussão: o assunto em pauta é debatido e detalhado;
  • Conclusão: um coordenador, polarizando as opiniões dominantes, propõe e submete as recomendações finais à aprovação do grupo.

Sessão de instalação de um evento ou decorrente de comemorações tais como aniversários, homenagens póstumas e investidura em cargo.

Evento destinado à apresentação artística e musical, com características próprias quanto ao cenário e tecnologia. Pode haver competição ou não. Normalmente utilizado pelas áreas de música, dança e gastronomia.

Evento lançado recentemente no Brasil, como uma alternativa para feiras. O showcasing insere o conceito de vitrine interativa. Os produtos ou serviços são expostos em vitrines fechadas, e os participantes não tem nenhum contato direto com os expositores. A comunicação ocorre por intermédio de telefones instalados nas cabines e conectados diretamente a uma central de informação.

Derivado da mesa redonda, a diferença fundamental é que os expositores não debatem entre si. É uma reunião de especialistas de alto renome, sob a direção de um moderador, para apresentação de tema de grande interesse e geralmente de caráter científico, a uma audiência selecionada. Os especialistas desenvolvem partes de um mesmo tema, e posteriormente entre si desenvolvem uma segunda fase de debate. O coordenador do simpósio apresenta os especialistas, introduz os tópicos de cada assunto e sumaria as exposições feitas. A assistência participa somente no final, com perguntas escritas e identificadas, sem teor de polêmica.

Atividade esportiva, com finalidade competitiva. Os critérios de seleção dos participantes, de avaliação dos resultados e da premiação que será entregue são definidos por uma comissão organizadora. Deverá seguir o regulamento específico da modalidade esportiva escolhida. Recomenda-se a assessoria de técnico, profissional ou especialista em cada modalidade. As federações esportivas dispõem de normas para a sua organização.

São reuniões de duas ou mais pessoas, usualmente da mesma empresa ou organização, com o objetivo de promover reciclagem profissional e/ou treinamento de atividades específicas. A duração média é de um a dois dias.

Novo meio de organizar evento por linha de satélites e um espaço físico adequado, que permitem a interação entre os participantes. A videoconferência tem como característica principal apresentar um tema de interesse de determinado grupo de pessoas, estado essas pessoas em locais diferentes e distantes.
As vantagens deste tipo de evento são:

  • Encurtar distâncias;
  • Racionalizar diálogos;
  • Reduzir investimentos;
  • Acelerar a troca de informações entre pessoas ou empresas.

Embora a videoconferência apresente muitas vantagens, há também alguns pontos negativos a ressaltar:

  • Participação limitada de público;
  • Interação relativa entre os participantes, pois não existe a proximidade física entre eles.

Workshop é muito utilizado pela área empresarial, com objetivo promocional ou comercial. É um evento de curta duração (poucas horas), dividido em duas partes: a primeira delas é expositiva sobre um tema, serviço ou produto. A segunda é mais prática, com a apresentação e teste do produto ou serviço. Tem o mesmo formato da oficina, diferindo desta apenas pelo caráter educacional desta última.

Saiba Mais: Classificação e Tipologia de Eventos


O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).


Episódios
mais recentes


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

IMAGEM CAPA: Imagem Crystal por Pixabay

ANDRADE, Renato Brenol. Manual de Eventos. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, 2002.

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP:
Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios,
Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

GIACOMO, Cristina. Tudo acaba em festa: Evento, líder de opinião, motivação e público. São Paulo, SP: Editora
Página Aberta, 1993.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: Procedimentos e Técnicas. 4ª edição atualizada. Barueri, SP: Editora
Manole, 2010.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Tudo Sobre Eventos. São Paulo, SP: Editora STS, 1999.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1995.

Deixe um comentário