Salada Aromática Grega

Na Grécia Antiga, a simplicidade e o frescor eram características valorizadas, especialmente nas saladas servidas antes das refeições principais. Ingredientes como pepino, queijo de cabra fresco e folhas verdes, como rúcula ou agrião, combinavam-se com ervas aromáticas e refletiam a harmonia e leveza da dieta mediterrânea original.

Salada Aromática Grega

Categoria: couvert, entrada, acompanhamento/guarnição,

Especificação: Salada verde, Salada de legumes, salada à base de laticínios, vegetais, Cozinha internacional (Grécia)

Tempo de Preparo: 15 minutos

Rendimento: 3 a 4 porções

Dificuldade: Fácil

Calorrias por porção (1 prato de sobremesa – 180g): 124 kcal

Imagem Adriana Tenchini

Ingredientes:

  • 2 pepinos médios fatiados finamente
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 150 g de queijo de cabra fresco esfarelado
  • 8 folhas verdes de rúcula ou agrião

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o pepino com o suco de limão, o azeite, sal, pimenta e orégano. Acrescente o queijo de cabra esfarelado e misture delicadamente. Disponha as folhas de figo por cima ou ao redor da salada para decorar. Sirva fresca.

Toques Finais e Sugestões:

1. Dicas de consumo:

Essa salada é versátil e se adapta a diferentes momentos da refeição. Como couvert, pode ser servida em pequenas porções acompanhada de pães artesanais, torradas ou grissinis. Como entrada, abre o apetite com leveza e frescor. E como acompanhamento, combina muito bem com pratos principais à base de peixe grelhado, frango assado com ervas, carnes magras ou preparações com grãos mediterrâneos.

2. Curiosidade:

O uso das folhas de figo na culinária remonta à Antiguidade. Na região do Mediterrâneo, o figo era uma das frutas mais antigas cultivadas, e suas folhas eram apreciadas por seu aroma sutil e propriedades refrescantes.


Eu sou graduada e pós graduada na área de gastronomia e compilei todos os anos de estudo em apostilas que estou transformando em um livro “Diário da Gastronomia. De Tudo… Um Pouco.” (Para saber mais acesse a página A Gastrônoma, A Autora, A Terapeuta, A Multiface). Através deste site postarei informações importantes que contribuirá para aumentar o conhecimento dos leitores na área de gastronomia A parte teórica pode ser encontrada na páginaConceitos e Teorias“. Quanto à prática, os leitores podem ir treinando com asReceitaspostadas. Todas as receitas foram previamente testadas.


Gostou da Receita? Então Compartilhe.
Alguma dúvida ou sugestão? Poste aqui ou, se preferir, envie um e-mail adrianatenchini@outlook.com

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Escritora, Produtora de Conteúdo, Publicitária e Gastrônoma.

E não esqueça de seguir as minhas redes sociais.

Deixe um comentário