Página 279 – Quinta, 08 de Setembro de 1881

COMPORTAMENTO E PENSAMENTOS DOS JOVENS NO PERÍODO DO ROMANTISMO – SÉCULO 19

Inspirado pelo Espírito João Pedro

Quinta, 08 de Setembro de 1881- Página 279 do Livro Físico

O texto começa a partir da frase que está na página 279 do livro Amor além do Tempo: “O rapaz está feliz com toda a atenção recebida, se sentindo muito importante. Os jovens da Leão Dourado estão sendo sinceros com os carinhos e o incentivo a Tobias.”

Estes jovens são o reflexo de um mundo em mudança, principalmente na Europa. No século anterior (século 18) aconteceram grandes revoluções em todos os contextos: científico, cultural e artístico.

A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século atual como um período de ascensão e busca do conhecimento – seja ele científico ou artístico – por um grande público. As nações criaram instituições que buscavam o desenvolvimento de estudos em prol da ciência e das diversas áreas do saber. A Universidade de Coimbra é um exemplo disso: Uma instituição de ensino aberto a todos que queiram aprender.

Os homens, com o conhecimento nas mãos, tornaram-se mais questionadores, mais críticos. Eles discutem sobre tudo; e querem mudar toda a ordem vigente. Estão cansados da estagnação do espírito humano.

O mundo vive num ritmo frenético devido a sociedade industrial. Estão todos juntos se movimentando em uma grande engrenagem, mas se sentem sozinhos, perdidos. É preciso dar mais valor e mais amor ao indivíduo, incluindo nós mesmos. Essa é a visão do movimento Romântico que surgiu.

Os rapazes da Leão Dourado representam os jovens da Era do Romantismo, que querem viver a vida bucolicamente[1]. Eles se preocupam mais com o ser, com o indivíduo, sendo claramente contra a opressão sofrida pelas camadas populares. Os jovens querem mais liberdade, mais fraternidade. São adeptos do amor em todas as suas formas, valorizam o sentimento, a emoção e expressam isso claramente em suas poesias, músicas e no comportamento.

Os estudantes de Coimbra se encaixam perfeitamente no quadro pintado por este Romantismo, que apoia e estimula a ideia do estudante boêmio, poeta, músico e idealista. Debaixo da capa e da batina dos estudantes da UC, pulsa o coração e floresce a alma dos que sonham e dos que se embebedam de saber.


[1] Bucólico – significa campestre, rural, gracioso. Refere-se à natureza e às belas paisagens do campo. O Bucolismo é um gênero literário poético em que os autores exaltam a vida no campo, a simplicidade e ingenuidade dos costumes, a tranquilidade e riqueza do contato com a natureza, e os hábitos peculiares dos pastores.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Páginas Perdidas

Um único livro, ás vezes, não é capaz de descrever em detalhes todos os momentos, lugares, personagens que viveram nessa história. Se você já leu, “Amor Além do Tempo”, talvez o seu coração sentiu vontade de saber mais sobre a história ou de que ela nunca acabasse. Pode ser que você nunca tenha lido, mas está curioso para saber o que lhe aguarda a cada virada de página… Sendo assim, apresento a vocês as PÁGINAS PERDIDAS do livro “Amor Além do Tempo”, basta escolher por onde gostaria de começar sua viagem no tempo.

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Índice Posts – Livros

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

%d blogueiros gostam disto: