Pirâmide Alimentar Funcional

Pirâmide

Alimentar Funcional

Esta pirâmide contém somente alimentos funcionais. A base consiste em exercícios diários e controle de peso. A alimentação funcional não inclui em sua dieta laticínios por terem sua composição rica em gorduras saturadas e pelo cálcio presente não apresentar boa disponibilidade. Para complementar a dieta, recomenda-se a suplementação de cálcio.

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer diversos benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras. (Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina. Alimentos funcionais. Jornal Eletrônico nº. 5, jun. 2008[1])

Pirâmide Alimentar Funcional. Imagem Adriana Tenchini.

– Base: Exercícios diários e controle de peso.

– Nível 1: É dividido em dois grupos. Consumir na maioria das refeições.

  • Cereais Integrais. Ricos em fibras. Melhora o trabalho intestinal, auxiliando no processo de digestão. Promove saciedade, diminui a absorção do colesterol e glicose.
  • Óleos Vegetais. Óleo de soja, de milho, de girassol, azeite de oliva. Fontes de HDL, gordura insaturada. Tem a capacidade de aumentar o colesterol bom (HDL) e combater o colesterol ruim (LDL).

– Nível 2: Dividido em dois grupos. Importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

  • Verduras e Legumes. Consumir em abundância.
  • Frutas. Consumir 2 a 3 porções por dia.

– Nível 3: Leguminosas e oleaginosas. Consumir 1 a 3 porções por dia.

As leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) são fontes de vitaminas, minerais e proteínas. São fontes de proteínas vegetais e ferro, importante para a prevenção e tratamento da anemia.

As oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim) são ricas em selênio, têm poder antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

– Nível 4: Carnes brancas e ovos. Consumir até 2 porções por dia.

As carnes brancas (frango e peixe) constituem fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, possuem aminoácidos essenciais em sua composição.

O ovo é considerado um alimento anti-anêmico e possui colina, um nutriente importante para as funções neurológicas, auxiliando na intelectualidade e na memória.

– Nível 5: Suplementação de Cálcio. Os laticínios possuem uma composição rica em gorduras e deve ser retirado da dieta, neste caso, adiciona-se a suplementação de cálcio.

– Nível 6: É dividido em dois grupos. Consumir esporadicamente.

  • Carboidratos refinados e doces. Arroz, macarrão, pão branco, massas, doces. Estes alimentos sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes e possuem grande quantidade de açúcar simples, responsável pelo ganho de peso e obesidade.
  • Carne Vermelha e manteiga. Alimentos de difícil digestão, ricos em gordura saturada.

– Fora da pirâmide.

  • Suplementos vitamínicos. Importante para complementar algumas necessidades nutricionais. Consumo de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
  • Vinho tinto. Capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Consumir uma taça por dia.

Panqueca de Banana com Aveia e Canela

Aprenda a fazer um lanche rápido, saboroso, saudável e funcional.

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA: Imagem de Angelica Vaihel por Pixabay


Deixe um comentário