Endro/Dill

Endro/Dill

Nome científico: Anethum graveolens

Sinônimo: Endro, Dill, Aneto

Origem: Sul da Rússia e região do Mediterrâneo. É muito utilizado na Escandinávia, na Alemanha e Europa Central e Leste.

Endro/Dill. Folhas, flores e sementes. Imagem de Eszter Miller por Pixabay

Características: é uma planta herbácea anual, ereta, estriada, ramificada e pode atingir até 1,5 m de altura. Suas folhas são delicadas, penugentas e finamente segmentadas, dando à planta um aspecto plumoso. As flores são pequenas e amarelas. Os frutos são vagens achatadas que carregam sementes aromáticas. É uma saborosa e aromática erva, semelhante à salsa, ao funcho e à erva doce (as sementes, inclusive, são muito parecidas). É idêntico às folhas do funcho, porém, com tamanho menor e sabor diferente, menos anisado. As sementes, similares às da erva-doce, têm sabor completamente diferente das folhas, mais amargas, semelhantes com kümmel.

Uso Medicinal: rico em fibras, vitaminas com A, C, E, e minerais, principalmente ferro. A erva tem propriedades calmantes, relaxantes, ajudando a combater sintomas de ansiedade, estresse, insônia e depressão. Alivia dores e ajuda na digestão. É diurética, aliviando os sintomas de prisão de ventre. Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a aumentar a imunidade.

Uso na Gastronomia: É rico em sais minerais, sendo muito utilizado em dietas hipossódicas. É muito empregada na culinária escandinava e sua utilização vai desde peixes até molhos, na forma fresca ou em sementes. É mais conhecida em pepinos em conserva, utilizando a planta inteira, com as sementes em média maturação. Semente: picles, chucrute, sopas. Ervas: Bastante empregado em receitas com peixes, nos molhos com iogurte e em algumas receitas com legumes. Saladas, pratos com queijos, peixes e frutos do mar, alguns vegetais.

Curiosidades: 1.Na Roma antiga, o endro era considerado o alimento da vitalidade e da força. 2. Na Idade Média, acreditava-se que ele tinha propriedades mágicas, capazes de proteger as pessoas de bruxaria e mau-olhado. 3. Na espiritualidade, acredita-se que as sementes de endro podem proteger do mau-olhado e de pensamentos negativos se carregadas próximas ao coração

Benefícios nutricionais e/ou medicinais:

Aumenta a imunidade: dentre as vitaminas que fazem parte da composição da erva, a principal é a vitamina C. O endro é capaz de estimular uma maior produção de glóbulos brancos, aumentando a imunidade.

Combate o envelhecimento precoce: além da vitamina C, o endro tem em sua composição outros antioxidantes como os flavonoides, que impedem a ação dos radicais livres

Melhora a digestão: diminui as cólicas e os gases, além de aliviar náuseas, diarreia e prisão de ventre. Serve também para aliviar as cólicas do bebê.

Previne doenças cardíacas: o endro contribui para a redução das taxas de colesterol e triglicérides no sangue, além de ter propriedade antioxidantes, que reduzem a formação de placas de gorduras nas artérias.

Alivia a tosse: tem propriedades expectorantes e antiespasmódicas e pode ser usado no tratamento da tosse seca e produtiva e associado a tratamentos de asma.

Combate a retenção de líquidos: tem propriedades diuréticas, aumentando a quantidade de urina eliminada e ajudando a prevenir a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço.

Tabela Nutricional:

Porção de 100 gramas

NUTRIENTEQUANT.UNID.
Calorias (valor energético)43kcal
Água85,95g
Proteína3,46g
Carboidratos7,02g
Gorduras Totais1,12g
Cálcio206mg
Ferro6,59mg
Magnésio55mg
Fósforo55mg
Potássio738mg
Sódio61mg
Zinco0,091mg
Vitamina A, Retinol386µg
Vitamina B1, Tiamina0,058mg
Vitamina B2, Riboflavina0,296mg
Vitamina B3, Niacina1,57mg
Vitamina B6, Piridoxina0,185mg
Vitamina B9, Ácido Fólico150µg
Vitamina B12, Cianocobalamina0µg
Vitamina C, ácido ascórbico85mg
Vitamina D0mg
Vitamina K0µg
Gorduras saturadas0,06g
Gorduras monoinsaturadas0,802g
Gorduras poli-insaturadas0,095g
Colesterol0g
Fonte: TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ALIMENTOS. São Paulo: Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: https://tabnut.dis.epm.br/Alimento

Molho Pesto com Endro

Além de saboroso, é nutritivo. O endro é uma erva aromática de propriedades calmantes e relaxantes. Inove com este pesto

Molho Tártaro

É de origem francesa muito consumido nos países de língua inglesa. O molho tártaro era servido no início do século XX como um acompanhamento do “steak tartare”.

Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Endro/Dill

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Nuvem de Tags

Alho azeite Açúcar Cebola Cenoura Coentro Conceitos e Teorias Cozinha Internacional Gastronomia Gengibre Ingredientes Limão Manteiga Pimenta do reino Receitas Sal Salsinha Tomate Vegetariana Água

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA:


REFERÊNCIAS:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Artigos publicados no site “Conquiste sua vida – taeq”. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/tag/alimentacao-saudavel_t4/1

Deixe um comentário