Relish
O Relish é um molho, utilizado como condimento, que é preparado com frutas, vegetais, vinagre, açúcar, ervas e especiarias. Apresenta textura grossa, o sabor varia de acordo com os ingredientes utilizados, podendo ser levemente doce, picante ou ácido. Sua origem é inglesa. A palavra Relish surgiu pela primeira vez em 1798 na Inglaterra derivada da palavra do velho francês Res, que significa restante. Foi criado como uma técnica de conservação de alimentos. O Relish é muito popular nos Estados Unidos, em especial o de pepino adocicado, que é muito utilizado no cachorro-quente ou hamburguer.
Os ingredientes mais comuns nos relishs são os legumes (pepino, milho, pimentão, tomate, cebola) e/ou frutas, vinagre, açúcar, pimentas, ervas (como endro) e especiarias (como grãos de mostarda, cúrcuma e outros). Pode ser utilizado como acompanhamento de diversos alimentos, como sanduíches (hamburguer, cachorro-quente), saladas, tábuas de frios, salsicha, linguiça, salada de batatas, frutos do mar (como ostras), peixe (empanado ou com batatas fritas), Frango (empanado ou nuggets).

O Relish tem que repousar por alguns dias antes de ser consumido.
Alguns Relish tradicionais:
Giardiniera ou Sottaceti – é uma receita italiana, preparada com pimentão, salsão, cebola, cenoura, couve-flor, pepino, vinagre de vinho branco, açúcar e especiarias. Existe uma versão com pedaços grandes de vegetais.
Relish Chow Chow – típico da região sul dos Estados Unidos. É preparado com pimentão verde e/ou vermelho, tomates verdes, cebolas, repolho, vinagre de maçã, açúcar e especiarias, entre elas, grãos de mostarda, pápricas, sementes de salsão, gengibre, açafrão e açúcar. Este molho é servido geralmente com sanduíches e feijões cozidos.
Relish de Pepino (Sweet relish) – geralmente é preparado com pepinos, pimentão verde ou vermelho, cebolas, açúcar, vinagre de maçã ou vinagre de vinho branco e especiarias, entre elas, grãos de mostarda, sementes de salsão, cúrcuma, flocos de pimenta vermelha.
Relish de mini pepinos (Gherkin relish) – semelhante a receitas de relish de pepino (Sweet relish), mas é preparada com mini pepinos com adição de mostarda amarela.
Relish com endro (Dill relish) – geralmente é preparado com pepino ou mini pepinos, pimenta=ão verde ou vermelho, cebolas, vinagre de maçã ou vinagre de vinho branco, açúcar e especiarias, entre elas, endro, sementes de mostarda, cúrcuma.
Relish de pimentão e/ou cebola (Red relish) – geralmente é preparado com pimentão vermelho, cebola roxa, vinagre de vinho tinto, açúcar branco ou mascavo e especiarias, entre elas, alho, pimenta vermelha, gengibre.
Relish de tomate (Tomato relish) – geralmente é preparado com tomate, pimenta vermelha, cebola, alho, vinagre de vinho tinto, açúcar e especiarias.
Picalilli – é uma receita britânica, preparada com couve-flor, cebola, vagem, alho, mostarda em pó, semente de coentro, açafrão, gengibre, vinagre de maçã, açúcar e sal. É servido com sanduíches, presunto, queijo cheddar, torta de carne de porco e joelho de porco.
Relish de milho (Corn relish) – geralmente é preparado com milho, pimentão verde e vermelho, cebola, cenoura, vinagre de vinho tinto, açúcar branco ou mascavo e especiarias, entre elas, grãos de mostarda, sementes de salsão, cúrcuma, flocos de pimenta vermelha.
Sunomono
É uma deliciosa conserva de pepino agridoce. Na cozinha japonesa é servida como entrada nas refeições ou como acompanhamento de outros pratos japoneses, incluindo o sushi e o sashimi.
Gari – Conserva de Gengibre
É uma conserva de vegetais muito utilizada na gastronomia japonesa. Seu sabor se alterna entre o doce, o azedo e o picante. É comum servi-lo acompanhando o sushi ou sashimi.
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Saiba Mais:
Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Relish
Posts Recentes
Temperando
- Baharat
- Gremolata
- Como Usar os Condimentos
- Tempero Baiano
- Zaatar
- Pimenta Síria
- Ervas Finas
- Curry
- Sal de Gergelim
- Quatro Especiarias Francesa
- Cinco Especiarias Chinesa
- Conserva em Gordura
- Conserva Fermentada
- Picles
- Relish
- Chutney
- Conservas Aromáticas
- Molhos Condimentados
- Molho de Pimenta
- Tarê e Teriyaki
- Molho de Ostra
- Molho de Peixe – Nam pla
- Molho Inglês
- Molho de Soja – Shoyu
- Vinagrete
- Maionese
- Ketchup
- Molho de Mostarda
- Óleos e Vinagres Aromatizados
- Vinagre

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
BARRETO, R. L. P. Passaporte para o sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Editora Senac São Paulo,
CLEAVER, J. et al. Garde Manger: a arte e o ofício da cozinha fria. 4. ed. São Paulo, 2014.
FLANDRIN, J.; MONTANARI, M. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.
KINDERSLEY, Dorling. O grande livro dos ingredientes. São Paulo: Publifolha, 2011.
SEBESS, M. Técnicas de cozinha profissional. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.

