Curry
Sinônimo: Caril, Cari, Carê (comunidades nipônicas)
Origem: asiática, possivelmente indiana. O nome se origina do tâmil kari, um tipo de molho.
Composição: os ingredientes variam muito, dependendo da receita desejada. Os principais são: Pimenta do reino preta moída (a pimenta do reino branca quase nunca é utilizada), Pimenta calabresa ou Pimenta Malagueta (controla a ardência do curry), Canela em pó, Cravo em pó, Cardamomo em pó, Semente de Coentro levemente torrada e moída (um dos ingredientes mais importante), Cominho em pó, Folhas de Murraya koenigii (karipatta ou árvore de caril ou folhas de curry), feno grego (torrado e moído, gengibre (seco ou ralado); cúrcuma (utilizado para dar cor), e outros ingredientes que são utilizados raramente como macis, Pimenta da Jamaica, Noz moscada, Mostarda em grãos, lentilhas e sementes de papoula. Todos estes ingredientes podem ou não estar incluídos

Características: é uma combinação de condimentos bastante utilizada na Índia, que se espalhou por toda a Ásia e em seguida, pelo resto do mundo. O curry indiano é muito complexo e existem centenas de variantes, de acordo com o tipo de preparação a ser aromatizada (devido à complexidade da cozinha indiana). Como a Índia é um país praticamente vegetariano, o curry possibilitou a transformação de preparações com vegetais em pratos muito atraentes e saborosos. Ao contrário do Ocidente, que adquire as misturas de curry prontas, na Índia e em outros países asiáticos, o curry é produzido na hora da preparação das receitas, como exemplo temos o “Khao Soi”, um prato popular do norte da Tailândia. O Curry pode ser preparado na forma em pó ou em pasta. Encontra-se diversos tipos de curry prontos nos mercados.
Uso na Gastronomia: infinitos, dependendo do principal item a ser preparado.

Khao Soi
É é um prato popular do norte da Tailândia, da região de Chiang Mai. É uma sopa de macarrão de ovo à base de trigo com caldo de curry e leite de coco. Usualmente é feito com frango ou carne bovina e coberto com macarrão frito crocante.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Saiba Mais:
Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Curry
Posts Recentes
Temperando
- Baharat
- Gremolata
- Como Usar os Condimentos
- Tempero Baiano
- Zaatar
- Pimenta Síria
- Ervas Finas
- Curry
- Sal de Gergelim
- Quatro Especiarias Francesa
- Cinco Especiarias Chinesa
- Conserva em Gordura
- Conserva Fermentada
- Picles
- Relish
- Chutney
- Conservas Aromáticas
- Molhos Condimentados
- Molho de Pimenta
- Tarê e Teriyaki
- Molho de Ostra
- Molho de Peixe – Nam pla
- Molho Inglês
- Molho de Soja – Shoyu
- Vinagrete
- Maionese
- Ketchup
- Molho de Mostarda
- Óleos e Vinagres Aromatizados
- Vinagre

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
BARRETO, R. L. P. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Editora Senac São Paulo,
CLEAVER, J. et al. Garde Manger: a arte e o ofício da cozinha fria. 4. ed. São Paulo, 2014.
FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.
KINDERSLEY, Dorling. O grande livro dos ingredientes. São Paulo: Publifolha, 2011.
SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
