Molho de Pimenta
O Molho de Pimenta é um molho condimentado picante e apreciado em todo o mundo, sendo bastante popular nas culinárias dos países de clima quente. Na cozinha mexicana é um acompanhamento dos tacos, burritos e outros pratos tradicionais. Na Ásia, especialmente China e Tailândia, o molho de pimenta é utilizado nas receitas de curry, sopas e frituras. Nos Estados Unidos é aspergido sobre a pizza e incorporado em pratos do Sul, como frango frito. No Brasil, é comum encontrar o molho de pimenta como acompanhamento de petiscos em bares e para temperar carnes e peixes, além de ser incluído em diversos pratos típicos, tais como: feijoada, vatapá, acarajé, molhos para churrasco, carne seca com abóbora, entre outros

Os molhos são preparados com pimentas ardidas (costuma-se misturar mais de um tipo de pimenta), vinagre, azeite, sal e água. A mistura de tipos de pimentas diferentes, resultam em molhos com mais ardência, mas que agregam mais sabor. Pode-se ainda acrescentar açúcar, alho e especiarias (canela, noz moscada, louro, cravo etc.). Os ingredientes são batidos no liquidificador ou processador e depois passam por uma etapa de cozimento (refogar). Existem algumas receitas que incluem tomate, cenoura, cebola, salsa, coentro e/ou orégano. É muito versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações. Pode ser aspergido diretamente sobre os pratos prontos, adicionando um toque de picância ou incluir nas marinadas de carnes e peixes ou ainda misturar em molhos, massas, ensopados, frituras, churrasco, petiscos e até em sobremesas e bebidas. Como existe mais de uma espécie de pimenta, pode-se preparar diversos tipos de molhos, dos mais picante aos mais leves. Alguns tipos de pimentas foram citados anteriormente na página Especiarias.
Bloody Mary
É uma bebida clássica e sofisticada que combina vodica com suco de tomate e uma mistura de temperos e condimentos. O resultado é um coquetel refrescante, picante e delicioso.
Kimchi – Conserva de Acelga
É um condimento, um prato tradicional coreano, uma conserva de hortaliças fermentadas, salgada e picante, que é considerado a base da alimentação dos coreanos.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Saiba Mais:
Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Molho de Pimenta
Posts Recentes
Temperando
- Baharat
- Gremolata
- Como Usar os Condimentos
- Tempero Baiano
- Zaatar
- Pimenta Síria
- Ervas Finas
- Curry
- Sal de Gergelim
- Quatro Especiarias Francesa
- Cinco Especiarias Chinesa
- Conserva em Gordura
- Conserva Fermentada
- Picles
- Relish
- Chutney
- Conservas Aromáticas
- Molhos Condimentados
- Molho de Pimenta
- Tarê e Teriyaki
- Molho de Ostra
- Molho de Peixe – Nam pla
- Molho Inglês
- Molho de Soja – Shoyu
- Vinagrete
- Maionese
- Ketchup
- Molho de Mostarda
- Óleos e Vinagres Aromatizados
- Vinagre

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
BARRETO, R. L. P. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Editora Senac São Paulo,
CLEAVER, J. et al. Garde Manger: a arte e o ofício da cozinha fria. 4. ed. São Paulo, 2014.
FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.
KINDERSLEY, Dorling. O grande livro dos ingredientes. São Paulo: Publifolha, 2011.
SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.


