Temperando
e Condimentando
“O sabor da vida depende de quem tempera.” Autor Desconhecido.
De valor inestimável na cozinha, as ervas frescas e os temperos aromáticos dão aos pratos sabor especial e personalidade étnica. (WRIGHT, Jeni; TREUILLE, Eric)
Neste tópico apresento os ingredientes que são utilizados na gastronomia para realçar, modificar ou agregar sabor e aroma aos alimentos: condimentos, temperos, ervas aromáticas, especiarias, dentre outros. O seu uso data desde os primórdios da civilização para preparar e conservar os alimentos e que, ao longo dos tempos, foi se aprimorando e incorporando novos produtos. Não é possível citar todos aqui, devido ao enorme número de possíveis condimentos. Sendo assim, citarei os mais utilizados.
Temperos e Condimentos:
Embora nem sempre os chefs utilizem os termos desta forma, pode-se dizer que existe uma diferença entre temperar e condimentar. Temperar significa aprimorar o sabor natural de um alimento sem alterar seu gosto. O sal é o mais importante ingrediente de tempero. Condimentar significa adicionar um novo sabor ao alimento, alterando ou modificando o sabor original. (GISSLEN, 2012)
Segundo Gisslen (2012): “Qualquer alimento pode ser utilizado como condimento, até mesmo as carnes (p. ex., quando o bacon é adicionado à batata salteada ou quando cubos de toucinho são incluídos no mirepoix). Os próprios molhos, que são preparações complexas com muitos condimentos, são usados para dar sabor […]”
Entre os condimentos, temos:
- Temperos (Salinos);
- Ervas aromáticas frescas e secas (tomilho, orégano, coentro, manjericão etc.);
- Especiarias inteiras e moídas (canela, cravo, zimbro, pimenta do reino etc.);
- Pimentas (frescas e secas);
- Misturas de Ervas e Especiarias (garam masala, curry, cajun etc.);
- Substâncias ácidas (suco de limão, vinho, vinagre etc.);
- Óleos e gorduras;
- Vinagres e conservas aromatizadas;
- Molhos condimentados (shoyu, nam pla, ketchup, molho de anchovas, mostarda etc.);
- Entre outros.


Saiba Mais:

Salgados, Salinos
São utilizados para melhorar o sabor dos alimentos e preservar as suas propriedades, impedindo a proliferação de bactérias devido à sua capacidade de retirar a água que está ao redor.

Ervas Aromáticas
Na gastronomia, as Ervas Aromáticas são definidas como plantas cujas folhas, e em alguns casos, os talos e o bulbo são utilizadas para aromatizar as preparações. As Ervas Aromáticas possuem […]

Especiarias
Especiarias são as partes aromáticas (botões, frutos, cascas, sementes, bagas, rizomas e raízes) de plantas frescas ou secas, ricas em óleos essenciais. Podem ser usadas separadas ou agrupadas para […]

Combinação de Condimentos
As especiarias são utilizadas há milênios pela humanidade e à medida em que foram sendo empregadas, foram surgindo novas misturas, também chamadas de blends.

Especiarias Modernas
Os aditivos modernos, considerados quase como novas especiarias, são ingredientes que estão presentes na indústria atual, auxiliando no fornecimento cada vez maior de alimentos […]

Ácidos e Gorduras
Os ácidos são condimentos utilizados para conservar, saborizar, reduzir a necessidade do sal e promover o amaciamento. Dentre os ácidos podemos citar os cítricos (limão e laranja), o […]

Molhos Condimentados
São produtos líquidos, pastosos, cremosos ou em suspensão que são utilizados para agregar sabor, aroma, consistência, cor e condimentar alimentos e bebidas.

Conservas Aromáticas
A conserva é uma técnica milenar de preservação dos alimentos que utiliza salmoura, açúcar, vinagre ou óleo para prolongar a vida útil dos preparos. Esse processo também serve para realçar o seu sabor […]
Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS:
CAPA: Imagem Adriana Tenchini
REFERÊNCIAS:
GISSLEN, Wayne.[tradução: Lorecy Scavarazzini, Maria Augusta R. Tedesco e Marlene Deboni]. Culinária Profissional. 6ª Ed. Barueri, SP: Editora Manole, 2012.
WRIGHT, Jeni; TREUILLE, Eric. [tradução: Eleonora Bottmann e Vera Caputo. Técnicas Culinárias. Le Cordon Bleu. 2ª Ed. São Paulo, SP. Editora Marco Zero.
FARHÁ, Léo; SPIESS, Jean Carlos. Preparo prévio dos alimentos. Módulo 2014.1. Edição Revista e Ampliada. Apostila do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio da Bahia, 2014, 60 páginas. Disponível em: https://sites.google.com/site/profleofarha/preparo-previo-dos-alimentos Acesso em: 12/08/2016, às 23h
