Leão Dourado – Coimbra

“Muito mais que um livro! Esta obra representa quebra de carmas e evolução espiritual.” Adriana Tenchini

DETALHES DA ADMINISTRAÇÃO DA RÉS PÚBLICA LEÃO DOURADO, COIMBRA, PORTUGAL.

Quinta-feira, 08 de setembro de 1881 – Página 276 do Livro Físico

Carlão explica a Gustavo e Tobias como é o funcionamento e quais são as regras e obrigações da Leão Dourado. O texto começa a partir da frase que está na página 276 do livro Amor além do Tempo: “Os dois saem rua afora em direção ao Mondego. Quando voltam, encontram um bilhete preso em um biombo que fica logo na entrada da casa com uma intimação para que todos os moradores compareçam na primeira reunião ordinária da Leão Dourado, que acontecerá no final da tarde, às 17h, na sala de refeições.”

Eles sobem e encontram a porta do quarto de Carlão aberta. Ele está sentado com uma fotografia na mão. Gustavo pede licença e entra. Carlão estica a mão, entregando a foto a Gustavo.

— Essa é a Linda. Há muito tempo eu não retirava da caixa.

Gustavo olha para uma jovem de cabelos negros e traços perfeitos. Devolve a foto para Carlão dizendo:

— Realmente, muito bela.

Carlão guarda-a novamente em um caixa de madeira, abre um sorriso e pergunta no que pode ajudar. Ao ser informado sobre a dúvida dos rapazes, Carlão, solícito como sempre, esclarece:

— Ah, Gustavo. Como havia lhe dito, na nossa Rés publica temos regras e obrigações que devem ser seguidas por todos. Desculpa-me, era para ter te explicado antes, mas me esqueci. Então, vamos aos esclarecimentos. Nossa casa tem um presidente que coordena e controla o seu funcionamento. Os interessados nos cargos devem ser moradores antigos com no mínimo dois anos de casa. Eles se candidatam e é realizada uma eleição, em que, como já disse, todos votam. Ele preside por um ano e, para ajudá-lo no serviço, são nomeados “ministros”: ministro da limpeza, dos negócios exteriores, das relações entre casas, da cultura, das finanças e do trabalho.

Tobias e Gustavo se sentam na cama em frente a Carlão, que continua:

— Os ministros responsáveis por cada função podem indicar um ou mais moradores para contribuir no bom desempenho do trabalho. Cada um destes ministros tem obrigações e responsabilidades a cumprir. Eles são mudados a cada três meses ou imediatamente após alguma incompetência grave. A intenção é que todos os moradores possam desempenhar todos os cargos de nossa casa. Conseguistes entender?

— Mais ou menos – diz Gustavo.

— Vou explicar melhor. O ministro da limpeza é o responsável por fiscalizar e manter a limpeza e a organização da Leão dourado. A limpeza pesada é feita por Joana, que trabalha duas vezes por semana, porém, cada morador deve manter seu quarto limpo e arejado. Cabe a ela também a lavagem das roupas sujas, neste caso, é pago a parte, não está incluído na mensalidade dos moradores. Aqueles que precisarem deste serviço devem deixar as roupas em sacos, próximo da porta do quarto pelo lado de dentro e o pagamento é realizado diretamente com Joana ao final do mês.

Carlão se levanta, enche um copo de água da moringa em sua mesinha de cabeceira, bebe um pouco e continua falando e andando pelo quarto.

— O ministro de negócios exteriores é o responsável pelas compras de insumos, mantimentos e todo o material necessário para a sobrevivência de todos na casa. Este tem que ser um “doutor” diplomático com o dom da palavra para que possa conseguir tudo de qualidade e por um bom preço. – Carlão começa a gargalhar.

— O ministro das relações entre casas é responsável pela união e entrosamento da Leão Dourado com as outras moradias estudantis. Ele organiza reuniões, festas, encontros, serenatas e todos os eventos que acontecem em parceria com mais de uma casa. Já o ministro da cultura cuida dos eventos que acontecem com participação exclusiva da Leão Dourado. Isso inclui todos que eu já citei, mas que tenham somente os nossos moradores. Além dos eventos internos, o ministro da cultura cuida também dos eventos que participamos nas ruas de Coimbra, como serenatas, apostas, caças aos caloiros, disputas e outros.

Carlão bebe o restante da água e finaliza.

— Temos ainda o ministro das finanças que é o responsável por recolher a mensalidade de todos os moradores, além de controlar as contas e os recebimentos; e o ministro do trabalho. Este cuida do serviço e das necessidades dos funcionários. Entendeste agora?


Páginas Perdidas

Um único livro, ás vezes, não é capaz de descrever em detalhes todos os momentos, lugares, personagens que viveram nessa história. Se você já leu, Amor Além do Tempo talvez o seu coração sentiu vontade de saber mais sobre a história ou de que ela nunca acabasse. Pode ser que você nunca tenha lido, mas está curioso para saber o que lhe aguarda a cada virada de página… Sendo assim, apresento a vocês as PÁGINAS PERDIDAS do livro “Amor Além do Tempo”, basta escolher por onde gostaria de começar sua viagem no tempo.

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Índice Posts

Amor Além do Tempo

Episódios
mais recentes

A Autora

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design e web design. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS: Imagem Adriana Tenchini

Deixe um comentário