Simpatias – Alimentos no Réveillon

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.” J.R.R. Tolkien

Simpatias – Alimentos nos Réveillon

Essa semana teremos receitas de ceias para o réveillon. Serão dois menus: um vegetariano e um onívoro. Mas, antes, achei interessante incluir uma lista de alimentos que “dão sorte” para o novo ano. Todos nós já ouvimos diversas simpatias para este período: Pular sete ondas, vestir determinada cor de roupa, passar a virada com moedas no bolso… São tantas que mesmo quem não é supersticioso ou não acredita em nada disso, acaba usando algum destes sortilégios, quer seja simplesmente usar roupa branca para trazer paz e harmonia.

Como o nosso foco neste post é a gastronomia, pesquisei quais são as simpatias para o ano novo que envolvem os alimentos e listei os mais utilizados. Depois de um ano tão conturbado e marcado por tantas perdas, não custa nada incluirmos algumas destas em nossa ceia.

Começarei pela lentilha que é a tradicional no réveillon.

LENTILHA – devido a sua semelhança com moedas, as lentilhas estão associadas a prosperidade e dinheiro e diz a lenda que ela deve ser o primeiro alimento a ser consumido na ceia para que não falte dinheiro no próximo ano. Este costume tem origem italiana e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes. Além da nossa terra, alguns países da América do Sul também compartilham desta tradição, além, é claro, da Itália.

UVAS – outra tradição muito usada no Brasil. Quem nunca chupou uvas na virada de ano em busca de boa sorte!! A simpatia é muito simples, é só comer 12 uvas à meia noite representando cada mês do ano. Ela é originária da Espanha e existem duas versões. Em uma delas, deve guardar os seus caroços, limpá-los bem e mantê-los embrulhados dentro da carteira ou na bolsa até o próximo ano quando a simpatia será refeita. A outra versão diz que deve comer uma uva para cada mês do ano e a doçura indica como será o respectivo mês. Por exemplo, se a quarta uva for amarga, quer dizer que abril será um mês difícil.

ROMÃ – a fruta é considerada um símbolo da abundância, não somente financeira. Ela é feita também por casais que querem ter filhos. A simpatia é a mesma da uva: chupar sementes de romã à meia noite e guardar os caroços na carteira para garantir dinheiro o ano todo.

CARNE DE PORCO – segundo tradições populares, não se deve comer carne de aves na virada de ano. Como elas ciscam para trás, pode trazer retrocessos para o ano novo e o ideal é comer carne de porco, que fuça para frente, ou peixes, que sempre nadam para frente. O porco simboliza o progresso e abundância. Porém, em algumas tradições, a carne de porco não é indicada, pois ele tem o “saco furado”, ou seja, o que entra pela boca, sai rápido, o que pode ser considerado um mal presságio para o novo ano.

PEIXE – o peixe na ceia de réveillon é bem visto em diversas culturas que acreditam que trazem boas vibrações e progresso, já que, como visto, se movimenta somente para frente. Para os cristãos, o peixe foi o alimento que Cristo multiplicou e por isso traz sorte. Para os japoneses os peixes são símbolo de fertilidade por causa da sua capacidade de produzir milhares de ovos de uma vez só. Os suecos comemoram a virada com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.

NOZES, CASTANHAS E AVELÃS – esses alimentos são sinais de fartura para o próximo ano.

VINHO/ESPUMANTE – nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida, e como é produzido com uvas traz sorte e prosperidade para o novo ano.

Além dos alimentos pode apostar também em uma linda decoração com velas, flores, louças e tudo o mais que for do seu gosto. Abaixo segue a relação de cores e o seu significado que pode ser aliada na decoração.

  • Amarelo – dinheiro, alegria e extroversão.
  • Azul – harmonia, honestidade e confiança.
  • Branco – paz, pureza e calma.
  • Dourado – riqueza, sucesso e prosperidade.
  • Laranja – energia, entusiasmo e coragem.
  • Lilás e Roxo – autoconhecimento, desenvolvimento espiritual e intuição.
  • Prata – novidades, inovação e modernidade.
  • Preto – independência, autoridade e tomada de decisões.
  • Rosa – amor, afeto e carinho.
  • Verde – saúde, esperança e boa sorte.
  • Vermelho – paixão, desejo e intensidade.

Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

Deixe um comentário