Pirâmide da Dieta Mediterrânea

Pirâmide da

Dieta Mediterrânea

A dieta mediterrânea é uma alimentação que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais e baseia-se nas tradições e sabores da região do Mediterrâneo. Em 2023, ela foi classificada pelo U.S. News and World Report como a melhor dieta no ranking geral. Além desta, também foi vencedora nas seguintes categorias: melhor dieta para uma alimentação saudável, dieta mais fácil de seguir, melhor dieta baseada em vegetais e melhor dieta para diabetes. Ela é considerada nutritiva e deliciosa e o seu consumo está associado a uma variedade de benefícios à saúde.

A pirâmide da dieta mediterrânea é dividida em alimentos que podem ser consumidos semanalmente, diariamente e em cada uma das refeições principais. O consumo de azeite de oliva é considerado benéfico e está incluído no consumo de cada prato principal. Frutas, hortaliças e vinho são considerados alimentos essenciais.

Pirâmide da Dieta Mediterrânea. Pirâmide da Dieta Mediterrânea. https://dietamediterranea.com/piramidedm/piramide_PORTUGUES

A pirâmide coloca na base os alimentos que devem sustentar a dieta e na parte superior, os que devem ser consumidos com moderação. Uma a duas porções por refeição, na forma de pão, cuscuz, arroz, macarrão etc., que devem ser consumidos preferencialmente integrais. Os vegetais devem estar presentes no almoço e no jantar, duas porções em cada uma e pelo menos um dos vegetais deve estar cru. A variedade de texturas e cores proporciona uma diversidade de substâncias antioxidantes e protetoras. Os alimentos em todas as refeições devem ser minimamente processados, frescos e sazonais.

Consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia. Além de beber água, a ingestão de líquidos pode ser completada com chás de ervas com açúcar moderado (ou sem açúcar) e caldos com baixo teor de gordura e sal. O vinho deve ser bebido com moderação e durante as refeições. O vinho é um elemento tradicional da dieta mediterrânea que pode trazer efeitos benéficos para a saúde.

A Dieta Mediterrânea é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Ela representa muito mais do que uma orientação nutricional, rica e saudável. É um estilo de vida equilibrado que inclui receitas, formas de cozinha, costumes, produtos típicos e atividades humanas diversas. Na base de sua pirâmide além de atividade física regular inclui um conjunto de elementos culturais e de estilo de vida incentivando a ter hábitos de vida saudáveis, tais como: descanso adequado, cozinhar, socialização, moderação, convivialidade, sazonalidade e alegria.

Caponata de Berinjela

Caponata é uma entrada simples e apetitosa. É originária da Sicília e existem diversas variações.

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA: Imagem de Foto-RaBe por Pixabay


Deixe um comentário