
O Brasão de Coimbra
Segunda, 12 de Setembro de 1881 – Página 281 do Livro Físico
No primeiro dia letivo, Carlão aproveita para explicar sobre a história da sua amada UC – Universidade de Coimbra. O texto começa a partir da frase que está na página 281 do livro Amor além do Tempo: “Eles se despedem e Gustavo encaminha até a sala dos capelos, que é toda decorada em vermelho e dourado, as cores do Brasão de Coimbra.”
— O Brasão de nossa linda cidade representa uma mulher jovem coroada, como se estivesse saindo de um cálice, tendo do lado esquerdo um dragão verde e do lado direito um leão de ouro. Ah! É daí que foi escolhido o nome de nossa Rés publica, Leão Dourado – Carlão ri alto e após uns minutos continua. — Então… o que achas? Quem é esta donzela em nosso brasão?
— Por tudo que me contaste, presumo que seja a Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra. – Responde Gustavo.
— Estás enganado. Mas não se preocupe, muitos cometem este erro – Carlão novamente começa a rir, antes de prosseguir no relato. — Segundo uma lenda, a explicação é outra. Queres saber?
— Claro, me conte.
— Então… a história é antiga. O rei bárbaro dos Alanos, Ataces, que usava na sua bandeira um leão dourado, atacou e destruiu a cidade de Conimbriga, que era governada por Hermenerico, rei dos Suervos, que tinha como emblema a serpente verde. Ataces construiu uma nova cidade nas margens do Mondego, a atual Coimbra. Hermenerico em busca de vingança, atacou Ataces e novamente foi vencido. Em busca definitiva de paz, Hermenerico consentiu no casamento de sua filha, a Princesa Cindazunda, com o antigo inimigo, Ataces.
— Que bonita história! – diz Gustavo.
— Sim. Então, o Brasão apresenta no meio a Princesa Cindazunda, o cálice simboliza o casamento, o leão dourado, o rei Ataces e o dragão verde, o rei Hermenerico.
Páginas Perdidas
Um único livro, ás vezes, não é capaz de descrever em detalhes todos os momentos, lugares, personagens que viveram nessa história. Se você já leu, “Amor Além do Tempo“, talvez o seu coração sentiu vontade de saber mais sobre a história ou de que ela nunca acabasse. Pode ser que você nunca tenha lido, mas está curioso para saber o que lhe aguarda a cada virada de página… Sendo assim, apresento a vocês as PÁGINAS PERDIDAS do livro “Amor Além do Tempo”, basta escolher por onde gostaria de começar sua viagem no tempo.
- Brasão de Coimbra
- Sala dos Capelos Coimbra
- Universidade de Coimbra
- Jovens Leão Dourado
- Leão Dourado – Coimbra
- A Quinta das Lágrimas
- O Milagre das Rosas
- Passeio por Coimbra
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS: Adriana Tenchini
