
HISTÓRIA, DETALHES E DECORAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, UMAS DAS PRIMEIRAS DO MUNDO
Domingo, 14 de Agosto de 1881 – Página 280 do Livro Físico
No primeiro dia letivo, Carlão segue mais cedo junto com Gustavo para ajudá-lo a se localizar na UC – Universidade de Coimbra – e aproveita para relatar a história e os detalhes interessantes ao amigo. O texto começa a partir da frase que está na página 280 do livro Amor além do Tempo: “Hoje Tobias não pode ir, é somente para alunos. No caminho, Carlão vai contando a história da Universidade.”
— Ela foi fundada em 1290, em Lisboa, pelo Rei D. Diniz e durante seus três primeiros séculos de vida, saltitou entre Coimbra e Lisboa, sendo definitivamente instalada aqui, em 1537, pelo Rei D. João III, no lugar do Paço Real medieval.
Eles chegam na entrada e Carlão diz:
— Essa é a Porta Férrea, por ela adentramos na UC. Olhe como é linda. Presta atenção em todos os seus detalhes. Em cada um de seus portais encontramos as representações das quatro faculdades originais: Teologia, Medicina, Leis e Cânones. Além disso, temos duas esculturas das figuras principais de nossa instituição. O Rei D. Diniz, que fundou a UC e o Rei D. João III, que a trouxe para Coimbra. Ali no alto podes ver a figura da Sapiência, representada por Minerva, deusa romana do saber.
Eles caminham por dentro do arco da porta férrea e Carlão continua contando:
— No passado, sob esta porta, os veteranos recebiam os caloiros com humilhações através de canelões, palmatoadas e pastadas no corpo e na cabeça, porém, a Universidade interveio, proibindo.
Eles atravessam todo o arco, chegando em um espaço amplo com um belo jardim e Carlão, como sempre teatralmente, reverencia a instituição e depois rodando com os braços para o ar, como que apresentando toda o espaço, diz a Gustavo:
— Chegamos! Esta é a Universidade de Coimbra, testemunho vivo de séculos de saber. Ela é a primeira universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Aqui temos o que de melhor Portugal pode oferecer nos campos das ciências, artes, letras e conhecimento como um todo. Nela já passaram estudantes de várias nações e grandes vultos da nossa história como por exemplo, Camões. Á direita, na fachada principal, temos a Via Latina, que é a nossa Faculdade de Direito. Seu nome deriva do Latim, que era a língua oficial de estudos até a Reforma Pombalina de 1772. A partir desta época se instituiu o Português como língua oficial.
Carlão em seguida aponta para uma torre a frente dizendo:
— Aquela é a “Cabra”, o sino é nosso marcador de tempo: da alvorada, das horas de estudo e de recolher. Afinal não são todos que nasceram em berço de ouro como ti para portarem relógios. Do alto da torre pode se avistar grande parte da nossa bela Coimbra. Ali, mais à esquerda temos a Biblioteca Joanina. O seu nome é em honra e memória do Rei D. João V que patrocinou a sua construção. Ainda é cedo, vamos até lá para conhecer.
Eles entram na biblioteca. Gustavo fica maravilhado. Nunca havia visto tantos livros. São milhares encobrindo as altas paredes de cima a baixo. Suas estantes são de madeira de carvalho e suas paredes têm dois metros de espessura. Carlão explicou que para proteger os livros de insetos que os consomem, é mantido uma colônia de morcegos que são seus predadores.
Após saírem da biblioteca, Carlão olha para um lado e para o outro, a fim de se certificar que ninguém está ouvindo e diz:
— Como te expliquei anteriormente, hoje acontece somente a recepção aos caloiros e a entrega da Capa. Após essa recepção, os veteranos os acompanharão para as primeiras praxes, fora dos domínios da instituição. Até o dia 18 de outubro, dia da abertura solene – como eu havia dito – o período é dominado pelas praxes. As praxes não violentas podem acontecer dentro da UC. Então, verás algumas assim, por exemplo, um veterano se passando por um “lente[1]” e ministrando uma aula. Pronto, chegamos nas escadas da Via Latina, a partir daqui segues sozinho. Te aguardo na volta, próximo da Porta Férrea.
[1] Lente – Forma de tratamento dos mestres universitários em Portugal.
Páginas Perdidas
Um único livro, ás vezes, não é capaz de descrever em detalhes todos os momentos, lugares, personagens que viveram nessa história. Se você já leu, “Amor Além do Tempo“, talvez o seu coração sentiu vontade de saber mais sobre a história ou de que ela nunca acabasse. Pode ser que você nunca tenha lido, mas está curioso para saber o que lhe aguarda a cada virada de página… Sendo assim, apresento a vocês as PÁGINAS PERDIDAS do livro “Amor Além do Tempo”, basta escolher por onde gostaria de começar sua viagem no tempo.
- Brasão de Coimbra
- Sala dos Capelos Coimbra
- Universidade de Coimbra
- Jovens Leão Dourado
- Leão Dourado – Coimbra
- A Quinta das Lágrimas
- O Milagre das Rosas
- Passeio por Coimbra
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Índice Posts
Amor Além do Tempo
- A Autora
- A Quinta das Lágrimas
- A Terapeuta
- Amor Além do Tempo
- Brasão de Coimbra
- Ebook – Amor Além do Tempo
- Fotos e Eventos – Amor Além do Tempo
- Jovens Leão Dourado
- Leão Dourado – Coimbra
- Leitores – Amor Além do Tempo
- Livro Físico – Amor Além do Tempo
- O Milagre das Rosas
- Passeio por Coimbra
- Posfácio – Amor Além do Tempo
- Prefácio – Amor Além do Tempo
- Publicação do meu Primeiro Livro
- Quem sou eu. Uma trajetória de vida.
- Sala dos Capelos Coimbra
- Sinopse – Amor Além do Tempo
- Universidade de Coimbra
- Vídeo – Lançamento Livro “Amor Além do Tempo”
- Vídeo – Teaser Livro “Amor Além do Tempo”
Episódios
mais recentes
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS: Adriana Tenchini
