Antropoentomofagia

Fenômeno historicamente antigo que consiste no consumo humano de insetos como fonte alimentar. Este consumo pode ser observado em alguns trechos da bíblia: “Mas podereis vos alimentar dos insetos que têm pernas que saltam. Poderei comer, portanto, toda espécie de gafanhotos e grilos.” Levítico 11:21-22. A cultura sobrevive em diversos países, contudo atualmente encontra-se marginalizada. Devido ao potencial destes insetos na alimentação humana, pesquisas têm sido feitas para o seu uso adequado na gastronomia.
O chefe Alex Atala começou a usar pó de formiga no restaurante, como os clientes não acreditavam, passou a servi-las inteiras. A formiga utilizada pelo chefe quando amassada, tem cheiro e sabor característico de capim-limão, efeito produzido por uma substância liberada pelo inseto como defesa contra predadores.
Jakub Dzamba, um arquiteto, produz em larga escala algas e outros microrganismos comestíveis em sua fazenda no Canadá. O projeto tem como proposta usar parte dos dejetos produzidos pelas cidades para criar os animais comestíveis. A indústria alimentar de diversos países já produz versões em pó de grilos, gafanhotos e outros insetos.
Para saber mais acesse: Tendências e Movimentos Contemporâneos.
Posts Recentes
Começando a Aprender
- Planejamento e Organização de Serviços de A&B
- Pós Evento
- Evento – Realização
- Projeto de Eventos
- Pré Evento: Planejamento e Preparação
- Planejamento de Eventos
- Serviços de A&B
- Atendimento em Buffet
- Uniformes e Regras de Atendimento
- Brigada do Salão do Restaurante
- Brigada da Cozinha
- Cozinha
- Restaurante
- Vegetarianismo
- Regionalismo
- Dietas Especiais
- Novas Dinâmicas e Tecnologias
- Cozinha do Terroir
- Slow Food
- Antropoentomofagia
- Minimalismo
- Gastronomia Molecular
- Cozinha Autoral
- Fusion Food
- Fast Food
- Tendências e Movimentos Contemporâneos
- O Mundo Profissional
- O Mercado Gastronômico
- Introdução à Gastronomia
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
REFERÊNCIAS:
ATALA, Alex; DÓRIA, Carlos Alberto. Com unhas, dentes & cuca: prática culinária e papo-cabeça ao alcance de todos. São Paulo: Senac, 2008.
BARRETO, Ronaldo Lopes Pontes. Passaporte para o Sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Senac, 2008.
FENACELBRA. Reconhecer. Artigo publicado no site do Conselho Nacional de Saúde, Brasília, 14 de maio de 2013. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/05_maio_14_fenacelbra.html#:~:text=N%C3%BAmeros%20sobre%20a%20doen%C3%A7a%20cel%C3%ADaca,delas%20encontra%2Dse%20sem%20diagn%C3%B3stico. Acesso em: 14/06/2023.
FREIXA, D.; CHAVES, G. Gastronomia no Brasil e no mundo. São Paulo: Senac, 2012.
LINGUANOTTO NETO, Nelusko; FREIRE, Renato; LACERDA, Isabel. Misturando Sabores. Rio de Janeiro/São Paulo: Senac Nacional em parceria Senac São Paulo, 2013.
MEIRELLES, C. M.; VEIGA, G. V.; SOARES, E. A. Implicações nutricionais das dietas vegetarianas. Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr., São Paulo, SP. v. 21, p. 57-72, jun., 2001.
MELINA, V.; DAVIS, B.; HARRISON, V. A dieta saudável dos vegetais: o guia completo para uma nova alimentação. Rio de Janeiro: Campus; 1998.
MCGEE, Harold. Comida e Cozinha: ciência e cultura da culinária. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
PETRINI, C. Slow Food. São Paulo: Senac, 2009.
ROMEIRO, E.T.; OLIVEIRA, I.D. de; CARVALHO, E.F. Insetos como alternativa alimentar: artigo de revisão. Contextos da Alimentação. Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade. Vol. 4, n. 1. Set. 2015. São Paulo: Centro Universitário Senac.
RUHLMAN, Michael. A alma de um chef: viagem para a perfeição. 2007. São Paulo: Senac, 2007
SANTAMARIA, Santi. Cozinha a Nu — Uma visão renovadora do mundo da gastronomia. São Paulo: Senac, 2009.
SEGNIT, Niki. Dicionário de Sabores: receitas e ideias para uma cozinha criativa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.
TEIXEIRA, R. C. M et al. Risco cardiovascular em vegetarianos e onívoros: um Estudo Comparativo. UFES, 2007.
THIS, H. Um cientista na cozinha. São Paulo: Ática, 2003.
WILSON, Bee. Pense no garfo: Uma história da cozinha e de como comemos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
