Maionese

A Maionese é um molho condimentado preparado com ovos, óleo vegetal e um líquido ácido, geralmente vinagre ou suco de limão. A maionese é uma emulsão, mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, que não se misturam e mantêm as suas características distintas após serem combinados. Para formar uma emulsão estável que permaneça homogênea mesmo após algum tempo, é necessário um ingrediente emulsionante (gema de ovo ou mostarda).

Imagem Adriana Tenchini

Quanto a sua origem existem contradições. Segundo a versão francesa, a maionese foi uma invenção do chef francês do Duque de Richelieu em 1756. Enquanto o Duque derrotava as forças britânicas no porto de Mahon (atual ilha espanhola de Minorca), o chef preparava um banquete, porém, não tinha creme de leite. Neste caso, ele improvisou um molho com ovos e azeite e o batizou de “mahonese” em homenagem a vitória do Duque. Já a versão espanhola conta que a maionese era uma receita que já existia na Espanha e que o chef francês aprendeu a preparação com a população local. Existe ainda uma outra teoria de que a maionese é uma derivação do molho Aioli (combinação de alho e óleo) e existe desde a época de Plínio (escritor da Antiga Roma) que a publicou no século I.

Apesar das incertezas de sua origem, o molho maionese ganhou destaque com o chef francês Carême (1784-1833). Ele tornou o molho mais leve trocando o azeite por óleo vegetal de sabor neutro e mais fácil de emulsionar substituindo os ovos pelas gemas. Em 1912, um alemão radicado nos Estados Unidos, Richard Hellmann abriu a primeira fábrica da Hellmann’s.

A maionese é largamente utilizada na finalização de sanduíches, mas também pode ser utilizada em diversos pratos, tais como: saladas, vegetais, carnes, massas, tortas e até bolos.

Macarronese

É uma salada feito à base de macarrão e molho de maionese. Sua origem é brasileira e segundo alguns dizem (não se tem certeza da veracidade), a receita surgiu quando um cozinheiro resolveu acrescentar maionese ao macarrão para dar mais cremosidade.

Molho Tártaro

É origem francesa muito consumido nos países de língua inglesa. O molho tártaro era servido no início do século XX como um acompanhamento
do “steak tartare”.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Maionese

Posts Recentes

Temperando

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário