Geleia de Pimenta com Abacaxi

A Geleia de Pimenta com Abacaxi é uma opção deliciosa que agrega o doce com a picância, de forma equilibrada. Combina muito bem em receitas agridoces. A geleia de pimenta é muito versátil podendo complementar diversos pratos, tais como: torradas, queijos, sanduíches, panquecas, canapés, carnes e até em sorvetes. Pode ser incluído em uma mesa de frios como acompanhamento de um assado. Não importa se é para servir com doces ou salgados, a geleia de pimenta com abacaxi fica saborosa em qualquer preparação.

Geleia de Pimenta com Abacaxi

Categoria: Couvert, Entradas, Café da manhã, lanches, petiscos, acompanhamentos/guarnições, Sobremesas,

Especificação: Geleia, Ervas e Especiarias, Frutas,

Tempo de Preparo: 50 minutos

Rendimento: 750 gramas (3 vidros de 250 gramas)

Dificuldade: Fácil

Imagem Adriana Tenchini

Ingredientes:

  • 10 pimentas dedo de moça
  • 3 xícaras de abacaxi picado
  • 1 xícara de maçãs picada
  • 1/2 xícara de água
  • Suco de 2 limões
  • Raspas de gengibre
  • 1 canela em pau
  • Folhas de hortelã
  • 2 xícaras de açúcar

Modo de Preparo:

Retire as sementes das pimentas e corte em pedacinhos. Leve para a panela todos os ingredientes, menos o açúcar, para cozinhar por 20 minutos. Acrescente o açúcar e ferva por mais 15 a 20 minutos, até ficar firme. Para verificar o ponto, despeje uma pequena quantia de geleia sobre um prato frio. Após um minuto, empurre-a com o dedo. Se ela enrugar e formar uma crosta, está pronta. Caso contrário, ferva por mais tempo e tente novamente. Se demorar a atingir o ponto, acrescente um pouco mais de açúcar. Guarde em vidros esterilizados.

Dicas:

1. Para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos, depois de cortar as pimentas. Depois lave as mãos com sabonete para tirar o óleo. A capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel[1].

2. Fervura é o método de cocção por calor úmido que consiste em cozinhar o alimento de forma lenta em um líquido fervente em ebulição (ferver) ou com temperaturas menores (fervura branda).


[1] Lipossolúvel – substância que se dissolve em gorduras e óleos.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

FONTE IMAGEM CAPA:

Deixe um comentário