Batatas
“Chega! Vamos parar! Já deu! Tudo foi demais, tudo está em excesso. Vamos voltar a conversar com as batatas.” (Roberta Sudbrack)
A Batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo, sendo base de alimentação de muitos povos e gerações. Estima-se que sua origem foi há mais de 8.000 anos na cordilheira dos Andes. No século XVI, a batata foi introduzida na Europa pelos conquistadores espanhóis e posteriormente foi a responsável por combater a fome no continente. O alimento tornou-se muito popular na Inglaterra, fazendo parte de diversas receitas locais.
No Brasil, segundo Bortoletto, a batata começou a ser chamada de inglesa, porque os engenheiros ingleses que vieram para participar da construção de ferrovias no país exigiam batatas nas refeições. “O Brasil começou a cultivar batatas por volta de 1700, mas cultivava a partir das batatas domesticadas na Europa. Por isso, ficou batata inglesa.” Fonte: Portal G1[1]
A batata pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas. De acordo com o portal G1, “Em Lima, no Peru, existe inclusive um Centro Internacional da Batata (CIP, em espanhol), onde há um banco de semente de todos os tipos de batata existentes no planeta. De acordo com o centro, apenas da região dos Andes, são plantados 4235 tipos de batata.” Atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, após o arroz, o trigo e o milho. A batata é muito versátil, podendo ser consumida de diversas formas e composições: frita, assada, cozida, purê e na forma industrializada como fécula de batata. Servida quente como acompanhamento à refeição principal ou fria, acompanhando uma salada ou ainda, como prato principal incorporada a outros ingredientes – nhoque, escondidinho e tantos outros.
[1] https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2021/02/07/da-cordilheira-dos-andes-a-inglaterra-conheca-a-historia-da-batata.ghtml
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Receitas
- Acompanhamento / Guarnição
- Alimentação: Base da Vida
- Almoço e Jantar
- Arroz e Feijão: Juntos ou Separados
- Aves
- Batatas
- Bebidas
- Bolinhos, Biscoitos e Cookies
- Bolos, Tortas Doces e Cia
- Café da Manhã e Lanches
- Caldas, Coberturas e Recheios Doce
- Caldos, Sopas e Cremes
- Carnes Vermelhas
- Ceia de Natal
- Ceia de Réveillon
- Comida de Boteco
- Conceitos e Teorias de Gastronomia
- Confraternizações
- Cozinha Brasileira
- Cozinha Internacional
- Couvert e Antepastos
- Dicas de Cozinha
- Dicas – Momentos Especiais
- Docinhos, Bombons e Balas
- Entradas
- Ervas Aromáticas, Temperos e Marinadas
- Farofas, Panquecas e Ovos
- Geleias, Compotas e Doces de Frutas
- Ingredientes
- Laticínios e Proteínas Vegetais
- Massas Secas, Frescas e Recheadas
- Molhos Quentes e Frios
- Momentos Especiais
- Pães e Pãezinhos
- Panificação e Confeitaria
- Pavês, Pudins, Cremes e Sorvetes
- Peixes e Frutos do Mar
- Prato Principal
- Purês, Patês e Afins
- Queijos e Outros Laticínios
- Saladas
- Salgadinhos e Petiscos
- Sanduíches
- Sem Glúten
- Sem Lactose
- Sobremesas Clássicas e Contemporâneas
- Tortas Salgadas, Empadões e Quiches
- Vegana
- Vegetais e Cogumelos
- Vegetariana
- Vídeos
Meu nome é Adriana Tenchini, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou uma amante do conhecimento e tenho como formação os cursos: Graduação em Eventos, Bacharelado em Publicidade e Propaganda, Graduação em Gastronomia, Graduação em Cozinha Contemporânea, MBA em Administração Estratégica, Pós-graduação em Gestão da Qualidade em Gastronomia e vários cursos extracurriculares nas áreas de eventos, gastronomia, design, web design, terapia holística, esoterismo e outros. Além da minha formação acadêmica, sou produtora de conteúdo, escritora, espírita, terapeuta holística, produtora de laticínios vegetais e mãe.
Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface.
Gostou das Receitas? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
Siga as minhas redes sociais.
CAPA: Imagem de James Hills por Pixabay
















