Tendências e Movimentos Contemporâneos

Tendências e Movimentos

Contemporâneos

Para entendermos um pouco mais sobre os conceitos contemporâneos, precisamos voltar no tempo e refletir sobre os novos processos criativos que surgiram dentro da gastronomia, analisando o conceito de criatividade.

Novos conceitos da Cozinha atual:

  • A gastronomia deve ser conhecida e pensada;
  • Ela é viva e se renova a cada dia, acompanhando as demandas dos comensais;
  • É um mercado que avança e que ganha espaço atualmente;
  • Não é uma profissão intuitiva ou copiada.

Mais que tendências, há certos movimentos que podem ser considerados quase uma filosofia de vida. Estilos gastronômicos como slow food, fusion food, cozinha de terroir, entre outros, fazem parte da chamada cozinha contemporânea. O alimento é símbolo de poder. Ele interage, afina e agrega as pessoas. Cuida e serve para manter nossa saúde. É preciso entender bem estes conceitos, formalizando uma cultura capaz de decidir pelo bem comer. Mesmo assim, o consumo de produtos industrializados e fast-foods estão presentes em nossa sociedade de consumo. É preciso estabelecer um conhecimento de base nas escolas para que todos percebam a grande máxima na relação do homem com o ingrediente: “Somos aquilo que comemos”.

Movimentos de preservação de cultura alimentar protegem a saúde, os hábitos alimentares e as origens, auxiliando na alimentação saudável e responsável do ser humano. Atualmente, existe uma enorme preocupação com a futura extinção de nossos recursos naturais. Desta forma, a maior tendência de todas no momento, é de se fazer uma gastronomia responsável, sustentável e preocupada em estabelecer a saúde dos comensais, independentemente do movimento.

Abaixo segue a relação das principais tendências gastronômicas contemporâneos. Explicarei sobre cada uma delas nos próximos posts.

Fast Food

Significa “comida rápida”. É a alimentação direcionada para as pessoas que não dispõem de muito tempo para fazer a suas refeições. Para obter agilidade no preparo destes alimentos é instituído a padronização e mecanização dos processos.

Cozinha Autoral

É a criatividade e criação de cada cozinheiro na montagem de novos sabores e harmonizações.

Fusion Food

A cozinha fusão atende aos movimentos globais de informações instantâneas e de trocas realizadas no mundo. Técnicas e ingredientes de diferentes partes do mundo se misturam.

Gastronomia Molecular

Abre espaço dentro das cozinhas modernas para que os mestres em química possam realizar suas alquimias, normatizando releituras de pratos clássicos, que surpreendentemente são provados e absorvidos em segundos – esferificados ou espumados.

Minimalismo

Oferece diferentes miniporções ao comensal que passa a ter crítica e sensibilidade.

Antropoentomofagia

Consiste no consumo humano de insetos como fonte alimentar. É atualmente tanto bem aceita como rejeitada, dependendo da região do planeta.

Slow Food

Valorização dos produtos locais e das atividades como reciclagem, sustentabilidade e biossistema. É a cozinha responsável que luta contra a escassez dos recursos naturais.

Cozinha do Terroir

Retorno à culinária tradicional, aos sabores esquecidos dos produtos da terra, mais rusticidade. Observar a origem e recriá-la em seu estilo de cozinha.

Regionalismo

A gastronomia regional busca valorizar a culinária local, os ingredientes, a forma como são cultivados e consumidos, bem como os produtores locais.

Vegetarianismo

Regime alimentar no qual não se consome carne provinda de qualquer ser vivo ou de produtos oriundo deles, como ovos, leite e seus derivados. Porém, este hábito alimentar se apresenta de formas diferentes entre seus adeptos.

Dietas Especiais

Pessoas com doenças crônicas como hipertensão, obesidade, diabetes etc. tem a necessidade de manter uma dieta especial. As orientações alimentares para estes casos, são apenas restritivas e cabe a cozinha contemporânea torná-las mais atrativas e saborosas.

Novas Dinâmicas e Tecnologias

A tecnologia e a inovação contemporânea avança e a cada dia surgem novos alimentos, como a comida em cápsulas, os ingredientes modificados geneticamente e os alimentos criados em laboratórios.

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA: Imagem de timur saglambilek por Pexels

FAST FOOD: Imagem de Pexels por Pixabay

COZINHA AUTORAL: Imagem de elevate por Pexels

FUSION FOOD: Imagem de Adriana Tenchini.

GASTRONOMIA MOLECULAR: Imagem de Lounis Aissaoui por Pixabay

MINIMALISMO: Imagem de Sandhaase por Pixabay

ANTROPOENTOMOFAGIA: Imagem de Ada Quintana por Pixabay

SLOW FOOD: Imagem de one hundred seventy five por Pixabay

COZINHA DO TERROIR: Imagem de jean-marc-tze por Pixabay

REGIONALISMO: Imagem de jean-marc-tze por Pixabay

VEGETARIANISMO: Imagem de ригорий Калюжный por Pixabay

DIETAS ESPECIAIS: Leite de Soja. Imagem de bigfatcat por Pixabay

NOVAS DINÂMICAS E TECNOLOGIAS: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Deixe um comentário