Pizza Vapt Vupt

Dia das Crianças chegando! Que tal comemorar com pizzas de vários sabores, terminando com uma de chocolate com morangos! Mas, faça diferente desta vez. Inove! Não saia para uma pizzaria, onde as crianças perdem um pouco de sua liberdade. Faça sua própria massa de pizza, é muito fácil.

Pizza Vapt Vupt

Categoria: Lanches, Petiscos

Especificação: Pizza

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 2 horas e 40 minutos

Dificuldade: Média

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 gema
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa ) de sal
  • 30 ml de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento biológico seco
  • 600 ml de água

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes. Sovar bem a massa por uns 15 a 20 minutos, até chegar a uma consistência pegajosa, macia e elástica. Colocar em vasilha, cobrir com um pano umedecido e levar a geladeira para crescer, em torno de 2 horas. Enquanto a massa cresce, preparar o mise em place com as coberturas. Lembrando que todas as pizzas salgadas têm molho de tomate. Este molho pode ser industrializado (molho pronto) ou não.

Passado o tempo de crescimento, dividir a massa em pedaços de 400 g cada, bolear e reservar na bancada. Abrir a massa com as mãos, formando discos (espessura mais grossa nas bordas). Colocar em uma forma untada. Usando uma colher, colocar o molho no centro da pizza e, com movimentos circulares, cobrir toda a superfície da massa, com exceção das bordas. Adicionar a cobertura a seu gosto. Existem inúmeros recheios tradicionais e, é claro, muitos ainda podem ser criados. É só usar a imaginação. Levar ao forno pré-aquecido, a 180º C, por 15 a 20 minutos ou até assar por completo.

Obs.: As pizzas doces não levam molho. A cobertura é adicionada diretamente sobre a massa.


Dicas de Cobertura:

Pizza Portuguesa: Presunto, ovos cozidos, azeitonas, cebola, queijo ralado ou muçarela.

Pizza marguerita: Muçarela, queijo ralado e manjericão. Obs.: o manjericão é colocado após a pizza estar assada.

Pizza rústica Atum ralado, pimentão cortado em cubos, azeitonas, cebolas cortadas em rodelas, champignon picados, ovos cozidos e queijo ralado para polvilhar.

Pizza Califórnia: Muçarela, presunto e frutas em compotas (pêssego, figo, abacaxi).

Pizza Vegetariana: Brócolis, abobrinha, tomate, pimentão, cebola, milho verde, manjericão, azeitonas e orégano. Em uma panela, refogue o alho até dourar, acrescente o brócolis, a abobrinha e o milho verde. Refogue até a abobrinha e o brócolis ficarem al dente. Misture o tomate, o pimentão, a cebola em cubos, um pouco de manjericão e tempere com sal e pimenta do reino. Para montar a pizza coloque primeiro o molho de tomate (pode ser molho pronto), muçarela, o refogado de brócolis com abobrinha, as azeitonas picadas ou inteiras, o orégano. Leve para assar. Quando sair do forno, decore com manjericão.

Pizza de cogumelos: Cogumelo shitake, cogumelo shimeji. Em uma panela, derreta manteiga, coloque o shimeji e o shitake cortados em lâminas. Tempere com molho shoyu. Salteie os cogumelos. Cubra a massa de pizza com os cogumelos e por cima espalhe muçarela de búfala picada. Obs.: cubra antes com o molho de tomates.

Pizza de alho poró: Em uma panela, refogue alho e cebola. Adicione o alho porró e salteie até ficar al dente. Misture requeijão cremoso para dar consistência. Passe molho de tomate sobre a pizza. Em seguida, coloque os ingredientes.

Pizza de brigadeiro com morango: Brigadeiro de chocolate, morangos. Em uma panela faça um brigadeiro de chocolate com o ponto mais mole. Espalhe em toda a pizza e por cima coloque morangos. Por se tratar de uma pizza doce não coloque molho de tomate no início.


Esta receita foi testada previamente e faz parte do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Publicitária, Gastrônoma e Escritora

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: