Pimenta Cambuci

Pimenta Cambuci

Nome científico: Capsicum baccatum

Sinônimo: Cambuci, Chapéu de bispo, Chapéu de frade, Pimenta godê

Origem: Brasil, é mais conhecida na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

Pimenta Cambuci. Imagem Adriana Tenchini.

Características: é um pequeno arbusto vigoroso e produtivo que alcança até 1 m de altura, produzindo de 30 a 50 frutos, de coloração verde quando imaturos e vermelhos quando amadurece. São normalmente colhidos verdes, mas pode-se encontrar também vermelhos no mercado. Possui formato de sino e é uma pimenta de picância suave, de 200 a 1.000 SHU.

Uso Medicinal: é rica em antioxidantes, flavonoides e vitaminas A, E, C, ácido fólico, zinco e potássio, além de fibras. Auxilia na regulação da pressão arterial, contribui para a saúde do coração, auxilia na perda de peso, aumentando a sensação de saciedade. Ajuda ainda na redução do risco de câncer.

Uso na Gastronomia: é mais utilizada como hortaliça do que como tempero. Pode ser consumida verde, madura ou de vez, após remover as sementes. A Cambuci verde é utilizada em pratos salgados e, normalmente utiliza-se a Cambuci madura para as preparações doces. É bastante versátil, podendo ser consumida crua, refogada, recheada, em saladas, conservas, sanduíches, aperitivos ou ainda como ingrediente de diversos preparos, tais como, aves, carnes, omeletes, suflês, batata, arroz, peixes e carnes. A Cambuci pode também ser empregada em pratos vegetarianos refogada juntamente com outros vegetais.

Curiosidades: O nome Cambuci vem da língua indígena e significa jarro.

Músculo Cozido com Cambuci

O músculo é previamente marinado na cerveja com especiarias e cozido na pressão. A pimenta Cambuci é refogada com cebola e tomate e misturada ao músculo antes de servir.

Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Pimenta Cambuci

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

REFERÊNCIAS:

INSTITUTO Americano de Culinária. O chef profissional. 3. ed. São Paulo: Senac, 2010.

LINGUANOTTO NETO, N. Ervas e especiarias com suas receitas. São Paulo: Editora Gourmet Brasil, 2006.

PELT, J. M. Especiarias e ervas aromáticas: história, botânica e culinária. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003./1

Deixe um comentário