O Mercado
Gastronômico
“A cozinha do autor é colocar sua personalidade no que você faz e esse sentimento torna algo diferente.” Ferran Adriá
A evolução da gastronomia, conforme visto no texto “A História nos Define“, iniciou-se lentamente e foi ganhando seu espaço no mercado aos poucos. Porém, nos últimos 30 anos, o setor gastronômico cresceu vertiginosamente adquirindo notoriedade e ganhando mais adeptos a cada dia. Com essa projeção, os cuidados com os alimentos precisaram ser redobrados e o mercado, buscando um melhor entendimento dos alimentos e suas características, viu crescer a cozinha contemporânea. Atualmente, a gastronomia combina tradição e modernidade com alta tecnologia utilizada nas preparações. Novos conceitos e técnicas surgiram, como: cozinha molecular, processo criativo, paladar mental, sentidos na gastronomia, o gene do alimento e tantos outros que geraram mudanças
de pensamentos, de filosofias:
- Todos os sentidos devem ser estimulados – quanto mais puder organizar os diferentes estímulos sensoriais em um prato, mais satisfação poderá dar ao seu comensal.
- O processo criativo em gastronomia precisa ser entendido e serve como referência principal da cozinha de autor praticada pelos cozinheiros atuais.
- Arte e design dos pratos bem elaboradas – o comensal começa a comer com os olhos. Prato sujo, mal organizado, inibe a vontade de comer e pode trazer memórias ruins com a comida.
- O equilíbrio estético é esperado e desejado – respeitar as proporções e porções dos alimentos. O prato deve ser equilibrado nas texturas, cores, temperaturas, sabores e formas.
- As novas tecnologias ganham espaço na gastronomia atual substituindo os equipamentos arcaicos.
- O cozinheiro atual deve conhecer e avaliar as novas formas de se relacionar com a comida, fazendo com que o ato de comer seja impregnado de prazer, emoção, estimulação e satisfação.
- Novas maneiras de apresentar os ingredientes em estado natural, reconstruídos ou descontruídos abrem espaço para novas tendências.
Podemos destacar ainda uma tendência que está em crescimento, a gastronomia sustentável. Vemos diversas campanhas voltadas para os cuidados ambientais e como o mercado gira em torno das demandas da sociedade, a gastronomia também se adequa e cada dia mais, os chefes estão voltando às origens, valorizando os pequenos produtores e produtos locais, bem como, uma maior utilização de produtos orgânicos. Além desta preocupação, buscam também um maior aproveitamento dos alimentos, evitando o desperdício, o que reduz os custos e ajuda na preservação do meio ambiente. Desta forma, a tendência é focar em produções sem muita manipulação, cocção ou transformações. Para se obter este resultado, é necessário ter muito conhecimento dos alimentos e das técnicas culinárias. Com todo este contexto, atualmente a gastronomia deve estar aliada a vários segmentos como nutrição, engenharia de alimentos, administração, ciência de alimentos, marketing, entre outros.
A popularização da gastronomia fez aumentar a sua visibilidade, o que implica em comensais com um maior conhecimento sobre os alimentos e que esperam encontrar novas experiências gastronômicas sem esquecer de se alimentar com qualidade. Neste sentido, com todas essas mudanças filosóficas e comportamentais e, atendendo a demandas cada vez mais diferenciadas, surgem novos movimentos gastronômicos na sociedade contemporânea:
Fast Food
Significa “comida rápida”. É a alimentação direcionada para as pessoas que não dispõem de muito tempo para fazer a suas refeições. Para obter agilidade no preparo destes alimentos é instituído a padronização e mecanização dos processos.
Cozinha Autoral
É a criatividade e criação de cada cozinheiro na montagem de novos sabores e harmonizações.
Fusion Food
A cozinha fusão atende aos movimentos globais de informações instantâneas e de trocas realizadas no mundo. Técnicas e ingredientes de diferentes partes do mundo se misturam.
Gastronomia Molecular
Abre espaço dentro das cozinhas modernas para que os mestres em química possam realizar suas alquimias, normatizando releituras de pratos clássicos, que surpreendentemente são provados e absorvidos em segundos – esferificados ou espumados.
Caviar de Maracujá
Foi desenvolvido pela gastronomia molecular, uma das tendências gastronômicas contemporânea. Mas, a receita também se encaixa em outras tendências, o vegetarianismo e o veganismo. Quer aprender como se faz?
Minimalismo
Oferece diferentes mini porções ao comensal, que passa a ter crítica e sensibilidade.

Finger Food
“Comer com os dedos”. São comidinhas gostosas, bonitas e pequenas que o comensal consegue comer somente com a ponta dos dedos.
Antropoentomogafia
Consiste no consumo humano de insetos como fonte alimentar. É atualmente tanto bem aceita como rejeitada, dependendo da região do planeta.
