Vinho na Gastronomia

Os Vinhos podem ser utilizados em diversas receitas para acrescentar sabor às preparações e pode ser usado em três etapas na cozinha:

  • No pré-preparo, durante a marinada. Os alimentos ficam imerso em meio ácido juntamente com ervas e especiarias. Além de saborizar, ajuda a deixar as carnes mais macias.
  • Como ingrediente e/ou condimento. O vinho é adicionado durante o cozimento juntamente com outras ervas e especiarias.
  • Em molhos ou reduções[1]. O vinho é um complemento para as preparações e dá um sabor marcante aos pratos.
Imagem de Vinotecarium por Pixabay

Não se deve exagerar na quantidade de vinho em uma receita. Existem algumas preparações que exigem bastante vinho, mas, em sua maioria, o ideal é utilizar a bebida em pequenas quantidades, para que o sabor do líquido não ofusque o sabor da preparação. Deve-se também sempre utilizar vinhos de qualidade para deixar a receita mais agradável.

Os vinhos podem ser utilizados em diversas preparações doces ou salgadas.

Vinho Branco – agrega melhor cozimento e equilibra o sabor e acidez de alguns pratos. O vinho branco seco é a melhor opção para cozinhar, principalmente em um cardápio salgado. O vinho branco suave tende a deixar com um sabor mais adocicado. O vinho branco deve ser utilizado em preparações mais leves e refinadas, tais como: legumes, frutas, risotos, massas leves, peixes, frutos do mar e carnes leves, como frango e lombo de porco.

Vinho Tinto – por ser mais encorpado ao nosso paladar, o vinho tinto é a melhor opção para pratos com ingredientes intensos, tais como: carnes vermelhas, embutidos, miúdos, massas e risotos com sabores mais fortes (preparados com linguiça, presunto e feijão). O vinho tinto também é muito utilizado para preparar molhos.

Coq au Vin

É um prato típico da culinária francesa que consiste em carne de frango ou galo cozida (ou assado no forno) no vinho tinto, acompanhada de legumes e ervas aromáticas.

Sagu

É uma sobremesa deliciosa e um prato típico do Rio Grande do Sul. Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas acrescidas de vinho tinto ou vinho do porto.

Risoto de Abóbora Cabotiá e Funghi

É um prato típico italiano conhecido pela sua cremosidade e textura al dente. O Risoto de Abóbora Cabotiá e Funghi é uma excelente sugestão para um almoço ou jantar especial. Ou ainda para os adeptos da dieta vegetariana, pois não leva carne.



Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário