Ketchup Picante de Tomate

O Ketchup Picante é um molho à base de tomate com um toque de pimenta caiena. A receita é simples e pode ser utilizada para dar sabor com uma leve picância aos sanduíches, batatas fritas, assados, grelhados e muito mais.

Ketchup Picante de Tomate

Categoria:  Acompanhamento/Guarnição, Lanches, Petiscos,

Especificação: Molho Condimentado, Molho Frio,

Tempo de Preparo: 40 minutos

Rendimento: 2 litros

Dificuldade: Médio

Molho de Mostarda e Mel. Imagem Barring Family International por Unsplash.

Ingredientes:

  • 2 pimentões vermelhos
  • 100 gramas de açúcar
  • 90 gramas de cebola picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2,8 litros de tomate, sem pele e sem semente, esmagado
  • 240 ml de vinagre de vinho tinto
  • 120 ml de vinagre balsâmico
  • Pimenta caiena a gosto

Modo de Preparo:

Lave os pimentões e seque-os. Espete um utensílio comprido no pimentão, acende o bico do fogão em chame alta e asse o pimentão, girando-o, até queimar a pele de todos os lados e ficar bem tostado (queimado). Coloque-o cuidadosamente dentro de um saco plástico resistente, fechando bem para não sair o calor. Faça o mesmo procedimento com o outro pimentão e acondicione no mesmo saco de plástico, amarrando bem. Reserve por uns 15 minutos até que o pimentão esfrie e solte a pele por causa da umidade dentro do saco plástico. Coloque os pimentões em um prato e com uma colher raspe toda a pele. Abra o legume, retire o caule e as sementes. Corte em pedaços pequenos e reserve.

Cozinhe o açúcar em fogo médio até ficar na cor âmbar[1]. Acrescente a cebola, o alho, os tomates e os pimentões assados. Cozinhe por 8 minutos. Adicione os vinagres e reduza até que a mistura engrosse (cerca de 20 minutos). Tempere com pimenta caiena a gosto. Passe por um coador de malha fina ou um chinois. Transfira o ketchup picante para um pote hermético e mantenha refrigerado. Sua validade é de 15 dias.

Dicas:

1. Como retirar a pele e sementes dos tomates – faça um corte superficial em formato de cruz na ponta do tomate. Coloque-o em água fervente e deixe por alguns instantes até perceber que a pele começa a soltar, não dá nem 15 segundos. Retire o tomate da água quente e o mergulhe numa tigela com água bem gelada. Retire a pele, corte o tomate ao meio e com o auxílio de uma colher retire todas as sementes. Em seguida, corte da maneira solicitada na receita.

2. Redução – Reduzir a quantidade de líquido pela fervura. A redução é realizada para que através da evaporação do líquido se obtenha um sabor mais concentrado e uma consistência mais grossa. Atualmente, encontram-se à venda algumas reduções prontas em embalagens especiais para a decoração de pratos. As mais utilizadas são as de aceto balsâmico ou de aceto de outros sabores, tais como: trufas, framboesa e mel.



Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Receitas

Alho azeite Açúcar Calor Canela Cebola Cebolinha Cenoura Cocção Coentro Cominho Conceitos e Teorias Cozinha Brasileira Cozinha do Oriente Médio Cozinha francesa Cozinha Internacional Cozinha italiana Cozinha japonesa Editora sete autores Ervas aromáticas Espiritualidade Farinha de trigo Gastronomia Gastronomia Moderna Gengibre História da alimentação História da gastronomia Ingredientes Limão Louro Manteiga Mel Métodos de Cocção Ovos Pimenta do reino Receitas Sabores Medievais Sal Salsinha Tomate Tomilho Vegana Vegetariana Água Óleo

Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário