Saltear

Saltear

Saltear é o método de cocção por calor seco (com gordura). Saltear é simplesmente cozinhar os alimentos rapidamente em fogo alto com um pouco de gordura e em movimentos constantes. Dessa forma, os alimentos são cozidos de forma homogênea, criam uma casquinha crocante e delicada no exterior, ganham um sabor adocicado, e o interior fica macio e suculento.

Saltear. Imagem de Bernhard Schädlich por Pixabay.

Sauter (pular, em francês). Método de cocção rápido que consiste em preparar o alimento em frigideiras apropriadas (wok, sautese ou sautoir), em altas temperaturas, sem tampa, agitando-as em movimentos contínuos e ascendentes, fazendo com que os alimentos “pulem” para formar uma crosta na superfície do alimento. É fazer o alimento girar na panela sem o auxílio de um utensílio. Uma boa maneira de treinar é usando feijões ou outros grãos, impedindo-os de cair. São salteados alimentos em pequenas quantidades, em gordura muito quente. Normalmente requer pouca gordura.

O objetivo é preparar um alimento saboroso, com a melhor cor e textura possíveis. Esta cor depende do alimento: carnes vermelhas – coloração dourado-escuro; carnes brancas – dourado-âmbar; legumes – ressaltam a sua cor característica. Por ser um método de cocção rápido os alimentos utilizados devem ser macios e cortados em pequenos pedaços simétricos. Este método também é considerado como finalizador de cocção, sendo este utilizado para melhorar o aspecto do alimento ou para misturá-los aos outros. Os sucos liberados durante a cocção podem ser utilizados para o preparo de molhos, que são feitos na própria sautese e servidos com o alimento salteado.

Procedimentos para saltear:

  • Cortar os alimentos de maneira uniforme e em pedaços pequenos.
  • Marinar os alimentos que precisam de um sabor adicional. Não usar sal no alimento com muita antecedência na realização do processo.
  • Se necessário polvilhar o alimento com farinha para criar uma película seca. Este amido também ajudará na ligação do molho.
  • Usar gorduras que resistam a altas temperaturas.
  • Colocar pouca quantidade de gordura ou untar o alimento.
  • Evitar saltear grandes quantidades de alimento de uma só vez.
  • Manter a frigideira em constante movimento.
  • Dourar bem em fogo alto, sem cobrir.
  • Quando o alimento atingir o ponto de cocção adequado, retirar e servir.
  • Alguns vegetais precisam passar por algum processo de cocção prévio antes de saltear, como por exemplo, o branqueamento.
  • As carnes utilizadas devem ser naturalmente macias.
  • Aproveitar e elaborar um molho para acompanhar o alimento:
    • Na frigideira (sautese) usada para saltear os alimentos acrescentar aromáticos (mirepoix).
    • Deglaçar com um líquido (fundo, água, vinho etc.) para aproveitar as proteínas e sucos que ficaram grudados no fundo da panela.
    • Acrescentar um pouco de molho base (espanhol, velouté).
    • Finalizar com creme de leite, vinhos, ervas frescas e outros.
    • Ajustar o tempero e servir acompanhando os alimentos salteados.

Frigideira de Frutos do Mar

A Frigideira de Frutos do Mar é uma excelente receita para ser servida como prato único, nem precisa de acompanhamentos.

Quer aprender todos métodos de Cocção acesse: Métodos de Cocção

E para saber mais sobre Gastronomia: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE CAPA: Imagem de Bernhard Schädlich por Pixabay.


REFERÊNCIAS:

Deixe um comentário