
O Natal, dia 25 de dezembro, é uma das datas festivas mais importantes do cristianismo. Neste dia, as pessoas comemoram o nascimento de Jesus Cristo que aconteceu em Belém, na Palestina – atual Cisjordânia –, no ano 1 d.C. O ciclo do Natal é celebrado por 12 dias, do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro, período em que os três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior – levaram para chegar à Belém.
Segundo historiadores, o Natal teve origem em festas pagãs que aconteciam na antiguidade e datam de 7 mil anos antes de Cristo. No dia 25 de dezembro, os romanos celebravam o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte. A partir desse período, os dias se tornavam cada vez maiores até o auge do verão. Era costume realizar grandes festas para a garantia da fertilidade e para comemorar o “renascimento” do Sol.
Este culto ao Sol era associado diretamente à Mitra, deusa persa que era muito popular nas terras romanas. “O ponto inicial dessa comemoração eram os sacrifícios ao deus. Enquanto isso, dentro das casas, todos se felicitavam, comiam e trocavam presentes”. (BEARD, NORTH apud MINAMI, VERSIGNASSI, 2006)[1]
E por que o dia 25 de dezembro passou a ser comemorado como o dia de nascimento de Jesus?
Acredita-se que a data foi convencionada pelo papa Júlio I (337-352). O primeiro documento escrito que consta o Natal em 25 de dezembro é do ano de 354 d.C. Segundo historiadores, essa escolha foi para enfraquecer a celebração pagã dos romanos. A festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). A palavra latina Natalis é derivada do verbo nãscor (nascer). Em 539 d.C., o dia 25 de dezembro foi declarado feriado nacional pelo Imperador Justiniano.
Para os não cristãos, o Natal é uma festa que passa a mensagem de união e amor ao próximo. É comum, na noite do dia 24 de dezembro, os familiares e amigos se reunirem para a ceia de Natal, não importando se são cristãos ou não.
Finalizado a história, vamos para a etapa seguinte. Aqui postarei alguns MENUS com dicas de CEIA DE NATAL – Entrada, Prato Principal e Sobremesa. Não precisa ser nada complicado. Existem várias receitas simples e saborosas para atender a todo tipo de comensal. E para aqueles que não consomem carnes, incluirei também MENU VEGETARIANO.
Espero que gostem!
REFERÊNCIAS:
MINAMI, Thiago; VERSIGNASSI, Alexandre. A verdadeira história do Natal. Super Interessante. Publicado em 30 de novembro de 2006 às 22h no site Super Abril. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-natal/
SILVA, Daniel Neves. “História do Natal”; Brasil Escola. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-natal.htm.
SILVA, Daniel Neves. “Natal”, Mundo Educação. Acesso em 30/11/21, 14h05. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/natal-1
[1] MINAMI, Thiago; VERSIGNASSI, Alexandre. A verdadeira história do Natal. Super Interessante. Publicado em 30 de novembro de 2006 às 22h no site Super Abril. Acesso em: 30/11/21, 14h05.
Alface Amor Amor Além do Tempo Arroz Berinjela Camarão caseiro Ceia Cenoura Coimbra Comida da vovó Conceitos e Teorias Cozinha Brasileira Cozinha francesa Cozinha Internacional Cozinha árabe Editora sete autores Encanto Ervilha Espaguete Espiritualidade Farofa Frutos do mar Gastronomia História da alimentação História da gastronomia Idade moderna Infância Itália Lançamento Leite vegetal Linguiça Lombo Maracuja Massa Massa fresca massa italiana Maçã Menu Natalino Milagre das rosas Mineirice Molhos pasta pasta italiana Pate Pate de cenoura Pate de ervilha Patês Petisco Poesia Portugal Psicografia Purê Páginas Perdidas Pão Quaresma Rabanada Receitas Receitas reveillon Romance mediúnico Saladas Saudavel Sem Lactose Sobremesas Sobremesas sem lactose Tomate Vegana Vegetariana Vídeos Youtube
Menu 1 – Natal
Menu 2 – Natal – Vegetariana
Todas as receitas apresentadas neste site foram testadas previamente e fazem parte do Livro “Diário da Gastronomia: De tudo… Um pouco.” Autora: Adriana Tenchini (Projeto em andamento, ainda sem data de publicação).
Gostou das Receitas? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.