Turismo na Idade Moderna e Contemporânea
Idade Moderna
Houve um grande desenvolvimento artístico e científico devido ao Renascimento. Nesta época, viajar passou a ser uma oportunidade para se ter mais conhecimento, aprender novos idiomas. No século XVI surgiu o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses acompanhados de professores ou tutores para que se obtivesse um maior conhecimento do mundo, com a finalidade de complementar sua formação e adquirir certas experiências. Essa viagem era conhecida como gran-tour, durava em torno de 3 a 5 anos e se fazia por distintos países europeus. Desta atividade nascem as palavras: turismo, turista etc.
As peregrinações continuaram durante a Idade Moderna e apareceram os primeiros alojamentos com o nome de hotel (palavra francesa que designava os palácios urbanos). Foi durante esta época que ocorreu as grandes expedições marítimas de espanhóis, britânicos e portugueses, despertando o interesse por grandes viagens e era chamada por muitos de turismo comercial. Ressurgiram as antigas termas, que haviam decaído durante a Idade Média e a motivação passa a ser por diversão e entretenimento, além de saúde.
Idade Contemporânea
Com a Revolução Industrial, a burguesia consolida-se voltando a dispor de recursos econômicos e tempo livre para viajar. As inovações tecnológicas promovem uma revolução nos transportes, que possibilita substituir a tração animal pelo trem a vapor, tendo as linhas férreas que percorrem com rapidez as grandes distâncias cobrindo grande parte do território europeu e norte-americano. Também o uso do vapor nas navegações reduz o tempo dos deslocamentos e a Inglaterra saiu na frente sendo a primeira a oferecer viagens que atravessavam os oceanos.
Durante este período as atividades de lazer e recreação tornam-se atrativos para o turismo. Houve também a criação dos cassinos na Europa, que ajudaram no crescimento do turismo. Surgiu na Europa o turismo de montanha ou saúde e se construíram famosos sanatórios e clínicas privadas europeias.
Segundo BADARÓ, (2003, p.37):
Ao longo do século XIX diversas foram as viagens realizadas, sempre em busca de cultura e recreação, os europeus passaram a visitar a África e os Estados Unidos. Os trens eram sinônimos de rapidez e elemento facilitador da atividade turística. Os navios exerciam maior fascínio entre a população. Surge, então, a classe média, com salários melhores e maior possibilidade de gastos com entretenimento, como o futebol e corridas a cavalo.
Em 1840, Thomas Cook, que é considerado o pai do Turismo Moderno, promoveu a primeira viagem organizada da história e foi realizada em um trem fretado. Suas iniciativas pioneiras acabaram sendo copiadas em diversas partes do mundo. Em 1951, Thomas Cook criou a Agência de Viagens “Thomas Cook and son”, que cresceu rapidamente, oferecendo viagens acompanhadas ao continente e, depois, aos Estados Unidos e a todo mundo. A companhia continua a ser uma das maiores organizações turísticas.
O turismo no mundo teve uma época de estagnação durante as duas grandes guerras mundiais. Mas devido a Segunda Guerra Mundial ocorreu a introdução do avião como um novo meio de transporte. O transporte aéreo desponta como a preferência dos turistas devido a sua agilidade de locomoção. Começa a fabricação em massa de ônibus e carros, e nesta época, também, as praias e os rios transformam-se em centros de turismo na Europa.
Na segunda metade do século XX, a atividade turística expandiu-se pelo mundo inteiro. O número de agências de viagens aumentou consideravelmente em consequência do crescimento das companhias aéreas, que, incapazes de estabelecerem suas próprias filiais preferiram abrir o mercado ao varejo.
Sobre o turismo na atualidade, GOELDNER, (2002, p.56), considera:
Atualmente, as guerras, as revoltas e o terrorismo são prejudiciais ao turismo. Paz, prosperidade, um mercado eficaz e custos de viagem razoáveis permanecem sendo os ingredientes essenciais para o crescimento universal do turismo.
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O texto apresentado nesta página é um resumo de partes do Livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática.” Autora: Adriana Tenchini (Ebook disponível na Amazon).
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
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FONTES IMAGENS: Adriana Tenchini
REFERÊNCIAS:
BADARÓ, Rui Lacerda. Direito do Turismo: História e Legislação no Brasil e no Exterior. 2ª edição. São Paulo: Editora SENAC, 2002.
GOELDNER, Charles R.; RITCHIE, J. R. Brent; MCINTOSH, Robert W; Trad. COSTA Roberto Cataldo Costa. Turismo: Princípios, Práticas e Filosofias, 8ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2002.,