Slow Food
Valorização dos produtos locais e das atividades como reciclagem, sustentabilidade e biossistema. É a cozinha responsável que luta contra a escassez dos recursos naturais.

Cozinha do Terroir
Retorno à culinária tradicional, aos sabores esquecidos dos produtos da terra, mais rusticidade. Observar a origem e recriá-la em seu estilo de cozinha.
Regionalismo
A gastronomia regional busca valorizar a culinária local, os ingredientes, a forma como são cultivados e consumidos, bem como os produtores locais.
Vegetarianismo
Regime alimentar no qual não se consome carne provinda de qualquer ser vivo ou de produtos oriundo deles, como ovos, leite e seus derivados. Porém, este hábito alimentar se apresenta de formas diferentes entre seus adeptos: ovolactovegetariano (consome ovos, leite e derivados), lactovegetariano (consome leite e derivados), ovovegetariano (consome ovos), vegetariano estrito (consome somente alimentos de origem vegetais.
Veganismo
Envolve uma filosofia de vida onde não se consome nenhum produto em que os animais tenham sido sacrificados ou tido algum tipo de sofrimento, como acessórios de couro, produtos de higiene pessoal, entre outros.
Post Recentes
Começando a Aprender
- Planejamento e Organização de Serviços de A&B
- Pós Evento
- Evento – Realização
- Projeto de Eventos
- Pré Evento: Planejamento e Preparação
- Planejamento de Eventos
- Serviços de A&B
- Atendimento em Buffet
- Uniformes e Regras de Atendimento
- Brigada do Salão do Restaurante
- Brigada da Cozinha
- Cozinha
- Restaurante
- Vegetarianismo
- Regionalismo
- Dietas Especiais
- Novas Dinâmicas e Tecnologias
- Cozinha do Terroir
- Slow Food
- Antropoentomofagia
- Minimalismo
- Gastronomia Molecular
- Cozinha Autoral
- Fusion Food
- Fast Food
- Tendências e Movimentos Contemporâneos
- O Mundo Profissional
- O Mercado Gastronômico
- Introdução à Gastronomia
Assine meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
Todos os Posts
- dezembro 2025 (12)
- novembro 2025 (22)
- outubro 2025 (13)
- setembro 2025 (32)
- agosto 2025 (22)
- julho 2025 (47)
- junho 2025 (22)
- maio 2025 (10)
- abril 2025 (22)
- março 2025 (23)
- fevereiro 2025 (67)
- janeiro 2025 (145)
- novembro 2024 (6)
- julho 2024 (1)
- junho 2024 (7)
- maio 2024 (53)
- janeiro 2024 (2)
- novembro 2023 (3)
- outubro 2023 (1)
- julho 2023 (10)
- junho 2023 (16)
- maio 2023 (38)
- abril 2023 (5)
- março 2023 (13)
- fevereiro 2023 (3)
- janeiro 2023 (7)
- dezembro 2022 (2)
- novembro 2022 (1)
- outubro 2022 (11)
- julho 2022 (1)
- junho 2022 (1)
- maio 2022 (7)
- abril 2022 (5)
- março 2022 (9)
- dezembro 2021 (27)
- novembro 2021 (3)
- outubro 2021 (19)
- abril 2021 (2)
- março 2021 (2)
- fevereiro 2021 (3)
- janeiro 2021 (2)
- dezembro 2020 (11)
- outubro 2020 (5)
- setembro 2020 (3)
- julho 2020 (2)
- junho 2020 (2)
Estas novas tendências e conceitos contemporâneos serão detalhados em publicações futuras.
Para saber mais sobre Gastronomia acesse: Conceitos e Teorias
Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na página “Conceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com as “Receitas” postadas. Todas as receitas foram previamente testadas.
Gostou do texto? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.
E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.
FONTES IMAGENS:
CAPA: Imagem de Free-Photos por Pixabay
REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, W. M. C. Alquimia dos alimentos. Brasília: Senac, 2007.
BARRETO, Ronaldo Lopes Pontes. Passaporte para o Sabor: tecnologias para a elaboração de cardápios. São Paulo: Senac, 2008.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância; VASMON; Letícia Petryzyn Pereira. Atuação do Profissional em Gastronomia. 2016. 132 p. Apostila – Graduação em Gastronomia – EaD – Centro Universitário de Maringá – PR.
Chef Profissional/ Instituto Americano de Culinária; tradução de Renata Lucia Bottini e Márcia Leme –9ª ed. – São Paulo, SP: Editora SENAC, 2017, 3270 páginas.
MCGEE, Harold. Comida e Cozinha: ciência e cultura da culinária. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
SEGNIT, Niki. Dicionário de Sabores: receitas e ideias para uma cozinha criativa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.


