Molho de Mostarda
A Molho de Mostarda (ou pasta de mostarda) é um molho condimentado amplamente utilizado em diversas preparações em várias parte do mundo e é preparada a partir dos grãos de mostarda, água, vinagre e outros ingredientes, resultando em uma pasta amarelada de sabor levemente picante, adocicado e intenso. Combina muito bem com as carnes bovinas, suínas, aves, peixes, batatas, molhos, vinagretes, sanduíches, queijos. Além da mostarda mais conhecida, de coloração amarela, existe a mostarda preta com sabor mais picante e intenso.
Tipos de Mostarda:
Mostarda Amarela – é a mais popular e é preparada com os grãos de Mostarda branca (Sinapsis alba e Brassica alba), água, vinagre e outros ingredientes. A sua coloração amarelada é adquirida incluindo Cúrcuma na produção. É um condimento versátil que pode ser usado em vários preparos, tais como, molhos, marinadas, carnes, ovos, legumes, saladas, vinagretes e é uma ótima opção para finalização de sanduíches (hamburguer, hot dog etc.).

Mostarda Dijon – é preparada com os grãos marrom, Mostarda parda (Brassica juncea), originária da região da Borgonha, na França. Tem a textura pastosa e um sabor agridoce e picância média. É um bom ingrediente para molhos, carnes e saladas. Combina com carnes frias e cruas, como tartares, rosbifes e carpaccios.
Mostarda l’ancienne – A palavra “l’ancienne” em francês significa “antigo”. É derivada da Mostarda Dijon, feita de forma rudimentar e tradicional, à moda antiga, com sabor mais forte e picante. É produzida na França com sementes de mostarda preta e marrom, vinagre, sal e vinho branco. As sementes são maceradas, o que deixa o molho final mais crocante. É uma ótima opção para marinadas, pois os grãos ajudam na penetração dos sabores da marinada na proteína. Pode ser utilizada em diversas preparações, tais como carnes grelhadas, molho para saladas, massas, risotos, legumes, sanduíches com embutidos e carnes defumadas. Geralmente tem um preço um pouco mais elevado.
Mostarda Escura – é preparada com o mesmo grão da mostarda Dijon, mas tem uma coloração diferente devido a outros ingredientes: vinagre, curry, raiz forte, açúcar caramelizado, pimenta. Tem o sabor marcante e picante. É típico da culinária europeia, especialmente Alemanha, Áustria e Holanda. É muito utilizada para acompanhar carnes com sabor mais forte, como as de porco e é uma ótima opção para as saladas.
Molho de Mostarda e Mel
Tem sua origem incerta. No Egito antigo era comum misturar mel à mostarda para diminuir a intensidade de sabor da mostarda. Existem documentos que comprovam que a mostarda e mel era uma combinação muito usada na Roma Antiga.
Filé de Frango ao Molho de Pimenta Rosa
É um prato delicioso e muito fácil de preparar. O filé é assado embalado em papel alumínio e depois dourado no forno. O molho é preparado com vinho branco, leite de coco, mostarda e pimenta rosa.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Saiba Mais:
Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Molho de Mostarda
Posts Recentes
Temperando
- Baharat
- Gremolata
- Como Usar os Condimentos
- Tempero Baiano
- Zaatar
- Pimenta Síria
- Ervas Finas
- Curry
- Sal de Gergelim
- Quatro Especiarias Francesa
- Cinco Especiarias Chinesa
- Conserva em Gordura
- Conserva Fermentada
- Picles
- Relish
- Chutney
- Conservas Aromáticas
- Molhos Condimentados
- Molho de Pimenta
- Tarê e Teriyaki
- Molho de Ostra
- Molho de Peixe – Nam pla
- Molho Inglês
- Molho de Soja – Shoyu
- Vinagrete
- Maionese
- Ketchup
- Molho de Mostarda
- Óleos e Vinagres Aromatizados
- Vinagre

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
BARRETO, R. L. P. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Editora Senac São Paulo,
CLEAVER, J. et al. Garde Manger: a arte e o ofício da cozinha fria. 4. ed. São Paulo, 2014.
FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.
KINDERSLEY, Dorling. O grande livro dos ingredientes. São Paulo: Publifolha, 2011.
SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.


