Acompanhamento / Guarnição

Acompanhamento

/ Guarnição

“Cozinhar é ao mesmo tempo uma das artes mais simples e gratificantes, mas para cozinhar bem é preciso amar e respeitar a comida.” (Craig Claiborne)

O Acompanhamento ou a Guarnição são os alimentos que são servidos juntamente com os pratos principais, tais como: legumes, verduras, hortaliças, farofas, purês, molhos, arroz, feijão, dentre outros. Estes acompanhamentos servem para adornar e realçar ou modificar o sabor das refeições. Em muitos casos, a guarnição determina o nome do prato. Exemplo: os pratos com o adjetivo de Parisiense têm como acompanhamento um molho cremoso com cogumelos. É importante que haja uma harmonização entre o acompanhamento/guarnição e o prato principal, para que a refeição conquiste os olhos e o paladar.

Apesar de no dia a dia utilizarmos os dois conceitos como sinônimos, na gastronomia eles têm significados diferentes. A Guarnição é o alimento que é servido no mesmo recipiente do prato principal, dando mais sabor ao preparo e deixando-o visualmente mais atrativo. O Acompanhamento é servido em recipientes extras e individuais, para que o cliente possa se servir da forma que desejar. Essas porções extras não interferem na apresentação visual do prato e não possuem a finalidade de acrescentar sabor à refeição. Sendo assim, o arroz quando servido em uma travessa à parte é acompanhamento. Já os legumes que compõem a refeição, servido no mesmo prato da proteína, é chamado de guarnição. Os pratos principais que não contêm proteínas podem também ter guarnições. Exemplo: pratos de saladas com guarnições de molhos.

1. É importante lembrar que os acompanhamentos e as guarnições devem combinar e harmonizar com o prato principal proporcionando estímulos visuais e gustativos. Exemplo: uma lasanha não virá acompanhada/guarnecida de uma farofa.

2. Prato principal muito gorduroso deve vir acompanhado por cremes mais sólidos e ácidos para diminuir o gosto de gordura na boca.

3. As proteínas leves devem ter complementos mais líquidos, respeitando a leveza do prato.

4. Nunca misture pratos que levem molhos com complementos líquidos, pois tanto o visual quanto o paladar ficarão ruins.

5. Deve sempre haver um equilíbrio entre os ingredientes de toda a refeição.

6. Não sirva alimentos da mesma cor.

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design, web design, terapia holística, esoterismo e outros. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.

Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.


Gostou das Receitas? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

IMAGEM CAPA: Imagem de danilo por Pixabay