Simpatias – Alimentos no Réveillon

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.” J.R.R. Tolkien

Simpatias – Alimentos nos Réveillon

Essa semana teremos receitas de ceias para o réveillon. Serão dois menus: um vegetariano e um onívoro. Mas, antes, achei interessante incluir uma lista de alimentos que “dão sorte” para o novo ano. Todos nós já ouvimos diversas simpatias para este período: Pular sete ondas, vestir determinada cor de roupa, passar a virada com moedas no bolso… São tantas que mesmo quem não é supersticioso ou não acredita em nada disso, acaba usando algum destes sortilégios, quer seja simplesmente usar roupa branca para trazer paz e harmonia.

Como o nosso foco neste post é a gastronomia, pesquisei quais são as simpatias para o ano novo que envolvem os alimentos e listei os mais utilizados. Depois de um ano tão conturbado e marcado por tantas perdas, não custa nada incluirmos algumas destas em nossa ceia.

Começarei pela lentilha que é a tradicional no réveillon.

LENTILHA – devido a sua semelhança com moedas, as lentilhas estão associadas a prosperidade e dinheiro e diz a lenda que ela deve ser o primeiro alimento a ser consumido na ceia para que não falte dinheiro no próximo ano. Este costume tem origem italiana e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes. Além da nossa terra, alguns países da América do Sul também compartilham desta tradição, além, é claro, da Itália.

UVAS – outra tradição muito usada no Brasil. Quem nunca chupou uvas na virada de ano em busca de boa sorte!! A simpatia é muito simples, é só comer 12 uvas à meia noite representando cada mês do ano. Ela é originária da Espanha e existem duas versões. Em uma delas, deve guardar os seus caroços, limpá-los bem e mantê-los embrulhados dentro da carteira ou na bolsa até o próximo ano quando a simpatia será refeita. A outra versão diz que deve comer uma uva para cada mês do ano e a doçura indica como será o respectivo mês. Por exemplo, se a quarta uva for amarga, quer dizer que abril será um mês difícil.

ROMÃ – a fruta é considerada um símbolo da abundância, não somente financeira. Ela é feita também por casais que querem ter filhos. A simpatia é a mesma da uva: chupar sementes de romã à meia noite e guardar os caroços na carteira para garantir dinheiro o ano todo.

CARNE DE PORCO – segundo tradições populares, não se deve comer carne de aves na virada de ano. Como elas ciscam para trás, pode trazer retrocessos para o ano novo e o ideal é comer carne de porco, que fuça para frente, ou peixes, que sempre nadam para frente. O porco simboliza o progresso e abundância. Porém, em algumas tradições, a carne de porco não é indicada, pois ele tem o “saco furado”, ou seja, o que entra pela boca, sai rápido, o que pode ser considerado um mal presságio para o novo ano.

PEIXE – o peixe na ceia de réveillon é bem visto em diversas culturas que acreditam que trazem boas vibrações e progresso, já que, como visto, se movimenta somente para frente. Para os cristãos, o peixe foi o alimento que Cristo multiplicou e por isso traz sorte. Para os japoneses os peixes são símbolo de fertilidade por causa da sua capacidade de produzir milhares de ovos de uma vez só. Os suecos comemoram a virada com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.

NOZES, CASTANHAS E AVELÃS – esses alimentos são sinais de fartura para o próximo ano.

VINHO/ESPUMANTE – nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida, e como é produzido com uvas traz sorte e prosperidade para o novo ano.

Além dos alimentos pode apostar também em uma linda decoração com velas, flores, louças e tudo o mais que for do seu gosto. Abaixo segue a relação de cores e o seu significado que pode ser aliada na decoração.

  • Amarelo – dinheiro, alegria e extroversão.
  • Azul – harmonia, honestidade e confiança.
  • Branco – paz, pureza e calma.
  • Dourado – riqueza, sucesso e prosperidade.
  • Laranja – energia, entusiasmo e coragem.
  • Lilás e Roxo – autoconhecimento, desenvolvimento espiritual e intuição.
  • Prata – novidades, inovação e modernidade.
  • Preto – independência, autoridade e tomada de decisões.
  • Rosa – amor, afeto e carinho.
  • Verde – saúde, esperança e boa sorte.
  • Vermelho – paixão, desejo e intensidade.

Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Abacaxi Alface Amor Amor Além do Tempo Angu Ano novo Arroz Aveia Babaganoush Banana Berinjela Camarão caseiro Ceia Cenoura Coimbra Comida da vovó Comida mineira Conceitos e Teorias Cozinha Brasileira Cozinha espanhola Cozinha francesa Cozinha Internacional Cozinha Mineira Cozinha portuguesa Cozinha árabe Dia a dia Divertimento Editora sete autores Encanto Ervilha Espaguete Espiritualidade Farofa Frutos do mar Fusion food Gastronomia Gostosura Grão de bico História da alimentação História da gastronomia Homus Idade media Idade moderna Infância Inhame Irlanda Itália Lanche sem Lactose lanche vegano Lançamento Leite vegetal Linguiça Lombo Maracuja Massa Massa fresca massa italiana Massas Maçã Menu Natalino Milagre das rosas Mineirice Molhos Networking Parceria Passeio pasta pasta italiana Pate Pate de berinjela Pate de cenoura Pate de ervilha Patês Petisco Poesia Portugal Psicografia Purê Páginas Perdidas Pão Quaresma Quinoa Rabanada Receitas Receitas reveillon Romance mediúnico Saladas Saudavel Saudável Sem Lactose Sobremesas Sobremesas sem lactose Tomate Vegana Veganismo Vegetariana Viagem Vídeos Youtube

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: