Pimenta Dedo de Moça
Nome científico: Capsicum Baccatum
Sinônimo: Pimenta Dedo de Moça, Pimenta Vermelha, Pimenta aji,
Origem: América do Sul, mais especificamente da região dos Andes, em países como Peru, Bolívia e Colômbia.

Características: é uma planta arbustiva, de crescimento ereto, frutos alongados de cor vermelha e tamanho médio, em torno de 8 a 10 cm de comprimento. Seu nome vem da semelhança do seu formato com um dedo humano. A Pimenta Dedo de Moça é levemente adocicada, com um sabor frutado e uma picância baixa, em torno de 5.000 a 15.000 SHU. A pimenteira se adapta bem aos climas quentes, tendo facilidade de ser cultivada nos meses de calor no Brasil, por isso, nos últimos anos, a pimenta dedo de moça tornou-se uma planta ornamental nos jardins ou em vasos.
Uso Medicinal: é rica em uma série de vitaminas, minerais e antioxidantes. Os principais nutrientes são: cálcio, ferro, potássio, magnésio, betacaroteno, vitaminas A, C, E, K e complexo B. Melhora o funcionamento do sistema imunológico, desacelera o envelhecimento, tem ações analgésicas, termogênicas, antimicrobianas, anti-inflamatória e antitumorais.
Uso na Gastronomia: A Pimenta Dedo de Moça pode ser consumida fresca, seca, líquida, moída ou em conserva. Quando seca e moída é conhecida no Brasil como Pimenta Calabresa. Para diminuir sua ardência, basta descartar as sementes. É uma especiaria muito versátil na gastronomia, podendo ser utilizada em diversos pratos, tais como: marinadas, saladas, molhos, conservas, frutos do mar, aves e carnes bovina. Pode também ser utilizada em doces, como a geleia de pimenta ou ainda em bebidas, como coquetéis e caipirinhas.
Curiosidades: a pimenta é considerada um elemento quente dentro da espiritualidade e serve para a retirada de energias negativas e firmezas, pois seu poder de esquentar simboliza o fogo e assim as tornam elementos essenciais na Umbanda. A pimenta dedo de moça é muito utilizada em banhos para elevação, força, vitalidade, confiança, retirando a energia negativa com seu ardor e transformando em energia positiva com sua cor vermelha e brilhante.

Saiba Mais:
Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Pimenta Dedo de Moça
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.
LINGUANOTTO NETO, N. Ervas e especiarias com suas receitas. São Paulo: Editora Gourmet Brasil, 2006.
PELT, J. M. Especiarias e ervas aromáticas: história, botânica e culinária. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003./1

