Sopa de Cebola Gratinada

A Sopa de Cebola Gratinada (Soupe à L’oignon Gratinée) é um dos preparos mais emblemáticos da culinária francesa. Sua base, cebolas lentamente douradas em manteiga, vinho e fundo de carne ou aves, cria um caldo marcante, adocicado e aromático. Há registros de sopas de cebola desde o período romano, quando eram consumidas por seu custo baixo e passaram a ser chamadas de “sopa dos pobres”. Outra narrativa conhecida atribui sua popularidade ao rei Luís XV, que teria improvisado a receita durante uma caçada utilizando apenas manteiga, cebolas e champanhe.

Em 1651, François Pierre de La Varenne descreveu uma versão muito semelhante à atual, consolidando esse preparo na tradição francesa. Hoje, a sopa gratinada com pão e queijo Gruyère é presença constante em bistrôs e cozinhas domésticas.

Sopa de Cebola Gratinada

Categoria:  Entrada,

Especificação: Sopa, Cozinha Internacional (França),

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: Fácil

Calorias por porção (1 porção – 300 g): 421 kcal

Sopa de Cebola Gratinada. Imagem Adriana Tenchini.

Ingredientes:

  • 2 unidades de cebolas médias, cortadas em rodelas finas
  • 1 colher (sopa) de óleo de milho
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de farinha de trigo
  • 20 ml de vinho madeira ou Porto ou Marsala
  • 200 ml de fundo claro de aves
  • Sal, a gosto
  • Pimenta do reino, a gosto
  • 2 fatias de baguete
  • 50 gramas de queijo Gruyère, ralado grosso

Modo de Preparo:

Leve ao fogo baixo uma panela com o óleo de milho e metade da manteiga. Adicione as cebolas e doure. Acrescente o açúcar para intensificar a caramelização. Polvilhe a farinha de trigo e misture bem. Deglace com o vinho escolhido e, em seguida, adicione o fundo de aves. Tempere com sal e pimenta do reino. Cozinhe lentamente por cerca de 30 minutos. Se reduzir demais, adicione um pouco de água.

Em uma frigideira, doure as fatias de baguete com o restante da manteiga e reserve..

Montagem: Coloque a sopa no recipiente de servir, disponha o pão torrado sobre ela e finalize com o queijo Gruyère. Leve ao forno para gratinar até dourar.

Toques Finais e Sugestões:

1. Consumo: ideal para dias frios, servida bem quente e acompanhada de vinho branco seco.

2. Sugestão: substitua parte do fundo de aves por caldo de carne para um sabor mais intenso.

3. Curiosidade: em Paris, a sopa se tornou prato típico de madrugada, consumida por trabalhadores de mercados e cozinheiros após longas jornadas.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário