Chutney

O Chutney é um molho, utilizado como condimento, que é preparado com frutas, vegetais, vinagre, açúcar, ervas e especiarias. Apresenta textura espessa, com sabor agridoce e picante (suave ou forte). Sua origem é indiana, surgiu por volta dos anos 500 a.C. como uma técnica de conservação de alimentos. Essa técnica foi adotada pelos romanos e em 1600 foram utilizadas pela França e Inglaterra que introduziram em suas colônias na Austrália e América.

O chutney era um dos condimentos mais populares na Índia e no século XVIII, os ingleses que tinham diversas colônias na região, exportaram o chutney para o ocidente, tornando-se muito popular também na Inglaterra. Por volta de 1780, houve um crescimento do consumo do produto na Inglaterra, onde era consumido como um petisco e acompanhamento de carnes. Nesse período, foi lançado a primeira marca de chutney, a Major’s Grey. Na Índia, é servido em quase todas as refeições.

Chutney. Imagem de Andreas Göllner por Pixabay

O chutney originalmente era feito com frutas frescas, pimentas, ervas, especiarias, vinagre ou suco de tamarindo e açúcar, que eram socados em um pilão até a formação de uma pasta. Até hoje possui característica agridoce e, normalmente, uma fruta serve como base. A mais comum é a manga, mas também pode-se usar tomate, melão, maçã e abacaxi. Existem versões extremamente picantes.

Os ingredientes mais comuns da maioria dos chutney são as frutas e/ou vegetais, a pimenta malagueta (e/ou outras), açúcar (ou mel), sal, alho, cebola, vinagre, gengibre, canela, cominho, coentro, entre outras especiarias. Pode ser utilizado como acompanhamento de diversos alimentos, como carnes, frango grelhado, queijos, pães, saladas, sanduíches, embutidos e defumados. Pode ainda servir como petisco com torradas, pães e queijos especiais, como queijo Brie.

O Chutney pode ser preparado pouco tempo antes do consumo.

Alguns Chutneys tradicionais:

Chutney de Tomate – geralmente é preparado com tomate, cebola, gengibre, vinagre, pimenta, açúcar, e especiarias, entre elas, cravo e canela. Pode acompanhar carnes, aves, sanduíches ou como petisco.

Chutney de Manga – geralmente é preparado com manga, pimentão, pimenta (malagueta ou dedo de moça), vinagre, açúcar, gengibre e especiarias, entre elas o curry ou garam masala. Pode acompanhar carnes (boi, porco, cordeiro) quentes ou frias, aves, magret (peito de pato), embutidos e queijos ou como petisco.

Chutney de Abacaxi – geralmente é preparado com abacaxi, maçã, pimentão, cebola, pimenta (malagueta ou dedo de moça), vinagre, açúcar, gengibre e especiarias. Pode acompanhar carnes suínas, aves, queijos ou como petisco.

Chutney de Manga Doce

É um molho, utilizado como condimento, de origem indiana, mas muito apreciado na culinária coreana. É a combinação perfeita de sabor agridoce. Seu sabor levemente picante e o aroma perfeito das especiarias harmonizam perfeitamente com diversos pratos.

Chutney de Abacaxi

É perfeito para acompanhar os mais variados pratos, tais como aves, carnes suínas, queijos, pães, saladas, sanduíches e mais. Ele pode ser servido como entrada, acompanhamento ou guarnição, lanches e petiscos. Na cozinha indiana o Chutney de Abacaxi é servido com o Frango Tandoori.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Chutney

Posts Recentes

Temperando

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário