Sálvia

Sálvia

Nome científico: Salvia officinalis

Sinônimo: Sálvia, Sálvia real, Sálvia das boticas, chá da Grécia, Erva sagrada, Sálvia dos jardins, Sálvia comum.

Origem: Região Sul da Europa e Região Mediterrânea. Os romanos a utilizavam com fins medicinais, sem indicação de uso na culinária. Durante a Idade Média, o uso era quase que exclusivamente medicinal. Porém, a partir do século XVI, a erva passou a ser utilizada na gastronomia.

Imagem de Hans por Pixabay.

Características: planta herbácea, perene fortemente aromática, ereta, ramificada na base formando aspecto de touceira, de 30 a 60 cm de altura. Folhas simples, flores pouco frequentes. Da mesma família que a menta. O sabor tem uma característica muito forte de cânfora, bem potente. Comporta-se bem quando seca, sem perder muito o aroma. Pode ser congelada.

Uso Medicinal: suas folhas e flores são utilizadas para indigestão, problemas de fígado, contra a sudorese excessiva e salivação. É usada como auxiliar no tratamento de gota, dispepsia, astenia (fraqueza), diabetes, bronquite, intestino preso e menopausa.

Uso na Gastronomia: muito utilizada na culinária mundial, porém, com parcimônia, dada a força da erva e a recusa por crianças. Na Inglaterra é muito usada em recheio de embutidos e aves. Na cozinha francesa, é utilizada ocasionalmente, mas nunca dominando preparações. Na Itália, há uma paixão exacerbada pela erva, especialmente com carnes. Nos açougues italianos são distribuídos ramos de sálvia, alecrim e louro para temperar as carnes. A sálvia é o aromático clássico da saltimbocca e de fígado. No Oriente Médio, a erva tempera os kebabs e é utilizada nas poderosas saladas locais. Na cozinha belga e alemã, é diretamente relacionada com enguias, pela afinidade de sabor.

Curiosidades: 1. “Quem tem sálvia em casa nunca envelhece.” (provérbio chinês), conhecida como a erva da longevidade. 2. Na Índia é considerada uma planta sagrada e é comum vê-la crescer à porta dos templos. 3. Os gregos e romanos a utilizavam como estimulante mental. 4. É uma erva utilizada em práticas espirituais e rituais para purificação, proteção, harmonização e equilíbrio.

Galeto Al Primo Canto com Polenta Frita

É uma receita do Rio Grande do Sul. O galeto é selado até dourar e em seguida, cozido no vinho branco, noz-moscada e sálvia.

Purê de Batatas Aromatizado com Sálvia e Tomilho

Delicioso purê de batatas acrescido de ervas e queijo parmesão.

Temperando e Condimentando

Conceitos e Teorias de Gastronomia

Receitas com Sálvia

Assine meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Todos os Posts

Nuvem de Tags

Alho azeite Açúcar Cebola Cenoura Coentro Conceitos e Teorias Cozinha Internacional Gastronomia Gengibre Ingredientes Limão Manteiga Pimenta do reino Receitas Sal Salsinha Tomate Vegetariana Água

Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTES IMAGENS:

CAPA:


REFERÊNCIAS:

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Artigos publicados no site “Conquiste sua vida – taeq”. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/tag/alimentacao-saudavel_t4/1

Deixe um comentário