
SALA DOS CAPELOS – UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Domingo, 14 de Agosto de 1881 – Página 281 do Livro Físico
No primeiro dia letivo, Carlão aproveita para explicar sobre a história da sua amada UC – Universidade de Coimbra. O texto começa a partir da frase que está na página 281 do livro Amor além do Tempo: “Eles se despedem e Gustavo encaminha até a sala dos capelos, que é toda decorada em vermelho e dourado, as cores do Brasão de Coimbra.”
Carlão explicou a ele que nesta sala são realizadas as cerimônias mais importantes da vida acadêmica, como a abertura solene das aulas, a defesa de tese, o doutoramento solene – Honoris Causa –, a imposição das insígnias doutorais e a investidura do reitor. É na Sala dos Capelos que, após a apresentação da tese e a aprovação, o estudante solicita ao Reitor da Universidade as insígnias doutorais, que contam com a Borla e o Capelo, chapéu e capa, respectivamente.
Carlão explicou anteriormente sobre os rituais de Imposição de Insígnias Doutorais e os Doutoramentos Solenes, os Honoris Causa. Segundo o rapaz, estes rituais têm início com a indicação do doutor que receberá as insígnias, o que deve ser previamente aprovado pela congregação da Faculdade. Os padrinhos, que são os lentes da casa, são as testemunhas que atestam os feitos acadêmicos, justificando e legitimando o ingresso simbólico na academia. Os dois rituais são idênticos, com a diferença que na Imposição das Insígnias, os requerentes já possuem o título acadêmico de Doutor.
Os grandes passos compreendem a preparação do espaço com a aposição de ramos de folha de louro, que é símbolo de consagração e de poder, como nas coroas dos césares. Na sala dos Capelos, é colocado um cortinado com a cor do curso que imporá as insígnias e cadeiras para os participantes.
O ritual começa na Biblioteca Joanina. Os requerentes, padrinhos e oradores, ao som de uma Charamela[1], seguem em direção à Sala dos Capelos. Todos com suas batinas e capas. Os Lentes usam sobre a cabeça a Borla e sobre a capa o Capelo (pequena capa), ambos nas cores do seu curso. A Borla e o Capelo são confeccionados por seda e bordado com linha de seda e levam cerca de um ano para ser concluído. Os bordados relacionam-se a símbolos de fartura e poder. Os requerentes usam somente o Capelo sobre sua capa, a Borla será recebida ao final do ritual.
O cortejo se acomoda na Sala dos Capelos, é feita uma oração e uma saudação inicial é dirigida ao Reitor por parte dos doutores mais antigos. Em seguida discorre uma sequência de discursos no qual são destacadas as qualidades acadêmicas de cada candidato requerente. Após o último pronunciamento, cada requerente separadamente se encaminha até o Reitor, que o espera de pé a frente de todos.
O Reitor indaga, em latim, ao requerente: “Quid petis?”, que também respondeu em latim: “Gradum doctoratus in… (nome do curso)”. Em seguida, o Reitor impõe a Borla sobre a cabeça do requerente, a conferir-lhe a investidura, recebendo o requerente, que já usava o Capelo desde o início da solenidade, a Borla e o anel.
Em seguida, os agora doutores instituídos, seguem para a cerimônia do abraço, que é a oportunidade de serem abraçados por todos os membros do colégio doutoral, simbolizando a acolhida pela comunidade acadêmica. Após, os novos doutores sentam-se por breves momentos, junto aos demais doutores, a ocupar simbolicamente o seu lugar no conjunto doutoral, entre o Reitor e Decano do Curso ao qual pertence.
Encerrada a sessão, o cortejo é montado novamente, retirando-se da Sala dos Capelos e seguindo para o Senado da Universidade, onde recebem das mãos do Reitor, o diploma de Doutoramento. O ritual é acompanhado por familiares.
[1] Charamela – Grupo de instrumentos de sopro, sob a direção de um maestro, que toca músicas específicas para a condução dos lentes até a Sala dos Capelos e para atuar entre as diversas fases do ritual, a substituir as palmas depois dos discursos da solenidade.
Páginas Perdidas
Um único livro, ás vezes, não é capaz de descrever em detalhes todos os momentos, lugares, personagens que viveram nessa história. Se você já leu, “Amor Além do Tempo“, talvez o seu coração sentiu vontade de saber mais sobre a história ou de que ela nunca acabasse. Pode ser que você nunca tenha lido, mas está curioso para saber o que lhe aguarda a cada virada de página… Sendo assim, apresento a vocês as PÁGINAS PERDIDAS do livro “Amor Além do Tempo”, basta escolher por onde gostaria de começar sua viagem no tempo.
- Brasão de Coimbra
- Sala dos Capelos Coimbra
- Universidade de Coimbra
- Jovens Leão Dourado
- Leão Dourado – Coimbra
- A Quinta das Lágrimas
- O Milagre das Rosas
- Passeio por Coimbra
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Índice Posts
Amor Além do Tempo
- A Autora
- A Quinta das Lágrimas
- A Terapeuta
- Amor Além do Tempo
- Brasão de Coimbra
- Ebook – Amor Além do Tempo
- Fotos e Eventos – Amor Além do Tempo
- Jovens Leão Dourado
- Leão Dourado – Coimbra
- Leitores – Amor Além do Tempo
- Livro Físico – Amor Além do Tempo
- O Milagre das Rosas
- Passeio por Coimbra
- Posfácio – Amor Além do Tempo
- Prefácio – Amor Além do Tempo
- Publicação do meu Primeiro Livro
- Quem sou eu. Uma trajetória de vida.
- Sala dos Capelos Coimbra
- Sinopse – Amor Além do Tempo
- Universidade de Coimbra
- Vídeo – Lançamento Livro “Amor Além do Tempo”
- Vídeo – Teaser Livro “Amor Além do Tempo”
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS: Adriana Tenchini
