Vinagrete Balsâmico

O Vinagrete Balsâmico é um molho condimentado emulsionado preparado com apenas 4 ingredientes, azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta, e muito fácil de fazer, basta agitar vigorosamente a mistura para agregar um sabor agridoce as saladas. Este vinagrete é indicado para saladas que tenham ingredientes com sabores adocicados como tomate, morango etc.

O Vinagrete é um molho condimentado emulsionado preparado com gordura (óleo ou azeite), um ácido (vinagre ou limão), aromatizado com ervas frescas e especiarias. A palavra vem do francês “vinaigrette” e é o diminutivo de vinagre no idioma. Para preparar a emulsão é preciso agitar vigorosamente os dois líquidos (gordura e o ácido) até que se misturem e para tornar a emulsão estável deve-se adicionar pequenas quantidades de emulsificantes (alho, mostarda, proteínas etc.). É ideal que essa emulsão tenha três partes de gordura (óleo ou azeite) para uma parte de ácido (vinagre ou limão).

Título

Categoria:  Entradas, Acompanhamento/Guarnição

Especificação: Vinagrete, Molho Condimentado, Molho Emulsionado, Molho Frio.

Tempo de Preparo: 5 minutos

Rendimento: 150 ml

Dificuldade: Fácil

Imagem shameel mukkath por Pexels

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • Sal, a gosto
  • Pimenta do reino, a gosto

Modo de Preparo:

Adicione todos os ingredientes em uma tigela, batendo bem com um fouet para emulsionar. Sirva em seguida. Essa mistura é uma emulsão, após um tempo irá separar a parte gordurosa da aquosa, então sempre agite antes de utilizar o molho.

Dicas:

1. O molho pode ser armazenado em um pote hermético por até 3 meses na geladeira.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

Siga as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário