Pimenta Biquinho

Pimenta Biquinho

Nome científico: Capsicum chinense

Sinônimo: Pimenta biquinho, Pimenta de bico,

Origem: originária do Brasil, amplamente cultivada no Sudeste do país.

Pimenta Biquinho. Eduardo Soares Unsplash.

Características: é conhecida por seu formato semelhante a uma pequena gota ou um bico de passarinho, pela sua picância reduzida e seu sabor doce. Subarbusto anual, esparsamente ramificado, com folhas simples, podendo atingir de 60 cm a 1 m de altura. Flores solitárias e numerosas, de coloração branca. Seu fruto é pequeno, em média, 3 cm de comprimento e 1,5 cm de largura, vermelho ou amarelo, sendo considerada uma pimenta de picância suave, com pungência de 500 a 1.000 SHU. Isso significa que a ardência da pimenta não é perceptível para o paladar.

Uso Medicinal: é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ser fonte de cobre, magnésio, cálcio e fibras. É considerada um bom antioxidante, ajuda o sistema imunológico, ajuda a controlar o açúcar no sangue, a prevenir inflamações, ajuda na digestão, a diminuir dores articulares e musculares.

Uso na Gastronomia: além do sabor agradável, a pimenta biquinho pode ser consumida crua, como um petisco ou adicionada a saladas, em molhos, conservas, pratos quentes, doces, salgados e até em coquetéis. É bastante difundida em Minas Gerais, sendo empregada no preparo de molhos, peixes e carnes. Também é muito apreciada e encontrada em conservas feitas em garrafas de aguardente, à venda em muitas estradas e vendas mineiras. Seu sabor suave combina bem com carnes, aves, peixes e até mesmo com queijos. Pode ainda ser utilizada para decorar pratos e dar um toque de cor e sabor aos alimentos.

Curiosidades: É considerada uma planta ornamental.

Salada de Folhas com Vinagrete de Biquinho

É uma salada fresca, agradável, saudável e muito saborosa.

Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Pimenta Biquinho

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Nuvem de Tags

Alho azeite Açúcar Cebola Cenoura Coentro Conceitos e Teorias Cozinha Internacional Gastronomia Gengibre Ingredientes Limão Manteiga Pimenta do reino Receitas Sal Salsinha Tomate Vegetariana Água

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

REFERÊNCIAS:

INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.

LINGUANOTTO NETO, N. Ervas e especiarias com suas receitas. São Paulo: Editora Gourmet Brasil, 2006.

PELT, J. M. Especiarias e ervas aromáticas: história, botânica e culinária. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003./1

Deixe um comentário