Serviços de A&B

Serviços

de A&B

Os serviços de A&B (Alimentos e Bebidas) são partes integrantes em praticamente todos os eventos, e, quando é de qualidade, representa, e muito, o sucesso do evento e de sua empresa. O buffet para conseguir atingir todas as demandas atuais é imprescindível que tenha no quadro de funcionários um profissional ou organizador de eventos para acompanhar e suprir todas as necessidades de cada cliente, seja ele físico ou jurídico. A seguir algumas ações obrigatórias que precisam fazer parte de qualquer buffet, como forma de fidelizar os clientes, aumentando o lucro:

  1. Organização – seja organizado. É mais fácil trabalhar em uma cozinha quando ela é dividida em dois espaços, um para o preparo dos alimentos e outro para o preparo das bebidas, dos drinques.
  2. Pontualidade – seja pontual, pois a pontualidade é um dos pilares do sucesso.
  3. Tendências – fique ligado nas tendências e novidades, para poder oferecer diversas opções aos clientes.
  4. Mobiliário – verifique todo o mobiliário necessário para o evento e de acordo com o público.
  5. Capacidade da energia – é importante verificar a capacidade da energia, para o caso de precisar usar fritadeiras.
  6. Detalhes do contrato – faça tudo conforme o prometido – a decoração, o cardápio, entre outros detalhes do contrato.
  7. Autorização do cliente – não mude nada sem a autorização por escrito do cliente.
  8. Preço adequado – faça um preço adequado à qualidade dos serviços oferecidos e cuidado – nunca aceite propostas acima da sua capacidade de produção.
  9. Fornecedores – tenha bons fornecedores, pague-os em dia e monitore a qualidade dos serviços que eles prestam.
  10. Cuidados com os alimentos – todo cuidado é pouco com os alimentos – verifique a qualidade, a data de validade, a higiene e o armazenamento.
  11. Conhecimento – conhecimentos de etiqueta, culinária e decoração são importantes para auxiliar os clientes, além de bom gosto.
  12. Tecnologia – use a tecnologia a seu favor, anotando o pedido em smartphones, tablets, notebooks.

Para um bom andamento da empresa de buffet, contrate profissionais capacitados, pois eles vão contribuir para o sucesso do seu evento. É necessário a contratação dos seguintes profissionais: cozinheira, fritadeira, salgadeira, garçons, ajudantes de garçons, auxiliar de limpeza, gerente, coordenador de eventos, entre outros, conforme o tipo e tamanho do evento. Obs.: os garçons devem ser educados, pacientes e prestativos e devem saber retirar os pratos e sujeiras de forma silenciosa e discreta.

Os eventos podem acontecer em lugares fechados, como hotéis, universidades, salões de festa, centros de convenções, na própria residência do cliente etc. Nestes ambientes fechados é mais fácil a logística, porque a infraestrutura já está pronta, facilitando principalmente o controle da qualidade dos alimentos e da segurança alimentar.

Em ambientes abertos como praças, praias, parques etc., a logística é mais complexa, pois é necessário começar do zero, e, antes de tudo, providenciar a licença ambiental, verificar o acesso, a elétrica, a hidráulica e a segurança. Estes ambientes exigem mais atenção com a segurança alimentar e com uma equipe treinada. Para realizar eventos nos locais abertos é preciso disponibilizar de diversos equipamentos, tais como, liquidificador, fritadeira, freezer, geladeira, forno e fogão entre outros, conforme a necessidade. Inclui também bandejas, copos, talheres, pratos, taças, artigos descartáveis etc. Obs.: Se a empresa de bufê não tiver algum destes equipamentos e utensílios, devem ser alugados.

Eventos Empresariais

Nessa categoria de eventos estão inclusas as reuniões, congressos, seminários, exposições, confraternizações das mais diversas (fechamento do ano, metas concluídas, dia do profissional, Dia das Mães, Pais e crianças etc.), dentre outros. As finalidades desses tipos de eventos são variadas e seu porte se diferencia de acordo com os objetivos estabelecidos em planejamento. Os ambientes geralmente escolhidos para esses tipos de eventos são geralmente fora da empresa, tais como hotéis, anfiteatros, auditórios, salões de festas, centro de exposições etc., mas, às vezes, eles escolhem utilizar o espaço dentro da própria empresa. Os participantes desses tipos de evento geralmente são pessoas muito bem-informadas, apresentando alto nível de exigências.

Para os serviços de buffet, de acordo com o número de pessoas e de tempo necessário ao evento, cabe a oferta de Serviços de A&B conforme estabelecido em planejamento. Um dos principais serviços oferecidos nessas ocasiões é o Coffee Break, um lanche servido nos intervalos. Além deste, as empresas utilizam diversos serviços de A&B em seus eventos: café da manhã, almoço, coquetel, banquete, jantar etc.

Eventos Sociais

Os eventos sociais são aqueles realizados no âmbito das famílias ou círculos de amizade, que objetivam a confraternização, o entretenimento e o registro de acontecimentos. Variam de acordo com a cultura, hábitos e religião dos povos, sendo os mais comuns: batizado, aniversário, casamento, bodas, formatura e debute, atualmente, festa dos quinze anos. Incluímos, também, o serviço à mesa, que tanto pode ser empresarial como social.

A organização e nível de complexidade dependerá do tipo de evento, do público-alvo e de outras características definidas em seu planejamento. Os serviços de A&B utilizados nestes eventos são: café da manhã, brunch, almoço, chá das cinco, coquetel, jantar, banquete etc.


Estes textos são o resumo do capítulo 7 do livro “Planejamento e Organização de Eventos: Da Teoria à Prática” de minha autoria que se encontra a venda na Amazon. Este capítulo também faz parte do meu novo livro “Diário da Gastronomia: de Tudo… Um pouco.” ainda em fase de escrita.

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


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FONTE IMAGEM CAPA: Imagem Fidel Hajj por Pexels


REFERÊNCIAS:

BRITTO, Janaína e FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo, SP: Editora Aleph, 2002.

CAMPOS, Luiz Cláudio, WYSE, Nely e ARAÚJO, Maria Luiza da Silva. Eventos: Oportunidade de novos negócios, Rio de Janeiro, RJ: Editora SENAC, 2000.

CELSA, Cleusa Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 9. ed. São Paulo: Summus, 2009.

GONÇALVES, Carmem Lucia Alves. Organização de Eventos com Arte e Profissionalismo. 1ª edição. Fortaleza, CE: SEBRAE, 1998.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 9ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 1998, p.586.

MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 5. ed. Barueri (SP): Manole, 2010.

VIEIRA, Silva; FREUND, Francisco Tonny; ZUANETTI, Rose. O mundo da cozinha: técnicas de trabalho, perfil profissional e mercado. Rio de Janeiro. Ed. Senac Nacional, 2001.

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