Pirâmide Alimentar

Pirâmide

Alimentar

Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob forma gráfica que organiza os alimentos de acordo com seus nutrientes e funções. O objetivo é orientar [1] a população para uma alimentação mais saudável e, simultaneamente, prevenir doenças.

A primeira pirâmide alimentar foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos com a intenção de ajudar o público a fazer opções dietéticas que manteriam a saúde e diminuiriam o risco de doenças crônicas. Apresentada na forma de níveis ou andares, cada um deles informando sobre um dos grupos alimentares e representando a quantidade a ser ingerida por dia.

A pirâmide sofreu muitas críticas, principalmente pelos nutricionistas, por estar apresentando os óleos e gorduras como vilão da alimentação. Nem todos são prejudiciais, como é o caso do azeite de oliva.

Em 2005, especialistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard propuseram a criação de um novo modelo, a pirâmide fundamental. Houve uma redistribuição dos alimentos. Na base estavam os mais importantes e no topo, os que devem ser menos consumidos. Inseriram também orientações para o consumo de vinho, exercícios físicos e controle de peso.

RESUMO:

  • Base – atividade física. Prática de atividade física regularmente para a manutenção da saúde e do controle de peso. Hidratação adequada. Consumir no mínimo de 6 a 8 copos por dia.
  • Segundo nível – Cereais integrais (arroz, pães e massas etc.). Rico em fibras. Consumir na maioria das refeições. Óleos vegetais saudáveis (azeite de oliva, óleo de girassol etc.). Ricos em gorduras mono e poliinsaturados. Consumir diariamente.
  • Terceiro nível – Frutas, ricas em vitaminas e fibras (sempre que possível, comer com a cascas) e, Legumes e verduras, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Consumir de 3 a 5 vezes ao dia.
  • Quarto nível – Aves, peixes, frutos do mar, carnes magras e ovos, ricos em proteínas e gorduras e, leguminosas e oleaginosas, ricas em vitaminas, minerais e fibras. Consumir de 1 a 2 vezes ao dia.
  • Quinto nível – Leite e derivados. Ricos em proteínas e cálcio. Optar por produtos mais magros. Consumir 3 vezes ao dia.
  • Sexto nível – Manteiga, carnes vermelhas gordas, ricas em gordura e calorias e, doces, açúcares, sal, cereais refinados e refrigerantes, ricos em calorias e pobre em nutrientes. Os alimentos deste nível devem ser consumidos com moderação.
  • Fora da pirâmide – é recomendado o uso de suplementos nutricionais (vitaminas) e a utilização de meia taça de vinho tinto.

Posts Recentes

Alimentação: Base da Vida

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Nuvem de Tags

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA: Imagem de Welcome to all and thank you for your visit por Pixabay

PIRAMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA: Imagem de danilo por Pixabay

PIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRANEA: Imagem de Foto-RaBe por Pixabay

PIRÂMIDE ALIMENTAR FUNCIONAL: Imagem de Angelica Vaihel por Pixabay

PIRÂMIDE ALIMENTAR VEGETARIANA: Imagem de Lars Beulke por Pixabay

PIRÂMIDE ALIMENTAR VEGANA: Imagem de rabzjl por Pixabay

RODA DE ALIMENTOS: Imagem de Dominik & Frederike Schneider por Pixabay


Deixe um comentário